sábado, setembro 17

Rádio Manduca: Música de A a Z

A Rádio manduca está apresentando música ao vivo de qualidade. Não perca.






loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">

Clique ">" para ouvir

sexta-feira, setembro 16

Terror nas universidades

Organizações extremistas estão funcionando em recintos universitários na Grã-Bretanha e ameaçam seriamente a segurança nacional, segundo um novo relatório. O secretário de educação, Ruth Kelly, ordenou nesta quinta-feira que os reitores expulsem estudantes extremistas em resposta aos ataques terroristas de julho em Londres. Relatório a ser publicado na próxima semana por Anthony Glees, diretor do centro de de inteligência da Universidade Brunel para estudos de segurança, enumera mais de 30 instituições - inclusive algumas das universidades mais importantes do país - onde "extremistas e grupos terroristas" foram descobertos.

No britânico Guardian

Acapulco: de paraíso a inferno

Depois de mais de meio século no paraíso mexicano de Acapulco, o americano Ron Lavender pensou que já tinha visto de tudo. Passou os anos de 1950 bebendo margaritas nas praias paradisíacas da baía quando eles eram freqüentados por estrelas como John Wayne, Frank Sinatra e o maior Tarzan do cinema, Johnny Weissmuller. Vendeu imóveis nos anos 1960 e 1970, enquanto o resor tornava-se um destino turístico superior, com hotéis que sobem ao horizonte. Ele viu a população da cidade explodir no fim do século 20, aumentando vertiginosamente de 100 mil para mais de um milhão. Mas Lavender, de 79 anos, ficou assustado com o último capítulo na história colorida do resort — uma série de mais de 30 assassinatos relacionados com as drogas este ano, muitos no coração das luxuosas discotecas e na zona de restaurantes.

No americano Houston Chronicle

Telhado verde para o museu

Trinta e cinco contendores foram submetidos a calor intenso, sol, água e nevoeiro. Dois anos depois, havia nove sobreviventes - cinco plantas silvestres e quatro plantas perenes herbáceas. As plantas que sobreviveram a este teste do tempo e intempéries foram trazidas na quarta-feira à sua futura casa: a nova Academia de Ciências da Califórnia, onde comporão o maior telhado vivo dos EUA.

No americano San Francisco Chronicle

Paraguai defende presença americana

O presidente paraguaio Nicanor Duarte Frutos, saiu nesta quinta-feira na defesa da presença de "marines" em seu país, garantindo que o Paraguai é "pequeno, mas digno e independente" e rechaçou as críticas do chanceler brasileiro, Celso Amorim, que havia reclamado a Assunção "mais transparência" em seu recente acordo militar com os Estados Unidos, que muitos temem termine com a instalação de uma base militar do Pentágono no Cone Sul.

No argentino Clarín

quinta-feira, setembro 15

Execução no Estados Unidos

Frances Newton (foto), condenada por matar seu marido e duas crianças para receber 100 mil dólares em benefícios de seguro, foi executada nesta quarta-feira, enquanto dezenas de manifestantes fervorosamente rezavam por sua libertação e manifestavam oposição à pena de morte no estado. Depois de semanas de disputa legal intensa, a execução de Newton prosseguiu depois que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos e o governador Rick Perry recusaram-se a intervir. Ela foi o 349º condenado morto no Texas desde que as execuções foram retomadas em 1982 e a primeira mulher negra executada no estado desde a Guerra Civil.

No americano Houston Chronicle

Código explica recordações

Neurobiólogos da Universidad Irvine da California (UCI) descubriram a existência de um "código de memória" que utiliza o cérebro para gravar a intensidade das recordações, baseando-se na importância da experiência. Para os cientistas, a descoberta ampliaria consideravelmente a compreensão sobre a forma como o cérebro classifica e guarda informações.

No argentino Clarín

Pinochet recebeu dinheiro de armas

A maior empresa britânica de armas, BAE Systems, foi identificada em registros bancários dos Estados Unidos como secretamente ter pago mais de um milhão de libras ao general Augusto Pinochet, antigo ditador chileno. Uma investigação do Guardian revelou que parte do dinheiro foi identificado como pago por uma empresa de fachada das Ilhas Virgens Britânicas, que a BAE usou para canalizar a comissões em vendas de armas. Os pagamentos a grupos ligados a Pinochet são enumerados em documentos compilados pelas autoridades chilenas e obtidas pelo Guardian. Registram grandes pagamentos da BAE até o ano passado.

No britânico Guardian

Crise na aviação americana

As companhias aéreas Delta e Northwest decretaram falência nesta quarta-feira, nos Estados Unidos, numa tentativa de manter seus programas drásticos de economia enquanto continuam voando normalmente. Cpm isso, quatro das sete maiores linhas aéreas americanas estão falidas, desde que American Airlines e US Airways (duas vezes desde 2002) apelaram para o regime de falência, com o qual podem melhorar progressivamente as suas margens de lucro.

No francês Le Monde

EUA-Brasil: lá como aqui

Dirigentes da indústria de alta tecnologia que devem acompanhar o governador Arnold Schwarzenegger em uma visita em Novembro à China estão sendo encorajados a evitar pagar diretamente a viagem e em vez disso fazer doações a um comitê não-lucrativo que apóia o governador, porque "as contribuições não devem ser divulgadas," segundo um e-mail obtido pelo San Francisco Chronicle. O e-mail solicitando suporte para a viagem de Schwarzenegger, entre 14 e 19 de novembro, foi enviado por Jim Hawley, diretor na Califórnia e conselheiro geral da TechNet, um proeminente grupo de advocacia do Vale do Silício.

No americano San Francisco Chronicle

Grã-Bretanha: estrangeiros presos

Sete estrangeiros foram detidos nesta quinta-feira por funcionários do Serviço de Imigração britânico, de acordo com os poderes do Ministério do Interior para deportar por razões de segurança nacional. Os sete foram presos no início desta manhã em uma operação apoiada por oficiais da polícias de Manchester e Metropolitana. Eles foram transferidos para prisões de segurança.

No britânico The Independent

quarta-feira, setembro 14

Reis do Blues: Big Bill Broonzy

De uma família de 17 irmãos, literalmente nascido nos bancos de areia do Mississippi, aprendeu a tocar violino em um instrumento feito em casa. Tendo como mesre um tio, já tocava aos dez de idade em apresentações sociais e na igreja. Depois de breves passagens pelo púlpito e pelo Exército, mudou-se para Chicago, onde trocou o violino pelo violão, tocando com bluesmen mais velhos, como Papa Charlie Jackson. Broonzy gravou seu primeiro disco pela Paramount em 1927.

A Rádio Manduca está apresentando nesta terça-feira um especial com o melhor do Blues de Big Bill Broonzy


Mais sobre Big Bill Broonzy em mp3.com

Preparados para o caos

Os moradores de São Francisco devem se preparar para sobreviver pelo menos a três dias sem ajuda se houver um desastre — de um terremoto a um ataque terroristas —, segundo o Escritório de Serviços de Emergência e Segurança de Interna da cidade. Um website mantido pela cidade, www.72hours.org, inclui listas de tudo que os residentes devem estocar e conservar em sua casa e carros para estarem prontos para a próxima grande emergência, quando energia, água corrente e telefones pode ficar indisponível durante dias.

No americano San Francisco Examiner

Condor pede socorro

Em terra firme, o condor gigante dos Andes é apenas um monte de penas bamboleando, com cerca de 15 quilos. Tem olhos vermelhos em forma de contas, uma cabeça sem pelos redonda, e uma cara que só uma mãe pode amar. Mas quando ele levanta vôo, estendendo suas asas de mais de dois metros de envergadura e pegando rapidamente termais 4.570 metros acima, é um pássaro poderoso, magnífico de observar. É fácil ver por que o condor foi honrado por civilizações antigas como a deidade toda-poderosa Viracocha, e porque quatro países fizeram do Vultur gryphus, seu nome científico, seu pássaro nacional. Sua existência está ameaçada pela poluição e por caçadores.

No americano Herald Tribune

Sucesso na telona

Dezenas de mortos no Iraque

Um terrorista suicida enganou trabalhadores xiitas, levando-os a um microônibus e explodindo o veículo em seguida, matando 114 pessoas e ferindo mais de 156 num bairro antigo da cidade de Bagdá, nesta quarta-feira, no maior atentado com um veículo-bomba desde que a guerra começou. O suicida levou os homens ao veículo com promessas de trabalho antes de detonar a bomba, que continha cerca de 220 quilos de explosivos, informou uma fonte do Ministério Interior.

Na Reuters

Severino pelo mundo

Um dos políticos mais antigos do Brasil enfrenta uma possível cassação no parlamento, depois que deputados o o denunciarem por corrupção. Severino Cavalcanti é acusado de exigir propina de um homem de negócios que dirigiu restaurantes no parlamento.

Na britânica BBC

terça-feira, setembro 13

Rolling Stones



I Got The Blues, em Stones Songs

Violações do FBI

Os agentes do FBI americano muitas vezes violam regras, que foram revisadas depois de abusos nos anos 1990, da agência ao lidar com informantes confidenciais, informou o corregedor do Departamento de Justiça nesta segunda-feira.

No americano Chicago Tribune

Furacão Hillary

Será que o Katrina fará a senadora Hillary Clinton a próxima presidente dos Estados Unidos? Não, porque sua campanha já tinha sido lançada um mês antes do furacão. Mas o Katrina e a lenta resposta de ajuda de emergência podem ter sido o soco final na perspectivas dos Republicanos na eleição de 2008.

No The Australian

Retirada do Iraque

Os Estados Unidos podem retirar cerca de 50 mil soldados do Iraque até o fim do ano porque já há forças iraquianas prontas para começar a tomar o controle de partes do país, disse o presidente iraquiano, Jalal Talabani, ao Washington Post.

Na Reuters

Eleições na Alemanha

O primeiro-ministro Gerhard Schröder (SPD) e a candidata de oposição Angela Merkel (CDP) mostraram que apesar de que a próxima eleição deverá ter votações presumivelmente apertadas, uma grande coalizão entre eles está longe de acontecer. No último encontro direto antes da eleição, houve troca de acusações pesadas num debate na televisão.

No alemão Die Welt

Trabalhistas britânicos

O secretário-geral do TUC (Congresso da União de Trabalhadores) Brendan Barber avisou os Trabalhistas britânicos da necessidade de modificar seus rumos para não arriscar a perder a próxima eleição. Barber disse na conferência anual do TUC que é preciso exigir um novo começo depois das divisões oriundas do segundo mandato de Tony Blair como primeiro-ministro.

Na britânica BBC News

Alta do petróleo

O chanceler britânico Gordon Brown cobrou hoje medidas urgentes para atacar a subida exagerada dos preços do petróleo. O chanceler disse no congresso da União de Sindicatos, em Brightom, que o Governo compreende os problemas enfrentados por transportadores, agricultores e motoristas no momento em que os preços do combustível dobram.

No britânico The Independent

Família unida

Americanos no Paraguai

O governo brasileiro é discreto, mas não deixaa de expressar suas aprensões pela mudança nas relações militares do Paraguai com os Estados Unidos. O chanceler Celso Amorim reclamou "transparência" nos acordos celebrados pelos dois países. E destacou ser "desnecessária" uma base americana neste país do Mercosur.

No argentino Clarín

segunda-feira, setembro 12

França e preço do petróleo

Enfrentando a alta dos preços do petróleo, que considera vai perdurar, o primeiro-ministro Dominique de Villepin mais uma vez incitou os franceses, nesta segunda-feira, a "inserir em seu comportamento esta mudança e por isso diminuir (o seu) consumo". O chefe de governo anunciou a criação de um ticket de transporte que deve permitir aos motoristas deduzir "uma soma em quilômetros" correspondentes ao itinerário que eles têm de fazer para ir ao emprego.

No francês Le Monde

Cosby ganha domínio

O comediante Bill Cosby ganhou o controle de um nome de domínio de Internet, inclusive o nome do Fat Albert cartton que ele criou nos anos de 1960, de acordo com resolução emitida nesta segunda-feira por um painel das Nações Unidas.

No americano ABC News

Pizza ou sopa?

Morte fraudada

O procurador Attilio Pisani reabriu investigações, em Roma, sobre a morte da atriz pornô mais famosa da Itália, Moana Pozzi, por suspeita de que ela foi fraudada para ocultar suas conexões “com um cohecido político”. Moana Pozzi teria morrido de câncer do fígado há onze anos, na França, com 33 anos de idade. Pisani disse que houve “muitas falhas e inconsistências” na versão oficial da sua morte.

No britânico Times

Furacão político

Da perspectiva política da Casa Branca, o furacão Katrina destruiu muito mais que grandes áreas da Costa do Golfo. A tempestade também parece ter estragado os planos cuidadosamente preparados por Karl Rove, conselheiro político do presidente George W. Bush, para atrair eleitores negros e estender a influência do Partido Republicano durante as próximas décadas.

No americano International Herald Tribune

Jogador ferido pela polícia

O treinador do San Martín de Mendoza, José María Martínez, disse que não tem "explicação o que fez o policial” que disparou uma bala de borracha e deixou gravemente ferido o zagueiro Carlos Azcurra durante partida com a equipe de Godoy Cruz. Para Martínez, foi “uma execução”. O tiro ocorreu ao final do segundo tempo da partida, váliada pela série B Nacional, que o Godoy Cruz vencia por 3 a 0, depois que o árbitro Jorge Ferro suspendeu o jogo por causa de desmandos dos torcedores do San Martín. Azcurra, atingido no tórax, foi operado durante quatro horas.

No argentino Clarín

Suprema Corte americana

O Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos abre nesta segunda-feira sua primeira confirmação à Suprema Corte em 11 anos, com os principais senadores republicanos e democratas jurando um exame minucioso do indicado pelo presidente George Bush, John Roberts. Se não houver supresas, Roberts parece ir em direção à confirmação pelo Senado, dominado pelos republicanos, possivelmente porque o tribunal começa o seu novo mandato já no dia 3 de Outubro.

Na Reuters

Grandes macacos ameaçados

O número de macacos está caindo quase em todo lugar. Há dez dias o primeiro Atlas Mundial dos Grandes Macacos foi publicado em Londres e demonstrou um quadro gráfico alarmante do rápido encolhimento das variedades e do isolamento cada vez maior das populações. Cerca de 350 mil grandes macacos, que já foram milhões, devem existir agora na natureza, e as populações de algumas espécies estão já abaixo de algumas centenas.

No britânico The Independent