sexta-feira, julho 29

Discovery atingida

Funcionários de Nasa acreditam que pelo menos que um fragmento pode ter atingido uma asa do ônibus espacial Discovery, mas disseram ter certeza que a espaçonave fará uma reentrada segura na atmosfera da Terra. O chefe do programa da Nasa, Wayne Hale, disse que novas evidências fotográficas sugerem um impacto com uma das asas.

Na BBC, em Inglês

Jean Charles: Investigador critica gabinete

O Gabinete Interno, equivalente britânico ao Ministério do Interior, foi duramente criticado hoje por Nick Hardwick, opresidente da Comissão Independente de Denúncias contra a Polícia (IPCC, em Inglês), que encabeça a interrogação no tiroteio de Jean Charles de Menezes. Hardwick disse que o departamento deve deixar de emitir "informação parcial" depois que os funcionários do governo lançaram detalhes sobre a posição de imigração do eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos, assinado pela polícia. O dirigente acrescentou que as pessoas devem "calar-se" até que a sua investigação independente estabeleça os fatos.

No Guardian, em Inglês

quinta-feira, julho 28

Destino de Barrichello



Barrichello põe as mãos à frente: onde estará em 2006?, na Gazzetta dello Sport, em Italiano

Problema comprovado

Mecanismo da porta no nariz do ônibus espacial visto da estação espacial - pesquisa de danos. (NASA), no Los Angeles Times

Discovery no espaço

Gotti: o último chefão

Peter Gotti, chefe da "família" Gambino, um bando mafioso que remonta aos anos 30 do século 20, foi condenado ontem a 25 anos na prisão por acusações que incluem uma conspiração para matar Sammy "the Bull" Gravano, mafioso que testemunou contra ele em outra condenação. O fim lendária da quadrilha está assegurada porque o filho de Gotti, Junior, também está preso. O "último chefão" tem 65 anos provavelmente morrerá atrás das grades.

No New York Post, em Inglês

Adeus, escrivaninha!

A escrivaninha de escritório, como o sabemos, pode ter acabado os seus dias. Este é um dado que resulta de grande estudo no futuro do trabalho no Reino Unido que prevê o aumento do "funcionário móvel", deslocandose - computador portátil e ouras tecnologias móveis a reboque - entre escritório, casa, hotel, aeroporto ou estação de ônibus numa rodovia de acordo com as necessidades e exigências do emprego.
Hoje, mais de 5 milhões de pessoas, quase um quinto dos empregados, já passam algum tempo trabalhando em casa ou durante o deslocamento, segundo o relatório publicado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social e o Projeto Amanhã, uma entidade de caridade que estuda futuras tendências. Aquele número subirá vertiginosamente durante as próximas décadas, dizem os pesquisadores, com o "trabalho móvel" tornando-se um dos tipos de emprego que cresce mais rápidamente.

No Guardian, em Inglês

quarta-feira, julho 27

Bin Laden e a cocaína

Uma conspiração de Osama bin Laden para comprar toneladas da cocaína, envenená-la e logo vender a americanos foi revelado à Administração de Repressão à Droga (DEA, na sigla em Inglês) por um informante ligado a um cartel colombiano de coca, disse uma alta fonte da polícia ontem. A revelação atordoante do informante, feita à DEA durante o ano passado, é detalhada em um sumário da inteligência por outra agência de repressão legal que foi alertada sobre a conspiração diabólica.

No New York Post, em Inglês

Pacto secreto anti-Kyoto

A Austrália juntou-se a Estados Unidos, China, Índia e Coréia do Sul num pacto regional secreto sobre emissões de gases do efeito estufa para substituir o protocolo de clima de Kyoto. A aliança, que ainda deve ser anunciada, reunirá nações que em conjunto são responsáveis por mais de 40 por cento das emissões de gases do mundo. A ser conhecido como Associação Ásia-Oceano-Pacífico de Desenvolvimento Limpo e Clima, o grupo aspira a usar as últimas tecnologias para limitar emissões e assegurar-se que as tecnologias estão disponíveis nas áreas e indústrias que precisam mais delas.

No The Australian, em Inglês

Capas de jornais

Racismo na Argentina

Segundo um estudo de especialistas da Universidade Nacional de Córdoba, os estrangeiros deixam passar por alto a discriminação. Dizem que é por medo de perder o emprego e não poder integrar-se entre os argentinos. De 900 representações, apenas 14 por cento são por causa de conflitos étnicos.
Ainda que o problema da discriminação alcance a todos os estratos sociais e aponte para diferenças sexuais, física e étnica, o estudo alerta sobre a escassa quantidade de denúncias efetuadas pelos imigrantes que sofrem discriminação no âmbito laboral e educativo.

No Clarín, em Espanhol

Iraque pede retirada

O primeiro-ministro do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, pediu nesta quarta-feira uma retirada rápida das tropas de Estados Unidos, enquanto o comandante americano disse acreditar que uma retirada “regularmente substancial” pode começar nas próximas Primavera e Verão.
O primeiro ministro disse em uma entrevista de imprensa conjunta com o Secretário de Defesa Donald H. Rumsfeld que chegou a época de planejar uma transição coordenada do controle militar americano aos iraquiano em todo o país.

No USA Today, em Inglês

Português restrito

Falta de espaço e escassez de recursos humanos impossibilita o Instituto Português do Oriente (IPOR) de alargar o número de turmas para o ensino da língua portuguesa em Macau. A presidência do instituto mostra-se conformada dado que não encontra alternativas para resolver o problema. O presidente do IPOR lamentou no entanto que “não possam ser abertas mais turmas devido à falta de espaço e de recursos humanos, embora a quantidade de inscritos em lista de espera já o justificasse”.

No Ponto Final de Macau

Capas de jornais

Dalai Lama x neurociência

O Lama Dalai está no centro de uma profana divisão entre cientistas por causa dos planos de fazer uma palestra numa proeminente conferência sobre neurociência.
A fala decorre do interesse crescente sobre como a meditação budista pode afetar o cérebro, mas pesquisadores que descartam tais estudos como uma asneira dizem que boicotarão o encontro da Sociedade de Neurociência, em novembro, se isto acontecer..

No Guardian, em Inglês

Ultimato francês à Argentina

Confirmando do crescimento de fraqueza das companhias estrangeiras na Argentina, subiu o tom entre o presidente peronista Nestor Kirchner e o grupo Suez, que ameaça deixar o país depois ter lançado, nesta terça-feira (26), um ultimato ao governo de Buenos Aires. Depois de meses de negociações ásperas nas tarifas de água, a empresa Aguas Argentinas, subsidiária do grupo francês que controla o sistema de esgotos da capital e da Grande Buenos Aires (11 milhões de habitantes), "deu um prazo fina de 30 dias úteis" às autoridades, "deixando o caminho aberto do diálogo durante este período".

No Le Monde, em Francês

Andróide feminino

Cientistas japoneses revelaram o mais humano robô já inventado - um andróide "feminino" chamado Repliee Q1. "Ela" tem silício flexível na pele ao invés de plástico duro e um número de sensores e motores para permitir que vire e reaja de uma maneira parecida com um ser humano.

Na BBC, em Inglês

Ameaça chinesa

Taipé - O presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, advertiu ontem a arqui-rival China que o aumento da construção de mísseis não é só uma ameaça à sua ilha, mas também põe em perigo o mundo. Além da existência de 700 mísseis que apontam para Taiwan, a China também pode atingir a Índia, a Rússia, os Estados Unidos, Austrália e a Nova Zelândia, disse Chen numa videoconferência ao Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão.
"A expansão de ambição militar de China e de sua capacidade militar constitui uma ameaça direta a Taiwan e, o que é mais importante, um perigo potencial à segurança e à paz da região da Ásia e do Oceano Pacífico, e até do mundo no conjunto”, disse.

No Taranaki Daily News, da Nova Zelândia, em Inglês

Falo ancestral

Um falo esculpido e polido encontrado em uma caverna alemã está entre as primeiras representações da sexualidade masculina já descoberta, dizem pesquisadores.
O objeto de pedra medindo 20 cm de altura por 3 cm de largura, datado em aproximadamente 28 mil anos, foi desenterrado na famosa caverna Hohle Fels, perto do Ulm na Swabian Jura.

Na BBC, em Inglês

De novo?

Os técnicos da NASA iniciaram o exame das fotografias de unm objeto que parece ter se desprendido do tanque de combustível do Discovery no lançamento, para ver se houve danos no casco.

No El Mundo, em Espanhol

terça-feira, julho 26

Parece, mas não é

A extorsão por telefone tomou dimensões inusitadas no México nos últimos quatro anos. As vítimas perderam mais de 18 milhões e meio de pesos, revelou o diretor geral de Análises da PFP, Juan Sánchez Zarza. Em entrevista à imprensa, o comissário assinalou que no momento a polícia investiga sete bandos dedicados a este tipo de ilícito.

No Diario de México, em Espanhol

Leilão do Unabomber

Quem compraria os sapatos do Unabomber, pratos, máquina de escrever, cartas vagabundas — ou até a sua cópia de "Elementos de Estilo" de Strunk & White? Muita gente, ao que parece.
Quando um tribunal de apelações federal na semana passada ordenou que o governo vendesse milhares de páginas de papéis do Unabomber Theodore Kaczynski e outras propriedades pessoais aos licitantes que pagassem mais, isso criou agiração imediata no mundo sombrio do que os americanos chamam de "murderabilia".

Na Chigaco Tribune, em Inglês

Hillary Clinton na direção

Columbus, Ohio — O Conselho de Liderança do Partido Democrata, uma organização de moderados influentes do partido, nomeou segunda-feira a senadora Hillary Rodham Clinton (Nova Iorque) para dirigir um novo grupo de trabalho para definir uma agenda dos Democratas para as eleições de 2006 e 2008.
A nomeação solidificou a identificação de Hillary Clinton — antigamente considerada uma liderança da esquerda do partido — com o movimento moderado que ajudou a conduzir seu marido à Casa Branca em 1992.

No Los Angeles Times, em Inglês

Dirceu: identidades do ex-ministro

O mineiro José Dirceu de Oliveira e Silva deixou a Casa Civil propagando que sabe "lutar na planície e no planalto". Zé Dirceu, 59 anos, já lutou em paisagens bem mais áridas. Foi preso político, militante clandestino nos anos 60, aluno de cursos de guerrilha em Cuba e camuflado como comerciante de roupas no interior do Paraná.
A volta é a faceta mais lembrada do período como perseguido político. O estudante que desembarcou em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, estava irreconhecível. Em Cuba, havia operado o rosto. A cirurgia plástica alterou as maçãs do rosto e o nariz, que ficou maior. Não era Zé Dirceu nem Daniel, mas o comerciante Carlos Henrique Gouveia de Melo - sua nova falsa identidade. Carlos Henrique escorava-se no balcão de uma loja de roupas, vendia calças e casacos sob medida. Nem a mulher com quem vivia, Clara Becker, sabia que aquele era um procurado. Só em 1979, com a anistia política, Carlos revela a Clara que era na verdade um ex-aprendiz de terrorista.

Mais no clipping (Zero Hora) da Divisão de Comunicação da PF de 17/6/2005

Terça: dia de faltar ao trabalho

Pesquisa entre 7.000 empregados em mais de 60 companhias na África do Sul apontou que 40 por cento das licenças médicas ocorre em uma segunda-feira e raramente dura só um dia, quase sempre prolongando-se até a quarta-feira, disseram especialistas em absenteísmo da AIC Seguros. A pesquisa revela que a terça-feira é o dia mais improdutivo da semana.

No Sunday Times da África do Sul, em Inglês

Telefônica e Saddam

O Ministério Público de São Paulo irá acionar a Justiça contra a Telefônica para proibir a venda de 200 mil cartões telefônicos contendo imagens da prisão de Saddam Hussein, capturado pelas forças norte-americanas em um esconderijo no Iraque. A decisão se baseia no fato de que não está comprovado que o ex-ditador cometia terrorismo, como consta escrito no cartão.

No Diário do ABC

Cadeira de rodas na autopista

Berlim - Motoristas de caminhão na Alemanha foram surpreendidos, numa autopista, por um aposentado de 80 anos que viajava a velocidade extremamente baixa numa cadeira de rodas, disseram autoridades nesta terça-feira.
"Ele queria fazer compras em uma área de serviço uma rua acima da sua casa," disse um porta-voz da polícia da cidade oriental de Goerlitz. "Ele enfrentou o perigo em uma cadeira de rodas elétrica capaz de velocidades entre 6km/h e 10km/h."

No Independent da África do Sul, em Inglês

Muro do Kuwait

O Kuwait está instalando uma barreira metálica dentro do seu território na fronteira com o Iraque, conforme resolução da ONU, informou a agência oficial de notícias KUNA, citando um funcionário do país.
"Ao instalar o tubo metálico na fronteira com o Iraque, o Kuwait está praticando direitos soberanos em seu território. A barreira está sendo instalado do nosso lado da fronteira", disse o ministro de informações interino, Faisal Al Hajji.

Na Al Jazeera, em Inglês

Imperatriz Aiko

Tóquio - a princesa japonesa Aiko (3) pode ser capaz de se tornar imperatriz. Uma comissão de conselheiros do governo emitiu um relatório provisório com uma recomendação para permitir às mulheres assumir o trono. Durante 40 anos não nasceram meninos na família do imperador. Com a recomendação da comissão, o caminho foi aberto para o governo alterar a lei do trono à sucessão.

No Die Welt, em Alemão

Operação Kratos

Artigo do dia 23/7, no Daily Record, afirma que a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes foi o resultado de uma operação da Scotland Yard, inspirada em "técnicas" israelenses de combate aos métodos dos guerrilheiros do Hamas. Chamada de "Operação Kratos", codinome para procedimentos secretos que dizem aos oficiais como reagir à ameaça, altera procedimentos da polícia, que é instruída a atirar na cabeça, e não no peito, para impedir que o hipotético terrorista possa explodir uma bomba.
Em briefings dados por oficiais que estiveram em Israel no passado para "aprender" a técnica, os atiradores foram instruídos a usar a "pancada dupla" (double tap), procedimento que significa disparar duas vezes, um tiro após o outro, para assegurar que o suspeito seja imediatamente derrubado. A "caçada para matar", como eles chamaram, é a última violação dos direitos humanos de um indivíduo, pois não dá ao suspeito tempo para explicar-se ou argumentar a sua inocência.

No Daily Record, em Inglês

Celibato para parceiros do mesmo sexo

A Igreja de Inglaterra encontrou-se ontem na posição potencialmente embaraçosa de dizer a seu clero que se for adotado o modelo de união civil inserido na nova legislação do governo teriam de prometer permanecer celibatários.
Ordenados e vigários que adotarem o registro de relações com parceiros do mesmo sexo podem esperar ser chamados para explicar-se.

No Guardian, em Inglês

Prisão perpétua

Um tribunal holandês condenou hoje o assassino confesso do diretor de filmes Theo Gogh à prisão perpétua.
Mohammed Bouyeri, de 27 anos, não se defendeu no julgamento, que durou dois dias, no início deste mês, pelo assassinato de Van Gogh, que ele acusou de insultar o Islã, e disse ao tribunal que o faria novamente se tivesse chance.

No Guardian

Canto a mim mesmo

"With music strong I come, with my cornets and my drums,
I play not marches for accepted victors only, I play marches for
conquer'd and slain persons.

Have you heard that it was good to gain the day?
I also say it is good to fall, battles are lost in the same spirit
in which they are won."

"Com música forte eu venho, com minhas cornetas e meus tambores:
não toco hinos só para os vencedores consagrados, toco hinos para
as pessoas batidas e assassinadas.

Vocês já ouviram dizer que ganhar o dia é bom?
Pois eu digo que é bom também perder: batalhas são perdidas com
o mesmo espírito com que são ganhas."


Walt Whitman
1819 - 1892

Folhas de Relva, em Inglês
Mais sobre Whitman em http://www.whitmanarchive.org/, em Inglês

segunda-feira, julho 25

Senador fashion?


A fila forma-se quando o senador do momento, Barack Obama, está falando. Uma procissão de admiradores agarra as cópias do seu livro, revistas, pedaços de papel, e uma bandeira americana feita em casa. Não demora muito antes que alguém faça a pergunta.
Uma mulher idosa, vestida de rosa num tom de chicle de bola, levanta os olhos bem abertos. O senador magricelo inclina-se para ouvi-la na biblioteca abafada.
“Em 2008 ou algum outro tempo,” ela diz, “vamos ter alguma possibilidade de trabalhar para você para presidente?”
Obama arreganha a face, mas faz objeção. Ele não está concorrendo à presidência. Não em 2008, pelo menos.

No Daily Herald, em Inglês

Walter Salles em Ingês

Outro filme de horror japonês adquire um tratamento à Hollywood nesta semana, mas Dark Water é um bocado diferente. Para começar, é dirigido por Walter Salles, o brasileiro por trás de Diários de Motocicleta, que faz seu primeiro filme em língua inglesa. Em segundo lugar, tem elenco peculiar, com atores que tendem a fazer filmes à esquerda do padrão americano, como Jennifer Connelly, John C Reilly, Tim Roth e Pete Postlethwaite.

Mais sobre Dark Water no The Comet, em Inglês

Jean Charles: sonho baleado

  • Jean Charles de Menezes quis ser eletricista desde os 10 anos.

  • Depois de viajar à Grã-Bretanha de férias, durante as quais ele pode ter trabalhado ilegalmente, obteve uma licença de residência de cinco anos.
  • Na noite passada, era pouco nítido se aquela licença - possivelmente um visto de estudante - permitia que ele trabalhasse.

  • Nas suas chamadas de telefone três vezes por semana, ele dizia a sua mãe que estava seguro e feliz em Londres - que a polícia até não usava armas.

  • Há três dias, pouco antes das 10 horas, sua ambição modesta terminou com balas de 9 mm de uma pistola Glock 17 disparadas à queima-roupa no seu maxilar e boca por um oficial de uma unidade anti-terrorista da Scotland Yard.


  • No Independent, em Inglês

Guerra à vista

A China está construindo as suas forças militares mais rápido do que inteligência dos Estados Unidos e analistas militares esperavam, incitado o medo de que Beijing atacará Taiwan nos dois próximos anos, segundo funcionários de Pentágono.
Funcionários da Defesa e da inteligência dos Estados Unidos dizem que todos os sinais apontam numa direção preocupante: Beijing será logo forçada à guerra com os Estados Unidos, que juraram defender Taiwan contra um ataque chinês.

No Washington Times, em Inglês

Brasil já é primeiro na Internet

Os brasileiros já ocupam a primeira posição no ranking mundial de acesso residencial à internet, de acordo com o Ibope NetRatings. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira, revela que a média mensal dos usuários residenciais é de 16 horas e 54 minutos.

No Diário do Grande ABC, em Português

Som da Terra rachando

"Ele é realmente um som bastante misterioso ouvir a Terra que se racha assim. Ouvimo-lo em mais pequenos terremotos bastante freqüentemente mas algo desta escala que continua durante oito minutos não tem precedente," disse Maya Tolstoy, uma geofísica marítima do Observatório Terrestre Lamont-Doherty de Universidade de Columbia.
Referindo-se ao tremor que deu origem ao Tsunami do ano passado na Ásia, a cientista disse que sentiu "calafrios quando o ouvi pela primeira vez".
A trilha sonora dramática da ruptura da Falha Sumatra-Andaman é pouco conhecida, e às vezes muito difícil de acessar. Os microfones que capturaram o som são parte de uma rede global de instrumentos que controlam o Comprehensive Nuclear Test Ban Treaty (Tratado de Proibição de Teste Nuclear Abrangente).

Na CNN, em Inglês

Ratos modernos

Eles não se parecem mais nada como os seus homônimos. Só os mais simples mouses de computador são ainda semelhantes ao camundongo cinzento com rabos de fio. Os roedores eletrônicos, tão cruciais ao desenvolvimento original da interface gráfica, agora vêm em cores como preto e vermelho. A tecnologia sem fios também os libertou da sua cadeia, e poucos vêm com somente dois botões. Quem precisa de um mouse com oito botões ou um terceiro, espacial, de 300 dólares?

Mouses no Independent, da África do Sul, em Inglês

Raios contra insurgentes

Para soldados do coronel Joe Anderson, em Mosul, a ameaça em 2003 partiu de multidões hostis. No ano passado, as tropas do coronel Ralph Baker, em Bagdá, enfrentaram outro tipo de problema: carros suspeitos e caminhões que se movem em direção aos seus controles. Hoje, tanto aquelas ameaças aumentaram, como as bombas insurgentes tornaram-se mais poderosas.
Incapaz de distinguir homens-bomba de cidadãos desobedientes, as tropas disparam para proteger-se e às vezes acertam em Iraquianos inocentes, o que só fornece mais combustível à revolta contra a coalizão dos Estados Unidos e do novo governo iraquiano.
Para evitar isso, o "Sistema Ativo de Repulsão" (foto), que pode ser usado no Iraque, dispara microondas não-letais que dão uma sensação ardente intolerável.

Record x Globo

Por Pedro Venceslau
pedrovenceslau@portalimprensa.com.br

A Record procurou, nos últimos dias, William Bonner, âncora e diretor do "Jornal Nacional", e fez a ele uma proposta milionária. Assim que a notícia se espalhou, muita gente se perguntou o que seria de Boris Casoy. A Record esclarece: "Esse contato foi feito, mas Bonner não foi sondado para ocupar o lugar de Boris.

No Portalimprensa, em Português

Presos angolanos no Brasil

Uma delegação parlamentar da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Nacional (AN) de Angola seguiu neste domingo ao Brasil para se inteirar, em São Paulo e no Rio de Janeiro, da situação de cidadãos angolanos presos naquele país.

Angolapress, em Português

3ª Guerra Mundial

Em uma pesquisa de opinião pública da AP-Kyodo, 60 anos depois do fim da 2ª Guerra Mundial, os americanos estão na frente dos japoneses na expectativa de outra guerra mundial. Seis em 10 americanos disseram que a guerra é provável, enquanto só um terço dos japoneses apontou esse risco. Mas muitas pessoas nos dois países acreditam que o uso de armas nucleares nunca é justificado.
Os números da pesquisa de opinião pública vêm sessenta anos depois que os Estados Unidos jogaram bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroxima e o Nagasaki. A guerra matou aproximadamente 400.000 homens dos Estados Unidos ao redor do mundo, mais de três vezes das tropas japonesas e pelo menos 300.000 civis japoneses.
Na Al Jazeera, em Inglês

Viagem pela China


No momento em que a China assusta o mundo com a pujança de sua economia, o país aind aé uma incógnita para os ocidentais, que conehcem pouco de sua história. A agência estatal Xinhua de notícias tem algumas informações em português sobre o país.
A China é rica em recursos turísticos: tem majestosas montanhas, belos rios, lugares pitorescos e históricos, variados costumes e tradições folclóricas.

Agência Xinhua

Troca de provocações

O clérigo muçulmano nacional mais radical, Xeique Mohammed Omran, acusou na noite passada o primeiro-ministro australiano John Howard de ser "provocador" depois de uma guerra de palavras duras entre o líder religioso e o primeiro-ministro por causa da responsabilidade de líderes muçulmanos de denunciar o terrorismo.
Falando em Londres durante o fim de semana, Howard atacou o xeique baseado em Melbourne, descrevendo como "assustador" comentários recentes de que Osama bin Laden "realmente é um bom homem e os ataques em Londres foram responsabilidade dos americanos".

The Australian, em Inglês

Versão para atentado

Peritos de segurança egípcios e analistas políticos disseram que o Mossad, a agência de espionagem de Israel, esteve por trás dos ataques de sábado no Mar Vermelho no resort Sharm al-Sheikh.
Acusações semelhantes foram feitas contra o Israel no passado, em particular depois do ataque em outubro do ano passado no Hotel Taba e depois dos ataques de 9/11 nos Estados Unidos.

Está na Al Jazeera

Execução pública

A execução do brasileiro Jean Charles de Menezes pela polícia londrina ainda é o assunto do dia na grande media. CNN traz uma matéria sobre a reação da família. Na BBC, entre outras reportagens, a versão dos passageiros que viram a morte do brasileiro deixa claro que Jean Charles foi executado à moda da polícia brasileira. A BBC vem ainda com uma matéria que diz, no título, que o visto do brasileiro estaria vencido. No corpo do texto, no entanto, a informação é que o visto seria de estudante. Estranho?

Uma viagem ordinária à morte

Nenhuma viagem por ônibus de Londres ou metrô é tão mundana nesses dias como já foi e ainda é. Segundo todos os relatos, Jean Charles de Menezes viu a sua própria viagem, na sexta-feira passada, como nada mais um outro dia de trabalho.
O eletricista brasileiro de 27 anos tinha estado em Kilburn, para ajustar um alarme de incêndio. O único impacto que as explosões anteriores pareciam fazer nele era aquele que estava fazendo em outros Londrinos: criando atrasos.
"Ele telefonou-me ... disse que estaria um pouco atrasado porque as linhas de metrô não operavam corretamente," disse Gesio de a Ávila, um construtor e amigo chegado a quem o sr. De Menezes tinha encontrado naquela manhã para o serviço no alarme de incêndio. "Eu disse, 'OKEY, logo que você chegue a Kilburn, chame-me.' Foi a última conversa que tive com ele."

Está no Guardian, em Inglês

Notícia inglesa

They killed my cousin, they could kill anyone
Alex Pereira
Jean Charles de Menezes' cousin
Veja na BBC, em Inglês