sábado, novembro 12

Biografias: Graciliano Ramos

Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, filho primogênito dos dezesseis que teriam seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas e das suas que lhe eram aplicadas por seu pai, o que o fez alimentar, desde cedo, a idéia de que todas as relações humanas são regidas pela violência. Em seu livro autobiográfico "Infância", assim se referia a seus pais: "Um homem sério, de testa larga (...), dentes fortes, queixo rijo, fala tremenda; uma senhora enfezada, agressiva, ranzinza (...), olhos maus que em momentos de cólera se inflamavam com um brilho de loucura".

Mais Graciliano Ramos

sexta-feira, novembro 11

Diretor de cinema morre no atentado na Jordânia

O diretor de cinema Moustapha Akkad morreu de complicações causadas pelos ferimentos que sofreu esta semana nos os ataques a hotéis na Jordânia, informaram nesta sexta-feira emissoras de televisão árabes. Um dos poucos diretores árabes conhecidos no Ocidente, Akkad, nascido na Síria, estava hospedado em um dos três hotéis atingidos por terroristas suicidas, em Amã, na quarta-feira, afirmaram a Al-Jazeera e a Al-Arabiya. As explosões mataram ao menos 56 pessoas.

No Globo Online

Biografias: João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, Bahia, em 23 de janeiro de 1941, na casa de seu avô materno, à Rua do Canal, número um, filho primogênito de Maria Felipa Osório Pimentel e Manoel Ribeiro. O casal teria mais dois filhos: Sonia Maria e Manoel. Ao completar dois meses de idade, João muda-se com a família para Aracajú, SE, onde passaria a infância. Em 1947 inicia seus estudos com um professor particular. Seu pai, professor e político, segundo o biografado, não suportava ter um filho analfabeto em casa. Já alfabetizado, em 1948 ingressa no Instituto Ipiranga. A partir daí permaneceria horas trancado na biblioteca de sua casa devorando livros infantis, sobretudo os de Monteiro Lobato. Forçado por seu austero pai, iria se dedicar com afinco aos estudos, procurando ser sempre o primeiro da classe. Sobre essa fase de sua vida leia mais em "Memória de Livros", deliciosa crônica que consta de "Releituras".

Mais João Ubaldo

quinta-feira, novembro 10

Futuro político de Blair agora é incerto

O futuro de Tony Blair e do seu programa de reformas foi colocado em dúvida na noite passada depois que os membros do parlamento o derrotaram na questão das leis anti-terror, infligindo uma derrota severa à sua autoridade. O primeiro-ministro, atingido pela primeira derrota dos trabalhistas na Câmara dos Comuns desde que Blair levou o partido de volta ao poder em 1997, enfrentava a perspectiva de um ano de rebeliões enquanto os legisladores avisaram que o "legado" dos projetos de lei em escolas, hospitais e prosperidade estavam todos ameaçados.

No britânico Times

Lobista cobrou por audiência com Bush

O lobista Jack Abramoff pediu 9 milhões de dólares em 2003 ao presidente Omar Bongo, do Gabão, uma nação do oeste africano, para conseguir uma reunião com o presidente Bush e dirigiu sua remuneração a uma companhia de Maryland agora sob investigação federal, segundo documentos recentemente revelados. O presidente Bongo encontrou-se com o Presidente Bush na Sala Oval da Casa Branca no dia 26 de maio de 2004, 10 meses depois que Abramoff fez a oferta. Não houve evidência ou registro público na época que Abramoff tivesse qualquer papel na organização da reunião ou que tivesse recebido qualquer dinheiro ou um contrato assinado com o Gabão.

No americano New York Times

Curiosidade: nascidos a 10 de novembro

William Hogarth
"Eu achava geralmente que as pessoas que tinham estudado a pintura ao menos eram os melhores juizes dela"
Friedrich von Schiller
"Ousar para estar errado e para sonhar"
Richard Burton
"Se você está para fazer uma bobagem, faça a melhor de todas"
Henry van Dyke
"Jazz: Música inventada por demônios para torturar os imbecis"


Mais nascimentos em Born Today

Baixa popularidade de Bush ajudou democratas

A popularidade em baixa do presidente Bush ajudou a selar a vitória do democrata Timothy M. Kaine na eleição ao governo da Virginia nesta terça-feira, disseram políticos e peritos em opinião pública. "Sabemos que George Bush está nos destruindo," disse o delegado David B. Albo, um republicano que derrotou por pequena margem seu oponente democrata em Fairfax County. "A sua popularidade levou nossos candidatos para baixo. Não há nenhum outro modo de explicá-lo."

No americano Washington Times

Filho de Saro-Wiwa rememora sua morte

Há uma década, o escritor e ativista Ken Saro-Wiwa foi executado pelo governo nigeriano. Seu filho, Ken Wiwa, disse à BBC das suas memórias daquele dia e como ele vê a situação hoje.
"Lembro-me do momento exato em que ele morreu.
Eu estava sentado num restaurante conversando e rindo com amigos quando senti uma breve palpitação no meu peito - parecia que uma conexão vital tinha sido rompida dentro de mim e eu sabia. Calei-me e rememorando eu posso me ver sentado sozinho com os meus pensamentos enquanto todos em volta de mim há risadas e conversas simpáticas na mesa. Era meia-noite em Auckland e meio dia na Nigéria e o meu pai tinha sido enforcado; o seu corpo está em uma cova superficial de areia em uma cabana no bloco dos presos condenados na prisão de Port Harcourt."

Na britânica BBC

Biografias: Jorge Amado

Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna - Bahia. O casal teve mais três filhos: Jofre (1915), Joelson (1920) e James (1922). Com apenas dez meses, vê seu pai ser ferido numa tocaia dentro de sua própria fazenda. No ano seguinte uma epidemia de varíola obriga a família a deixar a fazenda e se estabelecer em Ilhéus. Em 1917 a família muda-se para a Fazenda Taranga, em Itajuípe, onde seu pai volta à lida na lavoura de cacau.

Mais Jorge Amado

quarta-feira, novembro 9

Curiosidade: nascidos a 9 de novembro

Rei George II
"Louco, não é? então espero que ele morda alguns dos meus outros generais"
Ivan Turgenev
"Por mais que o homem rezer, ele reza por um milagre. Cada oração reduz-se a isto — Grande Deus, garanta que duas vezes dois não seja quatro"
Hedy Lamarr
"Qualquer garota pode ser fascinante. Todo que você tem de fazer é ficar imóvel e parecer estúpida"
Carl Sagan
"É interessante observar que enquanto se informa que alguns golfinhos aprenderam o inglês — até cinqüenta palavras usadas no contexto correto — nenhum ser humano aprendeu golfinês"


Mais nascimentos em Born Today

Republicano vence em Nova Iorque

O prefeito de Nova Iorque, o republicano Michael Bloomberg, foi reeleito nesta terça-feira para um segundo mandato como era previsto, depois da campanha política mais cara na História da cidade. Com 95% já apurados, Michael Bloomberg obteve 689.428 votos, 58% do total, 19 pontos acima de seu oponente, o candidato democrata Fernando Ferrer, que tem 461.480 votos, 39%. Esta diferença é levemente superior à que obteve seu antecessor, o popular Rudolph Giuliani, que ganhou a reeleição em 1997 com uma margem de 17 pontos.

No Globo Online

Biografias: Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.

Mais Machado de Assis

Democratas derrotam republicanos nos EUA

Os Democratas impuseram grande derrota nas eleições extras americanas, de Nova Jérsei à Califórnia, pondo a pique o candidato que abraçou o Presidente George W. Bush nos dias finais da campanha a governo da Virginia. Eles também venceram o governador Republicano Arnold Schwarzenegger, que queria limitar o poder dos líderes democratas da Califórnia.

No americano Herald Tribune

Teste instantâneo de HIV já está disponível

Está disponível desde o dia 25 de outubro, no Canadá, o teste que permite verificar se um paciente é HIV-positivo durante visita ao médico. Chamado de Insti HIV, o teste - que só pode ser aplicado por profissionais e requer apenas uma gota de sangue - responde em 60 segundos se o indivíduo testado é soropositivo ou não.

No Mix Brasil

Pistoleiros matam outro advogado no Iraque

Três pistoleiros mascarados num carro em alta velocidade assassinaram nesta terça-feira o segundo advogado, Adel al-Zubeidi, que atua no caso Saddam Hussein, colocando em dúvida a capacidade do Iraque de julgar o ex-ditador e provocando o principal promotor de crimes de guerra a recomendar a transferência do procedimento a outro país árabe. Al-Zubeidi
era advogado do ex-vice presidente Taha Yassin Ramadan e morreu quando balas foram disparadas contra seu carro num bairro sunita de Bagdá ocidental. Os tiros também feriram Thamir al-Khuzaie, representante de outro co-acusado, o meio-irmão de Saddam, Barazan Ibrahim.

No americano Daily Herald

França retoma lei de 50 anos contra distúrbios

A polícia começou a adotar toque de recolher nas áreas amotinadas da França na noite desta terça-feira depois que o presidente Chirac declarou o estado de emergência, aplicando uma lei usada pela última vez nos anos de 1960, numa tentativa de parar a onda de incêndios dos jovens imigrantes. A lei, criada em 1955 para suprimir distúrbios na Argélia, uma colônia francesa na época, autoriza autoridades regionais a declarar toques de recolher, fazer buscas nas casas, proibir reuniões públicas e decretar prisão domiciliar. Quem desobedecer o toque de recolher estará sujeito a detenção de até dois meses durante a emergência, que deve durar12 dias.

Bo britânico Times

terça-feira, novembro 8

Biografias: Erico Verissimo

Erico Lopes Verissimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905, filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo. Em 1909, com menos de 4 anos, vítima de meningite, agravada por uma broncopneumonia, quase vem a falecer. Salva-se graças à interferência do Dr. Olinto de Oliveira, renomado pediatra, que veio de Porto Alegre especialmente para cuidar de seu problema. Inicia seus estudos em 1912, freqüentando, simultaneamente, o Colégio Elementar Venâncio Aires, daquela cidade, e a Aula Mista Particular, da professora Margarida Pardelhas. Nas horas vagas vai o cinema Biógrafo Ideal ou vê passar o tempo na Farmácia Brasileira, de seu pai.

Mais Erico Veríssimo

Curiosidade: nascidos a 8 de novembro

Dorothy Day
"Não me chame de santa. Não quero ser despedida tão facilmente"
Margaret Mitchell
"Meu querido, o mundo pode desculpar praticamente tudo, exceto pessoas que cuidam da sua própria vida"
Christian Barnard
"Se o corredor com um pouco de excesso de peso apenas soubesse quanto teve de correr para perder as calorias de uma fatia de pão, ele poderia achar melhor em termos de gramas por quilômetro ir a uma casa de massagem"
Morley Safer
"As opiniões das crianças são muitas vezes tão válidas quanto as dos professores. Os melhores professores são aqueles que sabem isto"


Mais nascimentos em Born Today

Literatura: o mestre escritor Machado de Assis

Machado de Assis é reconhecido em todo o mundo como um dos maiores escritores em língua portuguesa. Machado De Assis: Reflections on a Brazilian Master Writer (Machado de Assis; Reflexões sobre um mestre escritor brasileiro) é uma publicação disponível na web sobre o criador de Capitu.

Confira no Google

Charge: o pesadelo de Tony Blair



No britânico Guardian

Chine e EUA acordam sobre têxteis

China e Estados Unidos chegaram a um acordo bilateral sobre o espinhoso tema do comércio têxtil que extende até 2008 as limitações às exportações chinesas e fixa um cronograma com quotas de aumento das ventas da China à América. O acordo põe fim a três meses de intensas negociações e durará até o fim das salvaguardas têxteis da China dentro da Organização Mundial do Comercio (OMC).

No argentino Clarín

Mais de mil veículos incendiados na França

A 12ª noite de violência urbana consecutiva na França deixou um total de 1.173 veículos incendiados e 330 pessoas feridas, segundo dados da polícia divulgados nesta terça-feira. Doze policiais ficaram feridos levemente, de acordo com a mesma fonte. Estes números superam os registrados na noite anterior, quando foram incendiados 839 veículos e feitas 186 detenções. A idade média de metade dos garotos presos desde o início da revolta, segundo a polícia francesa, é de apenas 16 anos.

No Estadão

Suprema Corte vê direitos de estrangeiros

Analisando dois casos sobre uma discussão recente entre o Texas e o México, o Suprema Corte dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que decidirá se os tribunais mais baixos podem desrespeitar o direito dos estrangeiros de contatar seus consulados quando são acusados de um crime nos Estados Unidos. Os ministros também disseram que decidirão sobre uma possível objeção ao uso do governo do presidente Bush de tribunais militares para prender suspeitos de terrorismo estrangeiros em um campo da prisão Naval na Baía Guantanamo, em Cuba.

No americano Houston Chronicle

RAI: EUA usaram arma incendiária no Iraque

A televisão estatal italiana RAI transmitiu um documentário que acusa os militares dos Estados Unidos da utilização de bombas de fósforo contra civis na cidade iraquiana de Falluja. No filme, testemunhas oculares e ex-soldados dos EUA que serviram no Iraque disseram que as bombas de fósforo branco foram usadas em áreas construídas na cidade dominada por insurgentes.

Na britânica BBC

Três mortos em acidente com carro presidencial

Um grave acidente com um dos carros da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda-feira, na cidade de Assis, interior de São Paulo, deixou três mortos: o motorista Lourenir Luciano Carneiro; o primeiro sargento do Exército Everaldo Bastos Rodrigues; e o primeiro tenente Vlanderni do Nascimento. O motorista teve um infarto e perdeu o controle do veículo, que se chocou contra um barranco próximo ao Km 442 da rodovia Raposo Tavares.

No Globo Online

Controle da Internet opõe EUA a outros países

Quando centenas de milhões de pessoas no mundo entram na Internet todo dia para fazer compras, conversar, verificar seus investimentos, resultados esportivos ou pesquisar tarefas domésticas, a última coisa em que pensam é no trabalho sutil e enfadonho mas vital na Web. Mas o controle interno - como nomes de domínio do tipo pontocom, os endereços numéricos que a maior parte dos usuários nunca vêem e a manutenção de arquivos que corretamente fazem o roteamento do tráfego da Internet - está no âmago de uma discussão internacional que queima lentamente. Ela coloca muitos governos estrangeiros contra os Estados Unidos, a casa da Internet e de uma companhia não-lucrativa do governo, baseada em Marina Del Rey (Los Angeles) que executa o trabalho que gerou o crescimento explosivo da Internet.

No americano San Francisco Chronicle

Austrália detém suspeitos de terrorismo

A polícia deteve 17 suspeitos de terrorismo nas duas maiores cidades da Austrália nesta terça-feira em operações que, segundo as autoridades, desbaratou uma conspiração para executar um ataque terrorista catastrófico. Um clérigo muçulmano radical conhecido por louvar Osama bin Laden foi acusado idealizar a conspiração.

No britânico Independent

segunda-feira, novembro 7

Charge: Sinfrônio e o churrasco em Brasília

Massacre no Egito há quatro mil anos

Arqueólogos começaram resolver a história de um massacre misterioso há mais de quatro mil anos na antiga cidade real de Mendes, que floresceu durante 20 séculos numa elevação que contempla do alto os campos verdes e pântanos de papiro do delta de Nilo ao norte do Cairo. Donald Redford da Universidade da Pensilvânia tinha começado a escavar as fundações de um enorme templo ligado a Rameses II, o faraó tradicionalmente ligado à história bíblica de Moisés, quando encontrou uma estrutura anterior, destruída pelo fogo, e evidência de um terrível episódio de morte no Nilo, disse Redford numa conferência na Academia Bloomsbury em Londres neste sábado.

No britânico Guardian

Nave japonesa vai colher amostra de asteróide

Como um beija-flor que paira por cima de uma flor tentadora, uma pequena nave espacial japonesa está posicionada para aterrissar nos próximos dias na superfície de um asteróide a mais de 180 milhões de milhas de distância, levantar uma pequena nuvem de poeira e coletar uma amostra. Se não houver problemas, Hayabusa, "Falcão", em português, deve realizar duas ou três manobras de tocar-e-sair do Itokawa, para logo voltar à Terra com um décimo de uma onça da poeira do asteróide.

No americano Washington Post

Bush ressaltou liderança brasileira

Nas três reuniões públicas que manteve na capital brasileira, onde chegou desde Mar del Plata no sábado à noite, George W. Bush enfatizou a liderança regional e até mundial do Brasil. Destacou que aos Estados Unidos "convém trabalhar com o maior país da região. Também se referiu de maneira indireta aos problemas que passou na Argentina. Assinalou que "há uma visião que busca fazer retroceder o progresso democrático das últimas duas décadas, colocando vizinho contra vizinho e acusando aos desmais por seus fracassos".

No argentino Clarín