sexta-feira, dezembro 23

Imagens de 2005: Furacão Katrina



Na CNN

Software permite telefonia aos surdos

Software criado pelo Instituto Nacional Real de Pessoas Surdas (RNID) permite aos surdos manter conversações de texto de tempo real usando um telefone móvel. Mas o instituto de caridade que criou o serviço diz que algumas operadoras de telefonia móvel ainda têm de cumprir uma obrigação legal de fazer os seus serviços acessíveis. Só a Vodafone tem um serviço de revezamento que usa a tecnologia.

Na britânica BBC

Imagem: Lula encontra Serra em SP

Adolescente confessa crime em blog

Blake Ranking, um adolescente americano de 18 anos, postou ingenuamente em seu blog uma mensagem contando que tinha provocado um acidente de carro que resultou na morte de um de seus amigos. Até então, segundo o site Information Week, ninguém desconfiava da culpa do rapaz.

No Estadão

Lula terá "maioria" no STF em 2006

Por enquanto, a intenção de Lula é fazer uma nomeação carregada de política para a primeira vaga que precisa preencher no STF (Supremo Tribunal Federal). O lugar fica disponível em janeiro, com a aposentadoria de Carlos Velloso (que completa 70 anos no dia 19 do mês que vem). O escolhido poderá ser um político nato ou alguém de confiança total do presidente da República.

No UOL

Líderes civis acusados de traição na Etiópia

Um tribunal da Etiópia aceitou acusações contra 131 políticos, jornalistas e ativistas por traição e genocídio, enquanto o primeiro-ministro Meles Zenawi continua suprimindo todas as vozes dissidentes no país. Dois defensores do movimento Make Poverty History estão entre os acusados. Daniel Bereket, líder da ONG ActionAid, e Netsanet Demessie, da Organização da Justiça Social na Etiópia, estão sendo processados por duas acusações de traição. Se forem considerados culpados podem ser condenados à prisão perpétua.

No britânico Independent

Juiz veta lei contra videogames violentos

Um juiz federal bloqueou nesta quinta-feira uma nova lei da Califórnia que interditava a venda de jogos violentos a menores. O governador Arnold Schwarzenegger havia assinado a lei do deputado Leland Yee, Democrata, proibindo a venda ou o aluguel de jogos especialmente violentos a menores de 18 anos a menos que houvesse aprovação dos pais. A lei deveria entrar em vigor no dia primeiro de janeiro.

No San Francisco Chronicle

Música: Tracy Chapman









controls="ImageWindow" console="TracyChapman" center="true" autostart="false" shuffle="true" loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://www.about-tracy-chapman.net/vid/beginning.rm">Clique para ver</a>







controls="ControlPanel" console="TracyChapman" center="true" autostart="false"
loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://www.about-tracy-chapman.net/vid/beginning.rm">Clique para ouvir</a>
Tracy Chapman - Begining

quinta-feira, dezembro 22

Microsoft ameçada de multa na Europa

A Comissão européia ameaçou multar a Microsoft em 2.4 milhões de dólares por dia até que a empresa ceda aos rivais mais acesso aos seus sistemas operacionais. Bruxelas disse que a gigante do software havia falhado em conseguir fornecer a informação adequada sobre seus programas de servidor. A Microsoft tem cinco semanas para fornecer a documentação melhorada antes de que as multas diárias sejam impostas.

Na britânica BBC

TV Nasa: notícias do espaço









controls="ImageWindow" console="TVNasa" center="true" autostart="false" shuffle="true" loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://www.nasa.gov/ram/35037main_portal.ram">Clique para ver</a>







controls="ControlPanel" console="TVNasa" center="true" autostart="false"
loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://www.nasa.gov/ram/35037main_portal.ram">Clique para ouvir</a>
TV Nasa

Stardust retorna com poeira de cometa

Durante sete anos agora, a pequena nave vagou pelo sistema solar interior, trabalhando sem defeitos, apesar dos extremos do espaço exterior. Os seus fabricantes chamaram-no Stardust — inspirado em parte por uma canção de Joni Mitchell, em parte pela sua missão. Há dois anos, ela passou pelo rabo de um cometa chamado Selvagem 2, reunindo partículas muito pequenas de gelo e pó que o lançaram a milhares de milhas por hora. Nas primeiras horas do dia 15 de janeiro, a cápsula de regresso da Stardust retornará à atmosfera da Terra a 28.800 milhas por hora. Reduzindo a velocidade pela fricção com o ar e, logo depois, pelo pára-quedas, ela aterrisará no deserto de Utah, no Campo de Provas de Dugway, ao Oeste da Cidade de Salt Lake City.

Na americana ABC

Veículos britânicos serão vigiados

A Grã-Bretanha deve se tornar o primeiro país no mundo em que os movimentos de todos os veículoss nas estradas são registrados. Um novo sistema de vigilância nacional manterá os registros durante pelo menos dois anos. Usando uma rede de câmeras que podem ler automaticamente todas as placas dos que passam, o plano deve construir um enorme banco de dados do movimento de veículos para que a polícia e os serviços de segurança possam analisar qualquer viagem que um motorista fez durante vários anos.

No britânico Independent

Nova-iorquino usa Internet contra greve

Os nova-iorquinos recorreram, nesta quarta-feira, aos mais variados métodos para mobilizar-se usando a internet para pedir carona ou 'desenterrando' suas bicicletas, em meio a uma greve no transporte público que dificultou os negócios e gerou mal-estar antes da folga de fim de ano. "Sou professora da quinta série e preciso chegar a minha classe", dizia um pedido de alguém que queria ir do Bronx até o Brooklyn, na página da internet "www.craigslist.com".

No Globo Online

quarta-feira, dezembro 21

Internet chegou ao bilionésimo usuário

Em algum momento de 2005, calmamente ultrapassamos um marco dramático na história de Internet: o bilionésimo usuário online. Como não temos nenhum registro central de usuários de Internet, não sabemos quem foi aquele usuário, ou quando ele ou ela logaram pela primeira vez. Por meio de estatística, estamos falando provavelmente de uma mulher de 24 anos de Xangai. Segundo as estimativas de Morgan Stanley, 36% dos usuários da Internet estão agora na Ásia e 24% estão na Europa. Só 23% dos usuários estão na América do Norte, onde tudo começou em 1969, quando dois computadores - um em Los Angeles, outro em Palo Alto - foram colocados em rede. A Internet precisou de 36 anos para alcançar o seu primeiro bilhão de usuários. O segundo bilhão acontecerá provavelmente antes de 2015; a maior parte desses novos usuários estarão na Ásia. O terceiro bilhão será mais difícil, e não deve ser alcançado até 2040.

Em Jakob Nielsen's Alertbox

Mães que amamentam vão à luta nos EUA

Foi um daqueles momentos em que as mamães recentes têm medo. Enquanto Lori Rueger fazia compras com sua filha, o bebê "fez ujma cobrança" — precisava ser alimentada. "Quando comecei a voltar ao carro, vi que havia ali uma loja Victoria Secret," disse Rueger. "Sendo uma cliente antigo, eu sabia que eles tinham provadores realmente bonitos. [Pensei:] 'Verei se eles deixam-me usá-lo e poderei comprar pela ajuda e continuar o meu caminho'. Em vez disso, ela disse, disseram-lhe que a amamentação na loja estave contra a política da companhia e foi aconselhada ir a um banheiro próximo, o que ela disse à empregada que não faria. "Eu olhei para ela e disse, 'eu não comeria lá. Você o faria?'

Na americana ABC News

N.R. Nos EUA, em muitos locais as mães são impedidas de amamentar seus filhos, o que gerou um movimento dessas mães. Isso criou até um neologismo: "lactivism" (algo como lacteoativismo).

Elton John formaliza união homossexual

Elton John e David Furnish formalizarão união em uma ceremônia simples no primeiro dia em que o casamento de pesoas de mesmo sexo tornam-se legais na Inglaterra e em Gales. Sir Elton e Furnish - que estão juntos há 11 anos - farão uma festa cheia de astros posteriormente. A Lei de Sociedade Civil permite que parceiros de mesmo sexo obtenham o reconhecimento legal da sua relação.

Na britânica BBC

Bactéria mortal desafia hospitais britânicos

Os hospitais estão não conseguindo controlar uma basctéria mortal que está ligada a um número de mortes três vezes maior que o MRSA. Os fiscais de saúde concluiram que os gerentes do serviço na Inglaterra não estão conseguindo isolar pacientes atingidos pela virulenta Clostridium difficile, uma bactéria responsável por 934 mortes entre 44,500 pacientes infeccionados por ela no ano passado.

No britânico Guardian

Darwin ganha uma na Justiça dos EUA

Um juiz federal americano proibiu, em sentença nesta terça-feira, que professores mencionem a teoria do chamado "projeto inteligente" para explicar a origem da vida nas aulas de biologia das escolas públicas da Pensilvânia. A teoria afirma que o mundo não é resultado da evolução, como defendia Charles Darwin, uma vez que é muito complexo para ser fruto da casualidade, e que este processo se deve a uma "inteligência superior".

No Estadão

Bush ataca senadores e liberdades civis

O presidente Bush disse na segunda-feira que foi "um ato vergonhoso" para alguém revelar que ele permitiu secretamente escuta contra o anti-terrorismo e a interceptação de e-mails sem ordens judiciais e avisou que as audições planejadas pelo congresso sobre as escutas ajudarão os inimigos terroristas da América. Em uma entrevista na Casa Branca, Bush também atacou senadores que impediram a renovação de 16 cláusulas do Patriot Act, que venceriam no dia 31 de dezembro, sobre assuntos de liberdades civis, avisando que "não podemos permitir estar sem esta lei durante um momento único."

No americano San Francisco Chronicle

terça-feira, dezembro 20

Morales Aima vence na Bolívia

Os resultados preliminares das principais cadeias de televisão sobre as eleições na Bolívia, ontem em todo o país, dão até o momento una ampla vitória a Evo Morales Aima, do Movimiento Ao Socialismo (MAS), convertendo-o no virtual presidente dos bolivianos.

No boliviano El Diario

EUA soltam "Dr. Germe" e "Sra. Antrax"

Dois cientistas que participaram dos esforços de Saddam Hussein para desenvolver armas biológicas foram liberados da prisão no Iraque onde eles vinham sido mantidos presos sem acusação durante mais de dois anos e meio. Funcionários não identificados no Iraque, disseram à Asociated Pres ontem que Rihab Taha, apelidado de "doutor Germe", e Huda Salih Ammash, conhecido como "sra. Antrax", estavam entre 25 antigos funcionários seniores do regime de Saddam soltos durante o fim de semana.

No britânico Independent