sexta-feira, julho 22

Revista fatura com sexo grátis

Uma revista alemã vendeu toda a edição depois de anunciar uma sessão de sexo gratuita em um bordel na Áustria. Os leitores da revista "Freizeit" ficaram surpresos quando abriram a publicação e encontraram um anúncio de página inteira de um bordel em Salzburgo. A prostituição é legal em ambos os países e o anúncio prometia "meia hora do sexo gratuito com uma senhora da sua escolha" para quem recortasse o cupom e o apresentasse em sua próxima visita.

do Independent, África do Sul

Saco de gatos?

Planeta frio

Um estudo químico de meteoritos marcianos informa que o planeta sempre foi frio e esteve raramente acima do congelamento. Pesquisadores dos Estados Unidos dizem, na revista Science, que são capazes de determinar a temperatura máxima as rochas experimentaram. Não há evidências de que elas estiveram alguma vez quentes, diz a equipe, enquanto os meteoritos registravam as condições próximas à superficie durante quatro bilhões de anos. A erosões características da água vistas em Marte deve ter sido feitas durante períodos muito breves, conclui o estudo.

Aurora


A primeira aurora do ano revela a silhueta do caribu na pista do aeroporto de Barrow, às 13h42, no dia 22 de janeiro. Barrow tem a noite mais longa do Alasca. O sol baixa no dia 18 de novembro e não aparece novamente até Janeiro.(Robh Stapleton / para The Times)

No LA Times

Brasil X Argentina

Apesar da crise política no Brasil, o governo de Lula da Silva não esquece seu colega Néstor Kirchner. Desta vez, avisou ao sócio argentino que tomará medidas para dificultar suas exportações ao país vizinho. Na verdade, Lula está pressioando por sua situação interna e parece não ter margen para se ocupar de medidas promovidas pelo ministro de Desenvolvimento e Indústria, Luiz Fernando Furlán. Mas. ainda assim, tudo indica que a partir de 1º de agosto o Brasil estabelecerá freios às vendas argentinas de produtos como farinha de trigo, arroz e vinos.

Leia mais no Clarin, em Espanhol

Greve de fome em Guantánamo

Miami - 52 prisioneiros do campo americano de Guantánamo (foto), em Cuba, entraram em greve de fome para protestar contra a sua detenção. Os presos, que estão detidos por suspeita de terrorismo, teriam recusado por enquanto nove refeições. Segundo o smilitares americanos, os homens foram medicados e, se necessário, serão alimentados artificialmente.

Leia mais no Die Welt, em Alemão

Saddam protesta

A estação de televisão árabe Arabija mostrou um vídeo em que Saddam Hussein ainda revela o antigo poder. Foi durante uma primeira leitura da acusação sobre o massacre em 1982 contra uma aldeia xiita. Saddam protestou duramente várias vezes de que não foi permitido a ele ver seus advogados sem a presença de supervisores.

Leia mais no Die Welt, em Alemão

Deserto e abundância

Com fogos florestais arrasando colheitas e reservatórios vazios na Europa, o Sul do continente vive a pior seca desde que começaram os registros do tempo. Mas por que isso está acontecendo? As temperaturas estão subindo, mas, como John Vidal descobre, outras causas estão atuando também, não importando nosso apetite insaciável pelo golfe, piscinas e as saladas do dia a dia.
Pode ser a borda do Saara ou até o Vale da Morte, mas é de fato um grande pomar perto da Cartagena no Sul da Espanha. Num lado de estrada da fazenda o solo transformou-se em areia branca inútil e numa paisagem de rocha e árvores mortas e retorcidas. No outro lado, milhas de árvores verdejantes estão carregadas de toranjas, limões e laranjas, enquanto os pássaros cantam e voam procurando a sombra.

Leia mais no Guardian, em Inglês

quinta-feira, julho 21

Jantar televisão


Gerry Thomas, o vendedor americano que inventou o conceito do "jantar televisão", morreu de câncer aos 83 anos. Há cinqüenta anos, a sua idéia de empacotar jantares congelados em uma bandeja de folha metálica compartimentada modificou para sempre o modo como a hora da comida era visto. Em vez de famílias que se sentavam em volta de uma mesa para comer um jantar feito em casa, elas puderam combinar-se para jantar com o novo passatempo predileto dos anos de 1950 - vendo televisão.

Leia mais na BBC, em inglês

A brasileira do alemão

O rosto bonito de Joselia R abriu um largo sorriso quando um jornalista de tablóide mostrou algumas fotos no mês passado. "Oh, este é o meu Peter!" ela arrulhou, acariciando com um dedo feito em manicure a imagem do homem grisalho. Peter, entretanto, não era nenhum sujeito velho. Era Peter Hartz (foto ao lado, do Bild), a inteligência dominante do Chanceler Gerhard Schröder por trás dos planos controvertidos de revisar a previdência social da Alemanha.
O dirigente de pessoal da Volkswagen tornou-se uma figura odiada na Alemanha por centenas de milhares de desempregado que dizem ser ele responsável por cortar os benefícios previdenciais. Mas a brasileira Joselia R (que conheceu o executivo numa boate em Lisboa), gosta muito do sr. Hartz, 63. A "acompanhante" está no coração de um dos escândalos amorais mais extraordinários da Alemanha: um conto de carros alinhados e hotéis, corrupção, suborno e dançarinas muito maior do que pode caber em um Fusca.

Leia mais no Independent, em inglês
Veja também Peter Hartz no Bild, em alemão

Moral baixo no Iraque

Enquanto Londres é palco de novas explosões nesta quinta-feira, um relatório do Exército informa que a maioria dos soldados americanos no Iraque informou problemas morais, com stress psicológico, que atinge especialmente a Guarda Nacional e tropas de Reserva. Cinqüenta e quatro por cento dos soldados de ocupação dos Estados Unidos no Iraque, interrogados como a parte de uma pesquisa de Exército, afirmaram que o moral nas suas unidades individuais foi "baixo" ou "muito baixo".

Leia mais na Aljazeera, em Inglês

Erros médicos

Mais de 500 mil erros ocorrem no tratamento e cuidado de pacientes do Sistama Nacional de Saúde (NHS) Britânico a cada ano, disse um inspetor de saúde. Embora a maioria não traga prejuízos aos pacientes, a Agência de Segurança Nacional dos Pacientes (NPSA) previu que 840 dos erros contribuíram para mortes. O primeiro relatório da agência mostrou que as quedas de pacientes, os erros de medicação e o registro inexato são as causas mais comuns dos 572,000 caos de erros cometidos.

Leia mais na BBC ou no site da NPSA, em Inglês

Racismo nos EUA

Um cirurgião de coração de Nova York, negro e reservista de Exército, reclama que foi injustamente detido por policiais em Albuquerque, os quais, segundo o médico, zombaram dele chamando-o de "menino" e "rainha do drama" depois que um deles violentamente o retirou preso de um bar.
"Este tipo podia ter-me matado," disse Vincent Moss, 34, ao Post ontem. "Ele podia ter-me incapacitado de fato ou ter-me matado."
Moss disse que aos policiais locais que era um cirurgião — bem como um major na Reserva de Exército — mas denunciou que os oficiais "ridiculizaram-no o tempo inteiro, chamando-me 'menino,' 'rainha do drama,' 'major do Exército.'"
Moss disse que foi maltratado pelos policiais porque é negro.

Leia mais no New York Post, em Inglês

Liberdade de expressão

Os trabalhadores do diário “Noticias” de Oaxaca acusaram ontem o clã de políticos regionais encabeçados pelo governador Ulises Ruiz e seu antecessor, José Murat, de exercer contra eles uma vingança política e os responsabilizaram pela agressão brutal que sofreram, assim como de atentar contra a liberdade de expressão, a partir da denúncia do diário da fraude cibernética feita contra o informativo pelo governo.
Em entrevista telefônica, o diretor editorial do “Noticias”, Ismael San Martín, declarou que Ulises Ruiz está desafiando “brutalmente” o presidente da República, Vicente Fox, e ao secretário de Governo, Carlos Abascal Carranza.

Leia mais no Diário de México, em Espanhol

Raio contra pessoas

Londres - Cientistas estão questionando a segurança de uma arma de raios de controle de distúrbios ne estilo "Guerra nas Estrelas" a ser testado no Iraque no próximo ano. A arma do Sistema Ativo de Repulsão (Active Denial System), classificada como "menos letal" pelo Pentágono, dispara um raio de microonda de 95 gigahertz em pessoas para causar aquecimento e dor intolerável em menos de cinco segundos.

Leia mais no Independent da África do Sul, em Inglês

Cinzas nas estrelas

O ator James Doohan, que morreu aos 85 anos, dia 20 (ver nota abaixo), o engenheiro Scotty na série de ficção científica Jornada nas Estrelas, vinha discutindo com sua mulher Wende, segundo seu agente, o envio as suas cinzas ao espaço, seguindo os passos do criador da série, Gene Roddenberry.

Leia mais na BBC, em Inglês

Segredo profissional em debate

Na continuação do caso de desrespeito da Suprema Corte, que determinou a prisão de um jornalista do New York Times que se recusou a revelar suas fontes a um demandante numa investigação de vazamento de informações governamentais, o Senado americano planeja proteger o segredo profissional dos jornalistas.
"Infelizmente, o fluxo gratuito da informação dos cidadãos dos Estados Unidos está ameaçado", afirmou o republicano Richard Lugar, autor de um projeto de lei de proteção das fontes. "Forçar repórteres a testemunhar, e em particular revelar a identidade das suas fontes confidenciais, na ausência de circunstâncias excepcionais, prejudica o interesse público", afirmou Lugar, Quarta-feira, 20 de Julho, durante uma audição sobre a propriedade do projeto.

Leia mais no Le Monde, em Francês.

quarta-feira, julho 20

Fotos da fome no Níger


As provisões alimentares no Níger, já baixas depois da estiagem e de uma peste de gafanhotos que varreu o país africano no ano passado, chegaram a um nível crítico. O segundo país menos desenvolvido do mundo está sofrendo "uma crise humanitária aguda", segundo as Nações Unidas. O Programa Alimentar Mundial (PAM) estima que 1,2 milhão de pessoas está passando fome.

Confira as fotografias do PAM no Guardian, em inglês.

O adeus a Scotty

James Doohan
Nova York - O engenheiro principal da nave espacial "Enterprise", o ator canadense James Doohan, conhecido em todo o mundo como o personagem Montgomery Scott, da série de TV Jornada nas Estrelas, morreu nesta quarta-feira aos 85 anos em consequência do mal de Alzheimer, combinado com uma pneumonia.

Leia mais no Die Welt, em alemão.

Época de ursos na Nova Zelândia


É um dia perfeito de Inverno quando o barco aporta na espetacular Knight Inlet (Entrada de Cavaleiro), na Colúmbia Britânica, para apreciarmos os ursos cinzentos. Os nossos guias, Howard Pattinson e seu filho Lindsay, são especialistas em ursos. Eles dizem-nos esperar o inesperado.

Leia mais no The New Zealand Herald

Filmes para adolescentes

Uma lista de 50 filmes que as crianças devem assistir por volta dos 14 anos inclui uma mistura de filmes que vai de Toy Story ao iraniano Where is the Friend's House (Onde Fica a Casa do Meu Amigo). A lista foi compilada pelo Instituto Britânico do Filme. Entre as 10 primeiras indicações, estão:

  1. Ladrões de Bicicleta (Bicycle Thieves - Itália - 1948)
  2. ET (EUA - 1982)
  3. Kes (Reino Unido - 1969)
  4. Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups - França - 1959)
  5. O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter - EUA - 1955)
  6. Amigas de Colégio (Show Me Love - Suécia/Dinamarca -1998)
  7. A Viagem de Chihiro (Spirited Away - Japão - 2001)
  8. Toy Story (EUA - 1995)
  9. Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (Where is the Friend's House? - Irã - 1987)
  10. O Mágico de Oz (The Wizard of Oz - EUA - 1939)
    Veja matéria na BBC News

terça-feira, julho 19

FICBrasília

O VII FICBrasília começa nesta quarta-feira, com a apresentação do curta-metragem Entre Um e do esperado longa de Tizuka Yamasaki, Gaijin – Ama-me como sou. Estão disponíveis para a noite de abertura apenas 300 ingressos, que custam R$ 14,00 a inteira e R$ 7,00 a meia-entrada. O festival começa dia 20 e vai até dia 31 de julho, com cerca de 100 longas e 17 curtas, a maioria inédita no país.
Confira a programação no site oficial

Weissmann


Último concretista brasileiro, o artista plástico Franz Weissmann morreu, nesta segunda-feira, de complicações decorrentes de uma pneumonia. Weissmann tinha 93 anos. Em 1959, foi um dos signatários do Manifesto Neoconcreto e a partir daí tornou-se um dos seus representantes mais notáveis.

Brasil Multimeios

Podcasting Chico Science

Chico Science e Nação Zumbi, num especial que é indispensável pra quem quer conhecer a novíssima música brasileira.

Clique para ouvir

Comunicação Multimeios

Brasil Multimeios abre espaço para assuntos relacionados à comunicação multimeios. Terá novos artigos todo dia e pretende abrir um espaço para podcasting.