sexta-feira, novembro 18

Blogs: Hindu prega prociação sem sexo

K.S. Sudarshan da Rashtriya Sanghasevak Sangh chegou às manchetes hoje com outro comentário estranho: os hindus devem procriar em uma taxa mais rápida para acompanhar o cresicmento demográfico dos muçulmanos. Ele diz que os cristãos e os muçulmanos estão crescendo em uma porcentagem que reduziu hindus a uma minoria em muitas partes do país. Seus medos são baseados em dados verdadeiros do censo. A sua solução: um casal hindu deve ter pelo menos três crianças. Ele seria feliz se cada casal tiver mais de uma dúzia. Sudarshan é solteiro, como outros grandes líderes Sangh. Todos os pracharaks têm de praticar o celibato como regra. As exceções são guardadas ultra-secretas.

No blog KaKiSi's World

Dinossauros comiam grama

Imagine o terreno dos dinossauros cheio de fetos e palmas, certo? É melhor acrescentar um pouco de grama àquele quadro. Uma nova descoberta derruba a teoria de que as gramas não surgiram até depois da extinção dos dinossauros. O esterco fossilizado conta a história: os dinossauros herbívoros digeriam variedades diferentes de grama entre 65 milhões e 71 milhões de anos atrás, segundo relatório de pesquisadores nesta sexta-feira no jornal Science. Os fósseis de grama mais antigos alguma vez encontrados são de aproximadamente 55 milhões de anos depois da era dos dinossauros.

Na americana ABC

Apoio da oposição segura Palocci

Graças à solidaridade inesperada da oposição, o ministro da Fazenda Antonio Palocci ganhou mais tempo em sua disputa com o governo. O funcionario saiu "airoso" da interpelação no Congreso e isso ocorreu porque os principais adversários do presidente Lula da Silva não quiseram empurrar ao abismo nem ao ministro nem, sobretudo, a sua política econômica. Isto é o que sugeriram ontem os analistas dos principais diários brasileiros.

No argentino Clarín

Veredito de Clinton repercute no Congresso

A represa estourou. O veredito do ex-presidente Bill Clinton de que a guerra no Iraque foi "um grande erro" está repercutindo ao redor do mundo. A preocupação, os receios e a oposição não podem ser contidos mais. De senadores republicanos a um dos legisladores democratas mais influentes no Congresso americano ontem, a mensagem foi a mesmo. A guerra de Iraque foi um desastre e quanto mais cedo as tropas americanas partirem, melhor.

No britânico Independent

Disputa por Los Alamos Lab em fase final

Os empregados do Los Alamos National Lab estão esperando ansiosamente o clímax de uma saga de quatro anos: uma decisão que determinará quem dirige o laboratório de armas nuclear mais fascinante e controvertido do mundo e que também pode terminar a dominação da Universidade da Califórnia no programa de armas dos Estados Unidos. Um anúncio pode ocorrer logo, possivelmente até nesta sexta-feira. A decisão encerrará uma competição de seis meses para dirigir o sacudido por escândalos Los Alamos National Lab, no Novo México, onde a primeira bomba atômica foi testada em 1945. A Universidade da Califórnia e os seus parceiros industriais, incluindo a Bechtel National Inc., de São Francisco, estão competindo pelo contrato com a gigante aeroespacial Lockheed Martin e seus aliados - a Universidade do Texas, várias universidades do Novo México e parceiros industriais.

No americano San Francisco Chronicle

quinta-feira, novembro 17

Crise política: triste Brasil

O Congresso brasileiro não está nem aí e o eleitor está que nem o crioulo doido do samba. Agora a CPI do Mensalão descobriu que o prazo final estava errado! Deixaram pra calcular o prazo no último dia? E o relator Ibrahim Abi-Ackel, hein! Bateu a síndrome das pedras preciosas e não enxergou o mensalão porque a grana não foi paga no dia certinho! No Brasil, nem a corrupção cumpre prazos. O deputado em quem votei na última eleição, do PCdoB, sumiu. Só aparece pra fazer claque pra Lula da Silva. Não vou nem revelar o nome dele, que é baiano, pra não levantar sua bola. O jornalista Raimundo Machado dizia, antigamente, que tem político que é melhor ignorar pra não fazer divulgação dele, mesmo contra.
O PFL e o PSDB inventaram de não perguntar sobre corrupção ao Palocci para forçá-lo a ir à CPI. Essa estratégia deve ser nova, ou novíssima. Abrir mão de colocar o inimigo na parede é o fim da picada. A eleição de 2006 vai bater recorde de abstenção e voto nulo. Além disso, a renovação vai ser grande. Mas não tem problema não! Em 2007 teremos outra leva de ibrahins, zés, robertos, sandros e outros. Como diria o Boca do Inferno, triste Brasil (MV).

Turquia pode ser punida por incidentes

O presidente de FIFA, Sepp Blatter, condenou os incidentes no fim do jogo decisivo da eliminatória da Copa do Mundo na Turquia contra a Suíça e anunciou uma investigação pela entidade do futebol mundial. A punição pode ir de uma condenação escrita à suspensão da Turquia. "Posso dizer-lhe, não como suíço, mas como o presidente de FIFA, que atuaremos aqui e seremos duros", disse Blatter. Ele também confirmou que a investigação deve terminar antes do dia 9 de Dezembro, data do sorteio dos grupos da Copa da Alemanha.

No britânico Times

Iraque investiga uso de fósforo branco pelos EUA

O governo iraquiano deve investigar o uso pelos militares do Estados Unidos de bombas de fósforo branco durante a batalha de Fallujah - um inquérito que pode revelar se as forças americanas romperam um tratado de armas internacional. O ministro de Direitos Humano interino do Iraque, Narmin Othman, disse na noite passada que uma equipe seria despachada a Fallujah para tentar apurar conclusivamente se os civis tinham sido mortos ou feridos pela arma incendiária. O uso de fósforo branco (WP) e outras armas incendiárias como napalm contra civis é proibido.

No britânico Independent

Anglicanos divergem sobre clero gay

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, enfrentou a ameaça mais grave à sua autoridade como líder da Igreja Anglicana mundial na noite passada, quando quase metade os arcebispos que dirigem a igreja lançaram um ataque sem precedente a sua liderança por causa da questão do clero gay. Em termos que põem em dúvida a continuação da liderança do arcebispo sobre 77 milhões de fiéis - a terceira maior denominação cristã - 17 de 38 primazes anglicanos emitiram uma nota altamente pessoal criticando a sua capacidade pessoal e exigindo que ele deve tomar medidas contra "a imoralidade sexual não arrependida" na igreja.

No britânico Guardian

Lobyy atua contra vacinas no Congresso

Legislação que destinaria bilhões de dólares para a produção de vacinas contra a gripe aviária e outras doenças pandêmicas está ameaçada pelos pelo lobby de advogados, que contesta os limites propostos na ação judicial contra fabricantes de remédios. Líderes congressionais republicanos, que atuam na urgência do presidente Bush, esperam aprovar logo uma medida que destinaria aproximadamente 7 bilhões de dólares para para vacinas que combateriam ataques epidêmicos da gripe e biológicos por terroristas. O projeto pode começar a tramitar no Congresso esta semana.

No americano Washington Post

Aquecimento ameaça reservas de água

As neves de montanha e as geleiras alpinas representam reservatórios-chave de água fresca para aproximadamente 1,6 bilhão de pessoas no mundo inteiro. Em 50 anos, contudo, um planeta que se aquece provavelmente vai perder muitas dessas fontes, deixando milhões de pessoas lutando por provisões adicionais. Enquanto conservação, reservatórios adicionais e reparos no encanamento de água podem ajudar a conter os efeitos dessas modificações, esperam-se esforços para adaptar o planeta à redução da camada de neve e o encolhimento das geleiras com outras modificações nas técnicas agrícolas, práticas industriais e estilos de vida.

No americano USA Today

quarta-feira, novembro 16

Uruguai está fora da Copa da Alemanha

O Uruguai caiu fora do Mundial da Alemanha 2006 ao perder nos pênaltis, por 4 a 2, depois de ter sido derrotado por 1 a 0 em sua visita a Austrália no jogo de volta da repescagem entre América do Sul e Oceania. Os uruguaios venceram por 1 a 0 na partida em casa, pelo que, ao repetir o mesmo marcador, os australianos levaram a decisão para as penalidades máximas.

No argentino Clarín

Escândalo encosta no ministro da Fazenda

Um escândalo que arruinou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos meses ainda pode derrubar um funcionário por muito tempo considerado o pilar da estabilidade da administração: Antonio Palocci, o influente ministro das finanças. Depois de um período de dormência, uma série de acusações de que Palocci tomou parte em uma conspiração para financiar ilegalmente a eleição de 2002 que pôs o Sr. da Silva no poder reanimou-se. Ao coro de críticas, que primeiro emergiu em agosto, juntaram-se ultimamente funcionários da administração, quem agora questionam até a gerência louvada de Palocci na economia.

No americano New York Times

Schwarzenegger leva empresários à China

Eles são os principais executivos das 500 maiores companhias da revista Fortune, líderes de grandes firmas de energia e varejistas - e são agricultores e pessoas que criaram os seus próprios pequenos negócios familiares. Eles fizeraram um caminho muito longo para participar da delegação comercial do governador Arnold Schwarzenegger, da Califórnia, para o que esperam um lucro muito grande. Por isso californianos como Mike Gallagher, fundador e presidente do City Passa, de Napa - um empreendimento de turismo que oferece entradas a preço único para atrações em nove cidades dos Estados Unidos - trouxe materiais da sua companhia e abundância de cartões de negócios e está correndo literalmente de seminários no hotel onde está a recepções e jantares durante os próximos cinco dias em três cidades chinesas. Para Gallagher, os 10 mil dólares que pagou para fazer parte do grupo conduzido por Schwarzenegger é mais que uma barganha. É uma entrada valiosa no às vezes exótico às vezes confuso universo dos negócios na China, onde mercados consumidores vastos mantêm a promessa de lucros igualmente vastos.

No americano San Francisco Chronicle

Futuro da Internet em discussão

Durante os próximos três dias uma reunião das Nações Unidas, na improvável Tunísia, vai tentar discutir o futuro da Internet. Mais de 40 líderes mundiais, inclusive Kofi Annan, o secretário geral da ONU, participar das discussões onde a própria World Wide Web estará em jogo. O que os delegados não discutirão é a aparição da censura. O que começou como um projeto de pesquisa militar no Pentágono explodiu na rede mais poderosa no mundo e uma entidade sobre a qual a economia global cada vez mais se espalha. O seu futuro caráter está em questão agora.

No britânico Independent