sexta-feira, agosto 12

Brasil, brasileiro

Qualquer semelhança com momentos passados, presentes ou futuros...

"Vai passar nessa avenida um samba popular.
Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar.
Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais,
que aqui sangraram pelos nossos pés,
que aqui sambaram nossos ancestrais.
Num tempo, página infeliz da nossa história,
passagem desbotada na memória das nossas novas gerações,
dormia, a nossa pátria mãe tão distraída,
sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações.
Seus filhos erravam cegos pelo continente,
levavam pedras feito penitentes, erguendo estranhas catedrais.
E um dia, afinal, tinham direito a uma alegria fugaz,
uma ofegante epidemia que se chamava carnaval.
Palmas pra ala dos barões famintos,
o bloco dos napoleões retintos e os pigmeus do bulevar.
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
a evolução da liberdade até o dia clarear."

Letra de Vai Passar, de Chico Buarque

quinta-feira, agosto 11

Mansões às mancheias

As mansões de muitos milhões de dólares agrupadas em conjunto de Newport Coast, Califórnia.

No americano Washington Post

Mais jornais brasileiros

Jornais brasileiros

Deportações no Reino Unido

Dez estrangeiros tidos como "uma ameaça à segurança nacional" foram detidos nesta quinta-feira pela polícia e devem ser deportads, disse o secretário do Interior Charles Clarke. Os detidos, que o Ministério do Interior recusou-se a denominar, foram presos por quatro forças de polícias que trabalham com o Serviço de Imigração.

o britânico The Independent

quarta-feira, agosto 10

Mafiosos no lugar de hackers

Os hackers tradicionais, aqueles delinqüentes aficcionados que entram nos computadores apenas ou lançam ataques globais por e-mail, estão sendo substituídos por mafiosos, cujos furtivos ataques no mundo online não chegam aos jornais mas causan muito mais danos.

No argentino Clarín

Filha do repressor

Ana Rita Pretti, a mulher que quer adotar o sobrenome de sua mãe, disse que seu pai lhes narrava, a ela e a seus irmãos, o que havia feito durante a ditadura. "Não sei se me pedia que o denunciasse ou que o desculpasse". Filha do repressor da ditadura Valentín Milton Pretti, conhecido como "Saracho", Ana Rita deu início aos trâmites legais para mudar o sobrenome. Sobre o que o pai lhe dizia, revelou: "Nos contou muitas coisas. A que mais me atormentou foi que havia matado uma criança. Me destroçou".

No argentino Clarín

CIA e o pai da bomba paquistanesa

A CIA (Agência Central de Inteligência americana) pediu à Holanda para deixar livre o pai do programa nuclear do Paquistão, Abdul Qadeer Khan (foto), que trabalhou no país entre 1975 e 1986, disse o ex-primeiro ministro Ruud Lubbers terça-feira. Em 1974, Khan, que admitiu em 2004 ter passado segredos nucleares ao Irã, à Coréia Norte e à Líbia, começou a trabalhar como engenheiro, nos Países Baixos, na Urenco, um empreendimento de enriquecimento de urânio.

Na árabe Al Jazeera

Hip-hop na política

O chanceler alemão Gerhard Schroeder apresentará um CD de estrelas alemãs de hip-hop entitulado "Juntos contra a ultradireita" (Gemeinsam gegen Rechts), destinado a chamar a atenção contra a xenofobia.

No venezuelano El Universal

Reino Unido: tribunais secretos

O Gabinete Interno britânico confirmou ontem relatórios de que o governo está considerando a criação de tribunais secretos para facilitar o cerco a suspeitos de terrorismo, como a parte das medidas de repressão e segurança depois dos ataques do mês passado em Londres.

No canadense National Post

Sepulturas na Colômbia

Em um dos capítulos mais horrorosos do longo conflito civil na Colômbia, investigadores estão desenterrando grande número de corpos em sepulturas secretas semeadas nesta região úmida, de criação extensiva de gado perto do Caribe, de vítimas de grupos paramilitares direitistas que agora se beneficiam de concessões generosas para prometer desarmar-se.

No americano The New York Times

"O mundo pelo avesso"

Quem a Associação Comercial de São Paulo convida para falar aos grandes empresários do comércio? A um economista, para falar dos saldos da balança comercial, que mal escondem nossa reconversão para uma economia primário exportadora? Nada disso. Optou mesmo por Roberto Jefferson.

“A burguesia não tem heróis”
Bertold Brecht

Mais no artido de Emir Sader, na Agência Carta Maior

terça-feira, agosto 9

"Vossas excelências"

Autores: Paulo Miklos - Charles Gavin - Toni Belotto

Estão nas mangas dos senhores ministros
Nas capas dos senhores magistrados
Nas golas dos senhores deputados
Nos fundilhos dos senhores vereadores
Nas perucas dos senhores senadores
Senhores
Minha senhora
Senhores
Filho da puta
Bandido
Corrupto
Ladrão
Sorrindo para a câmera
Sem saber que estamos vendo
Chorando que dá pena
Quando sabem que estão em cena
Sorrindo para as câmeras
Sem saber que são filmados
O sol um dia ainda vai nascer quadrado
Senhores filha da puta
Senhores bandido
Senhores corrupto
Minha senhora ladrão
(falado) Isso não prova nada!
Sob pressão da opinião pública
É que não haveremos
De tomar nenhuma decisão!
Vamos esperar que tudo caia
no esquecimento, aí então...
Faça-se a justiça!
Vamos arrumar vossas acomodações, excelência

Letra da música dos Titãs sobre o atual momento político.

Bomba brasileira

Vinte anos depois de sua chegada ao poder, o ex-presidente José Sarney fez uma histórica revelação: disse que o último governo militar do Brasil estava se preparando para fabricar uma bomba atômica. Em declarações à TV Globo, Sarney, o primereiro presidente democrático depois do fim da ditadura, disse que soube em agosto de 1986 - um ano depois de haver assumido - que as forças armadas haviam cavado um grande poço para realizar a primera prova de uma bomba nuclear no Brasil.

No argentino La Nación

Fotografia de Deus

Há 60 anos, exatamente em 6 de agosto de 1945, Yoshito Matsushige estava tomando seu café da manhã quando a explosão, radiante, de inédita intensidade, "como se Deus estivisse fotografando a terra", segundo suas próprias palavras, irrompeu em sua casa austera de Hiroshima, a três quilômetros do lugar em que caiu a bomba. Matsushige, que tinha então 32 anos, era fotógrafo do mais importante diário da cidade, o Chugoku Shimbum. Após a explosão, apenas ferido levemente, levou sua mulher grávida para fora dos escombros e começou a fotografar. Infelizmente, não pôde participar este ano da cerimônia dos 60 anos da bomba: morreu alguns meses antes, aos 92 anos.

No argentino Clarín e fotos de Yoshito Matsushige no jornal do Partido Comunista do Canadá TML Daily e no site http://nezumi.dumousseau.free.fr/japon/hiroshima.htm

Sapo venenoso

A morte de um animal nativo que come um sapo da cana é chocante e rápida. A cientista de vida selvagem Meri Oakwood diz que a vítima começa a ter convulsões, os olhos vitrificam e tenta comer areia ou sujeira para livrar-se do gosto horrível na boca. Dentro de alguns minutos, está morto. A toxina do sapo da cana deixa sinais distintos. O animal que o ingere adquire-se lábios vermelhos brilhantes, irritados pelas toxinas. Nariz e orelha sangram e ocorre hemorragia interna. Sapos da cana foram introduzidos na Australia em Junho de 1935 para controlar pestes de besouros que atacavam a cana-de-aúcar.

No The Australian

Caril contra o câncer

Cientistas esperam estar desemaranhando os segredos de como o principal ingrediente do caril (curry) ajuda a proteger contra o câncer. Eles encontraram o agente ativo na curcuma, o tempero que colore e dá sabor a muitas refeições asiáticas, e ele pode bloquear uma proteína que dispara a doença. Eles querem agora acompanhar testes usando culturas de células em laboratório em pastilhas receitadas aos pacientes.

No britânico Guardian

TV Nasa









Clique ">" para ver e ouvir.
TV Nasa

Discovery: toque na terra



No britânico The Independent

Memória do terror

As forças americanas jogaram a bomba atômica em Nagasaki - o segundo ataque ao Japão em três dias. A bomba foi atirada de pára-quedas de um avião de bombardeio americano B-29 às 11h02min, hora local.

Na britânica BBC

Discovery pousa

O ônibus espacial Discovery aterrissou nesta terça-feira pela manhã, concluindo a primeira missão da NASA desde que o Colúmbia explodiu durante a reentrada em fevereiro de 2003. O Discovery pousou às 9h11min (Hora de Brasília) na pista de aterrissagem secundária da NASA na Base da Força Aérea Edwards, na Califórnia.

Ma americana CNN

segunda-feira, agosto 8

Árabes detidos em Cancún

Dois cidadãos de nacionalidade egípcia foram detidos no Aeroporto Internacional de Cancún, no estado de Quintana Roo, por apresentar problemas migratórios, reportou a Secretaria de Segurança Pública Federal (SSPF). O organismo federal precisou que a ação, em que foram detidos Mohamed Moustafa Abdel Aziz Shahim e Ali Ozman Adham, de 26 e 36 anos, respectivamente, foi realizada pelo pessoal da Policía Federal Preventiva (PFP).

No mexicano Diário de México

Etíope torturado em vários países

"Eles fizeram cortes no meu pênis - havia sangue por todas as partes". Esses são extratos do diário de Benyam Mohamed, um etíope de 27 anos que os Estados Unidos enviaram a vários países para ser torturado. O advogado de Benyam, Clive Stafford Smith, revelou que interrogadores em cadeias pelas quais seu cliente passou antes de chegar à Baía de Guantanamo, em Cuba, cometeram abusos sexuais e psicológicos. Advogado britânico de direitos humanos que representa 40 presos da Baía de Guantanamo, Smith disse que Benyam foi torturado no Paquistão, Marrocos e Afeganistão e que ele foi transportado de avião entre esses países por agentes americanos.

Na árabe Al Jazeera

Presos preferem Harry Potter

A popularidade mundial de Harry Potter é tão grande que se tornou a leitura favorita dos suspeitos islâmicos de terrorismo na prisão dos Estados Unidos na Baía de Guantanamo. Lori, que não quis revelar o sobrenome, durante dois anos tomou conta da biblioteca do centro de detenção, e nformou que as histórias de J.K. Rowling sobre o menino mago estão no topo da lista de pedidos dos 520 presos do campo.

No americano The Washington Times

Córeias: Tratatado de paz

Conversações em Beijing discutiram um tratado de paz que substituiria o acordo de armistício que pôs fim à Guerra da Córeia, que ocorreu entre 1950 e 1953, informou nesta segunda-feira o jornal Chunang Ilbo, referindo-se a fontes próximas das negociações. O esboço de um documento final contém um artigo sobre a necessidade de um fórum em separado para discutir a criação de um sistema de garantias de paz na península coreana.

Na Ruassa Itar-Tass

Schumacher elogia Massa

Ontem o anúncio, hoje a apresentação. A parceria entre Felipe Massa e a Ferrari está apenas começando, mas as frases de otimismo e de boas-vindas não diminuem. Após as palavras do presidente Luca Cordero di Montezemolo, hoje cabe ao piloto Michael Schumacher saudar o piloto da Sauber que em 2006 tomará o lugar de Barrichello durante seis temporadas como companheiro de escuderia. "Estou feliz por Felipe - declarou o alemão -. Do meu ponto da vista ele mereceu esta oportunidade por causa do ótimo trabalho que realizou até hoje. Nós temos podido ultimamente apreciar também seu talento na F-1, o que nós já tivemos a chance de ver quando trabalhou conosco na qualidade de piloto de testes". O sete vezes campeão do mundo tem também um pensamento para saudar Barrichello: "Com o Rubens eu compartilhei um período belíssimo do qual eu conservo muitas memórias bonitas. Para ele, eu desejo todo o melhor possível em sua nova aventura".

Na italiana Gazzetta dello Sport

Férias na Casa Branca

O presidente George W. Bush partiu para as suas férias de Verão semana passada, e assim também fez boa parte do pessoal da direção da Casa Branca. Karl Rove, o principal conselheiro político do presidente, foi para sua casa em Panhandle, na Flórida. Andrew Card Jr., o chefe de pessoal da Casa Branca, foi com sua família para Poland Spring, no Maine. Já Nicolle Devenish, o diretor de comunicações, tem planos de partir até o final do mês para seu casamento em setembro na ilha grega de Mykonos. Outro membro da Casa Branca procurava, na semana passada, na web por sites de viagem com tarifas de passagem baratas para o Brasil. Bush, naturalmente, está no calor menos exótico da sua fazenda no Texas.

No americano International Herald Tribune

Internet rápida

Um projeto desenvolvido pelo MCT/RNP (Ministério da Ciência e Tecnologia/ Rede Nacional de Pesquisa) irá implantar uma Internet ultra-rápida que interligará universidades das regiões Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal. O projeto envolve uma solução de dados, voz e multimídia e é a primeira rede comercial GIGA de longa distância.

No brasileiro Diário do Grande ABC

Costume Xhosa

O médico Vitor Bikitsha matou três grandes ovelhas em sua garagem, neste fim de semana, determinado a praticar um tradicional costume Xhosa no subúrbio elegante em que mora. Bikitsha e sua esposa Faith estiveram no centro de uma controvérsia - e motivo de aborrecimento - desde que pintaram sua casa, em Somerset Ridge, de cor-de-rosa brilhante em 2003, a pedido dos seus antepassados.

No sulafricano Independent

Índia e Paquistão

Índia e Paquistão chegaram a uma série de acordos significantes para a redução do risco de uma guerra nuclear entre os dois vizinhos. Depois de dois dias de discussões na capital Nova Déli, na Índia, os rivais aceitaram criar um telefone vermelho para prevenir um conflito nuclear acidental e também aceitaram notificar um ao outro antes de testarem mísseis nucleares.

No australiano The Australian

Argentina e FMI

Apesar de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ser um dos principais destinatários das críticas do presidente Néstor Kirchner, é ao mesmo tempo o principal beneficiário da política oficial de desendividamento, o que levou a que nenhum outro governo tenha pagado tanto como este ao organismo internacional de crédito desde o retorno da democracia.

No argentino La Nacion

Abstenção alta na Venezuela

Todos perderam. A oposição, porque pela primeira vez dividiu seu eleitorado. O CNE, porque, por sua falta de credibilidade, foi castigado pela abstenção. E o governo, porque sua capacidade de convocar seus redudos foi mínima e os índices de ausência eleitoral desdizem a proclamada "democracia participativa e protagônica". Ontem não houve participação e a única protagonista foi a abstenção.

No venezuelano El Universal

Marilyn Monroe

Este permanece um dos maiores e inesquecíveis mistérios de Hollywood. No dia 5 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn Monroe foi encontrado no quarto de sua casa em Brentwood. A estrela de 36 anos estava nua em sua cama. Sexta-feira, 43 anos depois, fãs ao redor do mundo reuniram-se, como têm feito durante décadas, na cripta de Marilyn Monroe no Parque Memorial de Westwood Village para celebrar a sua vida e prantear a sua morte. O promotor público aposentado John W. Miner, de 86 anos, estará de luto também, mas com amargura e frustração. Ele esteve na sua autópsia e foi um dos que investigaram a sua morte. Ele não acreditou na época que a atriz tivesse se suicidado em 1962 e não acredita agora. Miner diz que ouviu fitas secretas gravadas por Monroe dias antes de sua morte que comprovam que a atriz era tudo menos uma suicida.

No americano Los Angeles Times

Morte na cama

Duas irmãs idosas de férias sufocaram até morte depois que a armação suspensa da cama do seu apartamento caiu sobre elas. Mildred Bowman e Alice Wardle, que tinham por volta de 60 anos, dormiam quando a armação de madeira pesada se soltou da parede e caiu em cima delas.

No britânico The Independent

Chavez contra DEA

O presidente venezuelano Hugo Chavez acusou a Administração de Repressão à Droga (DEA, na sigla em Inlês) dos Estados Unidos de usar os seus agentes para espionar no país. Chavez disse que o seu país pode romper seus laços com a DEA e deixar de colabor com os EUA. No mês passado promotores venezuelanos abriram uma investigação às atividades da DEA.

Na Britânica BBC

Processo contra muçulmanos

O processo formal começará nesta semana "para examinar o potencial de responsabilidade" de três proeminentes clérigos islâmicos por ofensas, inclusive a incitação para assassinar e à traição, confirmou o representante da procuradoria ontem. O diretor de Prosseguimentos Públicos, Ken Macdonald, encontrará oficiais da Scotland Yard para discutir, entre outros, o caso de Omar Bakri Mohammed, fundador do grupo al-Muhajiroun, por dizer que apoiaria a tomada de reféms em escolas britânicas por terroristas se houvesse uma causa justa.

No britânico Guardian