sexta-feira, setembro 23

Austrália: pressão por urânio

O Partido de Trabalho enfrenta a pressão de uma das maiores uniões da Austrália para derrubar a proibição de 20 anos de novas minas de urânio. Em comentários que dividem o movimento trabalhista, o presidente da União Australiana dos Trabalhadores, Bill Ludwig, conclamou em Queensland o primeiro-ministro trabalhista, Peter Beattie, a permitir a criação de depósitos de urânio no estado. "Penso que devemos ter um debate prático sobre isto e não um emocional," declarou Ludwig".

No Australian

Mauritânia: beleza nas mulheres gordas

Mariem Sow era uma menina quando sua irmã Zeinabou sufocou e morreu em frente dela enquanto era alimentada à força com leite de camelo por um escravo da família. Espancada caso se recusasse a engolir a dieta rica de leite adoçado e mingau de cereal, Zeinabou foi uma de muitas meninas mauritanas forçadas a engordar por causa de uma crença antiga de que as mulheres gordas tornam-se esposas mais desejáveis. Na Mauritânia, o padrão de beleza das mulheres é o da gordura.

No sul-africano Independent

Furacões e aquecimento global

Os furacões super-poderosos que agora cartigam os Estados Unidos são a evidência do aquecimento global, afirma um dos principais cientistas britânicos, sir John Lawton, presidente da Comissão Real sobre Poluição Ambiental. A violência crescente de tempestades como Katrina, que submergiu Nova Orleans, e Rita, agora ameaçando o Texas, é muito provavelmente, segundo Lawton, causada por alterações climáticas.

No britânico Independent

Padres gays rejeitados pelo Vaticano

A informação de que documento a ser lançado pelo Vaticano sinalizará que homossexuais são mal acolhidos em seminários católicos romanos, mesmo se forem celibatários, desolou o clero gay americano — e levantou dúvidas entre conservadores sobre se uma proibição total pode ser conseguida. Um funcionário de Vaticano, que falou na condição de anônimo porque o documento não foi lançado, disse nesta quinta-feira que a "instrução" a ser apresentada pela Congregação de Educação Católica do Vaticano reafirmará a crença da igreja que os homossexuais não devem ser ordenados.

No americano Daily Herald

Suspeito preso em aeroporto

A polícia usou uma arma de taser para deter um homem segundo a Lei Antiterrorismo e executou uma explosão controlada no Aeroporto de Manchester. Os policiais foram chamados ao aeroporto depois de informes de que um homem tinha sido visto atuando suspeitosamente na área em frente ao hangar onde os aviões são estacionados.

Na britânica BBC News

Reis do Blues: Bo Diddley

Bo Didley emplacou poucos sucessos nos anos 1950 e no início dos 60, mas como ele mesmo cantou, "Você não Pode Julgar um Livro Por Sua Capa". Você não pode julgar um artista pelo seu êxito num gráfico. Diddley, cujo nome verdadeiro era Ellas Bates, produziu a maior e mais influente música de sua época, além uma mão cheia dos melhores primeiros roqueiros. A batida de Bo Diddley - bomp, ba-bomp-bomp, bomp-bomp - é a base da cadência do rock & roll, aparecendo no trabalho de Buddy Holly e dos Rolling Stones.

Confira na Rádio Manduca o melhor do Blues de Bo Diddley:


Mais sobre Bo Diddley em mp3.com

quinta-feira, setembro 22

Rita: Redução no refino de petróleo


Imagem do satélite NOAA do Furacão Rita tomada às 3h45 p.m. EDT no dia 21 de Setembro de 2005, sobre o Golfo do México. Na Reuters

Aquecimento global: Rumo ao desastre?

As temperaturas mundiais crescentes podem causar um aumento significante de doenças através da Ásia e nações das ilhas do Pacífico, levando a conflitos e deixando centenas de milhões de pessoas deslocadas, informa relatório divulgado nesta quinta-feira pela Associação Médica Australiana (AMA) e Fundação Australiana de Conservação, os principais grupos nas áreas médica e ambiental do país. O aquecimento global em 2100 também pode levar a mais secas, inundações e tufões, e aumentar a incidência da malária, dengue e cólera, informa o relatório do impacto de saúde de temperaturas crescentes.

Na americana ABC News

Bo Diddley: um dos reis do blues

Seu verdadeiro nome é Ellas Bates, nascido em 30 de dezembro de 1928, em McComb, Mississippi, nos Estados Unidos. Cedo adota o sobrenome McDaniel, da tia que o criou, Gussie McDaniel, com quem se mudou em princípios dos anos 30 para a cidade de Chicago, o berço do R&B, onde bebeu musicalmente de personagens como o grande Muddy Waters ou do não menos genial Little Walter. Nesta sexta-feira, Blogmultimeios e Rádio Manduca vão apresentar um especial com o melhor da música de Bo Diddley. Não perca!

Para saber mais sobre Bo Diddley

Sony vai demitir 10 mil

A Sony informou nesta quinta-feira que cortará aproximadamente 10 mil empregos, fechará 11 fábricas e encolherá ou encerrará 15 operações não lucrativas, em uma proposta de reestruturação ambiciosa para tentar reanimar a cambaleante empresa de eletrônica. O plano de reestruturação, que reduzirá a mão-de-obra global da Sony em 6%, ocorre sob a nova liderança de seu principal executivo, Howard Stringer, um cidadão com nacionalidade britânica e americana, eleito em março como o primeiro dirigente estrangeiro da companhia de eletrônica e entretenimento japonesa.

No americano USA Today

Argentinos perdidos na Antártica

Três membros da equipe de resgate do Exército desceram nesta quarta-feira a uma fenda na Antártica para localizar o biólogo da Universidade de Luján, Agusto Thibaud, e o marinheiro Teófilo González, perdidos num buraco de gelo desde sábado, quando caíram com uma mototocicleta. A equipe desceu 130 metros — "é um labirinto", disseram — e não encontraram nenhum sinal. Por isso, no comando montado no quebra-gelo "Almirante Irízar" se perguntavam ontem à noite como prosseguir. Haverá uma reanálise da estratégia.

No argentino Clarín

Más notícias sobre efeito estufa

Um novo estudo mostra que, durante a onda de calor de 2003, as fábricas européias produziram mais dióxido de carbono do que absorveram da atmosfera. Produziram quase um décimo do total produzido pela queima global de combustíveis fósseis. O estudo mostra ainda que os ecossistemas que atualmente absorvem CO2 da atmosfera no futuro podem passar a produzi-lo, aumentando o efeito de estufa.

Na britânica BBC News

Nordestino: cofre-forte de Severino

Rita: segunda chance para os políticos

Enquanto um furacão poderoso aproxima-se da costa, o prefeito pede que os moradores evacuem a cidade, o governador prepara a Guarda Nacional e o presidente jura uma resposta federal rápida. Os políticos estão revendo nos roteiros pré-Katrina como devem se preparar para o Rita — uma não bem-vinda segunda chance para fazê-lo direito. O público tem toda razão de estar cético quando funcionários federais, estaduais e municipais prometem não repetir erros fatais cometidos após a passagem do furacão Katrina.

No americano Daily Herald

Escova de dentes de 300 anos

A escova de dentes mais antiga da Europa, que data de 300 anos atrás, é a peça mais curiosa da nova exposição que será inaugurada na sexta-feira no museu de arqueologia de Herne, na Renânia do Norte-Westfalia (oeste). O utensílio é feito de osso e foi descoberto durante escavações arqueológicas em um antigo hospital municipal de Minden (oeste).

No brasileiro UOL Crianças

Reunião informal sobre Kioto

Trinta e nove países encontram-se, nesta quinta-feira, 22, informalmente, em Otawa, Canadá, para tentar desminar o terreno sobre o "depois de Kioto ", o dossiê mais explosivo da próxima conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, prevista para acontecer entre os dias 28 de novembro e 9 de Dezembro, em Montreal. A reunião informal, que deve terminar ao meio-dia deste sábado, é particular e não foi divulgada à imprensa.

No francês Le Monde

Kojak: a volta do tenente Theo

O ITV está apostando suas esperanças em uma nova versão da série Kojak, um sucesso da televisão, nos anos 1970, com Telly Savallas, para atrair espectadores masculinos esquivos a um novo canal digital. Pesquisa conduzida pela ITV mostrou que os homens mais jovens não estão sintonizando mais o canal ITV1.

No britânico Independent
Mais sobre Kojak em Timvp

JetBlue 292: Espetáculo da mídia

Um mau funcionamento do trem de aterrissagem num avião lotado da JetBlue transformou um vôo costa-a-costa de rotina em uma provação de três horas para 145 passageiros e membros da tripulação nesta quarta-feira, enquanto os pilotos repetidamente circulavam nos céus da Califórnia antes de fazer pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Los Angeles. O vôo JetBlue 292 transformou-se num espetáculo nacional, com as estações de televisão transmitindo imagens ao vivo do jato avariado. Em uma reação que alguns descreveram como grotesca, os próprios passageiros avidamente viam os noticiários nas TVs do avião.

No americano Los Angeles Times

Tráfico de crianças haitianas

No dia de mercado em Dajabón, uma barulhenta cidade dominicana na fronteira com o Haiti, você pode encontrar muitas barganhas se souber onde buscar. Pode pechinchar o preço de um frango vivo a 40 pesos (72p); disputar 10 libras de macarrão por 60 a 50 pesos; e, com algumas perguntas discretas, comprar uma criança haitiana pelo equivalente a 54,22 libras esterlinas. "Basta perguntar pela cidade," diz Hilda Pe-a, que controla passagens de fronteira do Serviço Jesuíta de Refugiados. "A gente sabe quem são os traficantes de pessoas. Basta dizer que tipo de criança está procurando e eles podem trazer o que você quer."

No britânico Guardian

Negócio de Terceiro Mundo

O escritório de Sami Abdel-Shafi tem uma escrivaninha de madeira pesada, telefone celular, mobília confortável e uma conexão de Internet de alta velocidade. Mas quando ele acendeu a luz nada aconteceu. "Não temos energia desde 9 horas," explicou. "Esta é uma situação muito comum em Gaza. Deixe-me desligar meu computador portátil para economiar a bateria". Não é fácil ter um negócio com uma estrutura de terceiro mundo.

No americano San Francisco Chronicle

Reis do Blues: B. B. King

Universalmente saudado como o rei do Blues, o lendário King é, sem dúvida, o mais importante guitarrista elétrico da metade do século 20. Um solo de guitarra de blues contemporâneo sem pelo menos um par de notas inspiradas em King é quase inimaginável. Ele é ainda um cantor extremamente confiante, capaz de tirar cada nuança de uma letra de música, e ainda por cima colocou sua mão em muitas e improváveis canções. Alguém se lembra de sua versão para "Love Me Tender"?.

Confira na Rádio Manduca o melhor do Blues de B. B. King:


Mais sobre B.B. King em mp3.com

quarta-feira, setembro 21

Imagens do Brasil


A mudança de Gore Vidal

Às vésperas de fazer 80 anos, Gore Vidal - aristocrata, intelectual e prolífico romancista, dramaturgo e ensaísta - continua sendo franco. Fala sobre a corrupção na administração Bush, seu radicalismo contínuo e dos benefícios de falar sem papas na língua. A vista é atordoante, mas enquanto você percorre o caminho entre a aldeia de Ravello e a casa de Gore Vidal, tudo que você pode pensar é: como diabos os homens da mudança vão conseguir retirar suas tralhas? Ele viveu aqui, a uma hora de distância de Nápoles, durante 32 anos, acumulando 5.000 livros e o tipo da mobília que pode caber em sua velha mansão.

No britânico Guardian

Meu pirão primeiro!

O governador republicano Arnold Schwarzenegger disse nesta terça-feira que quer que o Presidente Bush atrase uma visita à Califórnia, em outubro, para angariar fundos, porque teme que Bush extraia grandes doações que Schwarzenegger precisa para ajudar nas eleições especiais de 8 de novembro. "Nos dois próximos meses, seria melhor se somente nós fizéssemos a angariação de fundos," disse Schwarzenegger.

No americano San Francisco Chronicle

Reis do Blues: Bessie Smith

A primeira e principal cantora de blues e jazz do disco e uma das mais poderosos de todos os tempos, Bessie Smith recebeu, com justiça, o título de "Imperatriz do Blues". Mesmo nos seus primeiros discos, em 1923, sua voz apaixonada superou a precariedade do registro fomográfico de então e ainda encanta facilmente aos ouvintes de hoje (o que não é verdadeiro para nenhum outro cantor daquele primeiro período). Quando o Blues estava na moda e os vocalistas eram chamados "cantores de Blues", Bessie Smith simplesmente não tinha competidores.

Confira na Rádio Manduca o melhor do Blues de Bessie Smith:


Mais sobre Bessie Smith em mp3.com

Volta pra casa destruída

Cerca de 1.500 famílias iraquianas deslocadas voltaram à cidade de Talafar, do norte do país, depois que as forças da coalizão encerraram uma operação para derrotar insurgentes que se escondiam lá, mas as pessoas disseram, no regresso, que dezenas de suas casas tinham sido totalmente destruídas. A Cruz Vermelha iraquiana disse nesta terça-feira que apesar do retorno, milhares de pessoas deslocadas ainda vivem em campos que sobrevivem com a ajuda de várias organizações humanitárias.

No Irin News, da ONU

Paz à vista entre Coréia e Japão

A declaração conjunta de seis países, nesta segunda-feira, na qual Pyongyang prometeu abandonar programas nucleares, incluiu a promessa da Coréia Norte de tomar medidas em direção à normalização das relações com o Japão. "É muito importante que ganhássemos a compreensão de todas as nações na importância de resolver questões pendentes entre o Japão e a Coréia Norte," disse Kenichiro Sasae, chefe da delegação japonesa nas conversações.

No japonês Asahi Shimbun, em inglês

Esterilização na China

Vários funcionários de saúde foram detidos na província de Shandong, no Leste da China, depois que autoridades admitiram que tinham forçado mulheres a abortar ou sofrer esterilização. Fontes na cidade de Linyi e nas comarcas vizinhas alegam que até 120 mil mulheres tenham sido coagidas e que algumass delas estavam no nono mês de gravidez.

No britânico Independent

Lições do Katrina

Laura Bush, ex-professora de cidade do interior, diz que o furacão Katrina pode ter um revestimento de prata se ele força a nação a responder “de um modo diferente” à pobreza difícil e aos problemas raciais. “Uma grande porcentagem da nossa população provavelmente não sabe como as cidades interioranas se parecem realmente,” disse a primeira-dama nesta terça-feira.

No americano Daily Herald

De volta pra casa...

terça-feira, setembro 20

Instrumentos de Tomzé

Os instrumentos do baiano Tomzé ganharam o mundo. Na França, neste vídeo, ele apresenta o buzinório, com áudio em português e tradução para o francês:








Em Mondomix

Longevidade no esporte

A alguém pouco familiarizado com o esporte, a vitória de Karch Kiraly no torneio de Profissionais de Voleibol da Associação de Praia de Huntington, neste Verão, contra os melhores jogadores do país, poderia ter relembrado um momento de Roger Clemens. Kiraly tem, afinal de contas, 44 anos, preparando-se para chegar aos 45 em novembro. Mas, para entender o significado da vitória, lembre de Lance Armstrong ganhando outra Tour de France — em 11 anos de participação; Andre Agassi vencendo um torneio - em nove; Jerry Rice, que não se aposenta e continua jogando o Pro Bowl — em dois. Eles estão entre o melhor nos seus esportes, e todos eles desafiam a idade. Mas não como Kiraly.

No americano Los Angeles Times

Davi contra Golias

Advogados que representam aproximadamente 116 mil empregados da ativa e aposentados da Wal-Mart Stores Inc da Califórnia disseram a um júri nesta segunda-feira que o maior varejista do mundo sistematicamente e ilegalmente negou intervalos de almoço de funcionários. O processo na Corte do Tribunal Superior de Alameda está entre aproximadamente 40 casos que em todo o país alegam violações no local de trabalho contra o Wal-Mart e o primeiro a ir a julgamento. O Wal-Mart, que ganhou 10 bilhões de dólares no ano passado, tem também um processo no Colorado, de 50 milhões de dólares, que contém alegações semelhantes à ação de classe da Califórnia. A companhia também é acusada de pagar mais aos homens que às mulheres em um processo federal pendente no tribunal federal de São Francisco.

Na americana ABC

Polícia rouba ladrão?

Pelo menos 59 policiais federais foram afastados de suas funções após o desaparecimento, nesta segunda-feira, de mais de 2 milhões de reais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que funciona na Superintendência da PF no Rio de Janeiro. O dinheiro foi apreendido na semana passada durante a Operação Caravelas, que desmantelou uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que exportava cocaína dentro de carne congelada.

No brasileiro UOL

Iraque: guerra civil

A agitação contra tropas britânicas em Basra mostra que o Iraque está se movendo em direção à guerra civil, diz o líder liberal Charles Kennedy.
Para ele, o mais preocupante foi o "esgotamento evidente da confiança" entre forças de segurança britânicas e iraquianas.

Na britânica BBC

Bush x Coréia

Morreu o caçador de nazistas

Simon Wiesenthal, sobrevivente do holocausto e o maiss famoso "caçador de nazistas" depois da Segunda Guerra Mundial, morreu nesta terça-feira em sua casa, em Viena, aos 96 anos. A informação é do Centro Wiesenthal, na capital austríaca, que não precisou a causa da morte. Wiesenthal nasceu em 31 de dezembro de 1908.

No argentino Clarín

Violência na fronteira

Paramilitares colombianos e guerrilheiros das FARC estão executando raptos, extorsão e venda de proteção enquanto se infiltram em Urena e outras comunidades perto da fronteira da Venezuela, informam moradores e funcionários. "Há cada vez mais FARC em Apure e em Tachira (dois estados da fronteira ocidental da Venezuela) presentes nas comunidades, e eles estão recrutando," disse Virginia Trimarco, representante regional do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

No americano Washington Times

Vale-tudo no Iraque

Tropas britânicas usaram tanques na noite desta segunda-feira para derrubar as paredes de uma prisão na cidade iraquiana de Basra e libertar dois soldados britânicos disfarçados que foram presos durante o dia pela polícia local. Um funcionário do Ministério do Interior iraquiano disse que meia dúzia de tanques tinha atacado a cadeia e tropas de assalto libertaram os dois soldados. O governador de Basra condenou "a agressão selvagem" das forças britânicas.

No britânico Guardian

Reis do Blues: Albert King

Albert King
Albert King é o "Rei do Blues" e, embora não considere o título, outra lenda, B.B. King, concorda. Junto com B.B. e Freddie King, Albert King é uma das principais influências do Blues e dos guitarristas. Sem ele, a música moderna seria diferente - seu estilo influenciou tanto músicos de blues negros como brancos, de Otis Rush e Robert Cray a Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan. Enquanto quase todos os guitaristas de blues modernos raramente tocam por muito tempo sem cair em um clichê de B.B. King, Albert King nunca o faz - ele tem seu próprio estilo e o tom único desde o começo.

Confira na Rádio Manduca o melhor do Blues de Albert King:


Mais sobre Albert King em mp3.com

segunda-feira, setembro 19

Rádio Manduca: Música de A a Z

A Rádio manduca está apresentando música ao vivo de qualidade. Não perca.






loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">

Clique ">" para ouvir

domingo, setembro 18

Rádio Manduca: Música de A a Z

A Rádio manduca está apresentando música ao vivo de qualidade. Não perca.






loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">

Clique ">" para ouvir