sexta-feira, outubro 28

Economia americana cresce 3,8 por cento

A atividade econômica expandiu-se a uma taxa anual de 3,8 por cento no terceiro trimestre deste ano, o que demonsra a forma da economia americana mesmo depois de enfrentar as forças destrutivas do furacões Katrina e Rita. O último relatório da performance econômica do país, divulgado pelo Departamento de Comércio nesta sexta-feira, marcou ainda uma melhoria em relação aos 3,3 por cento de crescimento registrados no segundo trimestre.

No americano New York Times

Dólar tem alta recorde na Argentina

A cotação do dólar continuou sua escalada de alta nesta quinta-feira ao encerrar o dia a uma média de $ 3,03 na modalidade de pequenas vendas, um valor que não alcançava desde agosto do ano passado, com o que já acumula um aumento de 11 centavos no mês, um incremento que, se permanecer, poderia causar impacto nos preços. A preocupação que o brusco ajuste gera - depois de um longo período de estabilidade ou baixa - está refletida na opinião de alguns economistas consultados, que reclamaram do Banco Central (BCRA) sinais que permitam conter a escalada por causa do perigo de um repique inflacionário.

No argentino La Nacion

Zorro: super-herói que já dura 86 anos

Talvez seja o modo como ele segura uma espada — ou a maneira como age com as mulheres — mas Zorro nunca foi enfadonho para o cinema ou a televisão. Enquanto "A Lenda do Zorro," com Antonio Banderas no papel principal, estréia nos cinemas de todo o país nesta quinta-feira, é difícil acreditar que o mascarado valentão da marca do Z capturou manteve cativos entusiastas do super-herói durante 86 anos. Como comprovam os 94,1 milhões de dólares em vendas de ingressos nos Estados Unidos para "A Máscara do Zorro", em 1998, e o burburinho em volta da sua continuação — Zorro ainda consegue fincar um lugar nos corações das pessoas.

Na amaricana ABC

Charge: Sinfônio e o duelo em Brasília

Valério e Delúblio chantageiam governo e PT

O publicitário Marcos Valério e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares estão chantageando o governo e o PT. Enviaram recados pedindo dinheiro para não revelar supostos fatos novos que levariam a crise política a se agravar novamente no aspecto investigativo. No político, já anda alta a temperatura entre PT e PSDB devido às eleições de 2006.

Na Folha Online

Aquecimento global: calor no Reino Unido

Os que gostam de sol tomaram de assalto a praia de Brightom às centenas ontem, quando a temperatura bateu em 18.1 graus centígrados. Em Kinlochewe, na costa noroeste da Escócia, chegou aos 22.4 graus. A apenas quatro dias do Hallowe'en, a Grã-Bretanha está aproveitando o mais quente 27 de Outubro desde que os registros começaram, em 1880. Enquanto o Reino Unido aquece-se, parece grosseiro buscar uma explicação. Mas nesses dias, à sombra do aquecimento global, as temeperaturas extremas vêm com um aviso cuidados com a saúde. Por que está tão quente? Os peritos em clima explicaram que a mini-onda de calor foi o resultado de uma grande área da alta pressão em cima da do sudeste da Europa e baixa pressão ao Oeste da Irlanda.

No britânico Independent

Ensaio: Imagens do Iraque ocupado







controls="ImageWindow" center="true" autostart="true"
loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/smil/fotos-iraq.smil">Clique para ouvir</a>

No San Francisco Chronicle

Bush enfrenta pior semana em 5 anos

A presidência de George Bush bateu embaixo nesta quinta-feira quando a pessoa nomeada para a Suprema Corte, Harriet Miers, foi forçada a desistir da candidatura por causa da resistência esmagadora dentro do próprio partido de Bush. A rejeição embaraçosa da ex-advogada pessoal do presidente e conselheira da Casa Branca, apesar do seu apoio entusiástico, ajudou a fazer desta semana provavelmente a pior dos seus cinco anos no poder.

No britânico Guardian

quinta-feira, outubro 27

Universo fantástico: galáxia do Girino


A Galáxia do Girino
A visão pancromática infravermelha ótica da Galáxia do Girino (UGC10214), o resultado de uma interação galáxia-galáxia que esticou o braço em espiral exterior em um rabo parecido com o de um girino longo. A imagem é uma combinação composta de oito bandas de SWIRE (ordenada do azul às cores vermelhas): U-banda (0.348 µ m), g-banda (0.485 µ m), r-banda (0.624 µ m), i-banda (0.774 µ m), IRAC-1 (3.6 µ m), IRAC-2 (4.5 µ m), IRAC-4 (8.0 µ m) e MIPS-1 (24 µ m).

No site do Spitzer

Negligência no ataque de 93 às torres

Um júri de Manhattan disse ontem que a Autoridade do Porto de Nova Iorque e Nova Jérsei foi negligente em salvaguardar o World Trade Center antes do primeiro ataque do terror às torres gêmeas, a explosão de bombas em 1993 que matou seis pessoas e feriu mil.

No americano New York Times

Americanos voltarão a voar na russa Soyuz

O Congresso americano aprovou nesta quarta-feira uma permissão para que astronautas dos Estados Unidos voassem na nave espacial russa Soyuz até o final de 2011 num movimento para prevenir a possibilidade de que os Estados Unidos perderiam acesso à estação espacial internacional. A nova lei altera o ato Iraniano de Não-Proliferação, de 2000, que proíbe o uso da maior parte da tecnologia e know-how espacial russo enquanto a Rússia estiver exportando tecnologia nuclear e de mísseis ao Irã.

No americano Washington Post

Ex-craque George Best luta pela vida

George Best, uma lenda do futebol, teve sua condição de saúde deteriorada e agora está lutando por sua vida. Ex-Manchester United e estrela da Irlanda do Norte, está seriamente doente mas estável, segundo seu consultor, professor Roger Williams. Best está sofrendo de uma infecção no pulmão e tem uma hemorragia interna. Aos 59 anos, já passou três semanas no Hospital Cromwell em Londres e fez um transplante de fígado em 2002 depois de problemas com álcool famosos.

Na britânica BBC

Bush pai fala do trabalho com Clinton

O ex-presidente George H.W. Bush relembrou sua vida política nesta terça-feira em um jantar na universidade e disse que gostou de trabalhar com o ex-presidente Clinton. “Quem teria pensado que eu estaria trabalhando com Bill Clinton, entre tantas pessoas?” disse Bush, um Republicano que se agrupou com o Democrata neste ano para levantar dinheiro para as vítimas da tsunami no Oceano Índio e para o furacão Katrina. “Não entramos em muitas diferenças em questões políticas,” disse Bush. “Foi uma experiência que abriu os olhos e agradável para mim trabalhar com ele em algo realmente apolítico.”

No americano Daily Herald

Charge: Sinfrônio e as 7 vidas do gato

Casal real terá jantar de gala em Washington

Há duas décadas, o Príncipe de Gales e a sua jovem e fascinante noiva conquistaram os Estados Unidos. Na próxima semana, Charles volta - desta vez com Camilla. Que tipo de boas-vindas o par real pode esperar? Kitty Kelley, cujo livro sobre os Windsors foi considerado demasiado sensacional para publicar na Grã-Bretanha, diz que pelo menos americano proeminente estará contente de os ver (N.R.: uma referência ao presidente Bush). Diana reinava na cultura americana, obcecada pelas celebridades. Os americanos ficaram pasmados pela novela real de seu matrimônio com o príncipe.

No britânico Guardian

quarta-feira, outubro 26

Slideshow: Bahia de todas as imagens

Foto:Marcos Venancio

Vídeo: Neil Young canta Helpless

Helpless






type="audio/x-pn-realaudio-plugin" plugispage="http://www.real.com/player/" console="JoeCocker" controls="ImageWindow,ControlPanel"
height=260 width=320 autostart=false nologo=true nojava=true maintainaspect=true align="top">


Em www.bporch.net/broadcast.htm

Lei contra o fumo adiada na Inglaterra

Na Inglaterra, a secretária de saúde Patricia Hewitt foi forçada, na noite desta segunda-feira, a adiar um projeto de lei já acordado para banir o fumo em vários lugares públicos, depois de uma cisão caótica e cada vez maior dentro no gabinete. Depois de um dia de briefings contrários, Hewitt teve de aceitar que um acordo dentro do comitê de assuntos doméstico do gabinete era impossível. O acordo feito anteriormente teria interditado o fumo em todos os locais de trabalho, restaurantes e bares que servem comida. Outros bares podem permitir, mas só em salas reservadas; e fumar só seria permitido em clubes privados.

No britânico Guardian

Iraque: 2 mil americanos já morreram

Sargento Anthony G. O Jones, recém-saído do avião vindo do Iraque e com um sorriso travesso no rosto, correu sem aviso para o quarto de hospital na Georgia onde sua esposa estava, somente horas depois de ela ter dado à luz a seu segundo filho. Durante duas semanas de maio, o sargento Jones namorou seu bebê e colocou toda atenção a sua esposa. Mas ele também cuidou dos negócios inacabados, vendendo sua pickup para retirar um empréstimo, pagando contas, convidando família e amigos. "Quero viver nesta semana como se fosse a última", disse a sua esposa. Três semanas depois, no dia 14 de Junho, o sargento Jones foi morto por uma bomba á margem da estrada em Bagdá em sua terceira viagem numa guerra que não tem ainda três anos. Ele tinha 25 anos. Até agora foram 2 mil mortes de americanos.

Animais: Roma proíbe aquários pequenos

A cidade de Roma proibiu os aquários pequenos para peixes que, segundo os ativistas pelos direitos dos animais, são cruéis, e tornou obrigatório o passeio regular com cães na capital italiana, disse o conselho municipal na terça-feira. O clássico aquário de peixes esférico foi banido sob uma nova lei que também proíbe que peixes ou outros animais pequenos sejam dados de brinde. A proibição entrou em vigor depois da aprovação de uma lei nacional, que condena à prisão quem abandonar seu cão ou gato.

No UOL

Harry Potter: jovens atores sob os holofotes

Já faz cinco anos desde que um grupo de três atores desconhecidos foi lançado como os jovens bruxos Harry, Ron e Hermione. Apesar do último filme apresentar atores estelares, como Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman e Dame Maggie Smith, é o elenco jovem que foi à luta na divulgação do filme.

Na britânica BBC

Jornais americanos denunciam Dick Cheney

O vice-presidente americano Dick Cheney sofreu nesta segunda-feira um duplo revés e está perto de ser processado. Por um lado, o diário Washington Post revelou que o número dois do governo de Bush concebeu um plano para que a CIA fique isenta da proibição de torturar, que o Congresso do Estados Unidos está por aprovar. Por outro, o New York Times denunciou que foi Cheney quem revelou o nome de uma agente da CIA que logo vazou à imprensa, um ato que nos Estados Unidos é considerado crime e pelo qual pode ser processado.

No argentino Clarín

Gripe aviária deve chegar à América em 2006

A migração sazonal que é normalmente uma das maravilhas da natureza está se tornando algo assustador com a gripe aviária alastrando-se pelos continentes por intermédio de pássaros selvagens. Biólogos no Alasca e Canadá que estiveram monitorando pássaros migratórios dizem que os pássaros podem trazer o vírus à América Norte no próximo ano.

No americano Washington Times

Preços do ouro sobem no mercado

A febre do ouro conseguiu níveis recordes no mundo inteiro quando a Índia e a China juntam-se às nações desenvolvidas na exigência de mais jóias. Com base nesta onda, os preços do metal conseguiram um 17º ano de crescimento e ontem subiram 7,70 dólares (4.30 libras esterlinas) chegando a mais de 474 dólares por onça. Mas as reservas mundiais de ouro são microscópicas e os custos ambientais da extração são muito grandes.

No britânico Independent

Reis do Blues: Johnny Winter

O guitarista de Blues Johny Winter tornou-se uma estrela no final dos anos 60 e início dos 70. Desde então, confirmou sua reputação trabalhando com Muddy Waters e continuando a tocar Blues, apesar da moda. Nascido em Beaumont, Texas, Winter formou sua primeira banda com 14 anos, junto com seu irmão Edgar, e passou a juventude em estúdios de gravação, tocando singles regionais, e em bares tocando Blues. Sua descoberta em um nível nacional veio via um artigo na revista Rolling Stones, em 1968, que o levou a contratos com o proprietário do New York Club,Steve Paul, e a gravadora Columbia. Com o Real Player, ouça Johnny Winter em clássicos como Gangster of Love.


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://manduca.no-ip.info/radio/playlists/johnny-winter.rt">Clique aqui para ouvir</a>


Mais Johnny Winter em mp3.com

Charge: Sinfrônio e a crise dos tucanos

terça-feira, outubro 25

Mulheres poderão subir ao trono japonês

Uma comissão do governo japonês que estuda a lei de sucessão imperial deve propor que as mulheres possam subir ao trono do Crisântemo, informou um relatório nesta terça-feira. O grupo esteve reunido durante meses para discutir a questão da sucessão e fez recomendações de que uma falta de herdeiros masculinos pode provocar uma crise a menos que a Lei da Casa Imperial seja modificada.

No americano International Herald Tribune

Al-Zarkawi: a história do ícone da al-Qaeda


Esta é a história de um homem que partiu para libertar a sua gente da escravidão e pecado. É a história de um festeiro e bebedor que encontrou força na crença em Deus e se colocou ao lado dela de agora em diante contra todos os incrédulos. É uma história sem fim previsível, porque mesmo se ele morresse hoje, o mundo ainda teria de lutar muito tempo contra seu herdeiro.Esta é a história de Ahmad Fadil Nassal al-Chaleile, mais conhecido como Abu Mussab al-Zarkawi, ao homem mais perigoso do mundo.

Veja no alemão Die Welt

Cubanos pedem asilo no Canadá

Cerca de metade dos membros do Coro Nacional de Cuba abandonou o hotel em que se encontrava no centro de Toronto, no Canadá, no último domingo, para procurar asilo político, informou nesta segunda-feira o presidente da Fundação Cubano-Canadense. Entre eles está o barítono Ernesto Hermes Cendoya Sotomayor, afirmou Ismael Sambra, presidente da fundação.

No Globo Online

Reunião dos ministros da Agricultura da UE

Os ministros europeus da agricultura vão se debruçar mais uma vez sobre as negociações agrícolas da OMC, nesta terça-feira, em Luxemburgo, enquanto a França põe suas posições em espera. Paris ganhou a permissão de discutir o dossiê final oficialmente na tarde desta terça-feira, enquanto a presidência britânica da UE tinha planejado discutir o assunto apenas durante o almoço. A França repreende a comissão por ter excedido o seu mandato dando demasiadas concessões na abertura do mercado agrícola europeu, como parte dos debates de OMC.

No francês Le Monde

EUA não estão preparados para gripe aviária

Uma pandemia da gripe aviária não é um novo ponto luminoso no radar dos funcionários de saúde locais. A maior parte das agências passaram meses, se não anos, pensando como responder a uma gripe mortal na nossa comunidade. Infelizmente, isto não nos deixa mais preparados do que o resto da nação da tensão da doença que avança na Europa. Os cientistas temem que o vírus, capaz de passar de pássaros a seres humanos, sofra mutações e possa ser transmitido entre seres humanos, que não têm nenhuma imunidade natural. Se isto acontecer, os epidemiologistas dizem que poderemos chegar a uma pandemia que matará milhões ao redor do mundo.

No americano Daily Herald

Febre aftosa: alerta sanitário na Argentina

Uma resolução assinada pelo presidente do Serviço Nacional de Sanidade e Quaalidade Agroalimentar (Senasa), Jorge Amaya, determina o alerta sanitário na Argentina por causa do aumento dos focos de febre aftosa no Brasil. Além disso, foram reforçadas as passagens fronteiças secas na zona correntina de Ituzaingó e Bernardo de Irigoyen, em Misiones, com a colaboração da polícia e prefeitura.

No argentino La Nacion

Ativistas de animais igualados a terroristas

Ativistas de direitos dos animais que incentivam atos de militantes contra objetivos econômicos e laboratórios devem enfrentar processos sob as mesmas leis de terror destinadas aos membros da al-Qaeda. O mudança, confirmada na noite desta segunda-feira por Charles Clarke, secretário de Interior, significa que extremistas condenados de acordo com a nova legislação podem ser encarcerados durante sete anos e suspeitos mantidos presos durante até três meses.

No britânico Times

Obituário: morre a lendária Rosa Parks

Rosa Parks, a costureira negra cuja recusa para cede seu assento a um homem branco em um ônibus da cidade de Montgomery, Alabama, há quase 50 anos tornou-se um evento mítico que ajudou a desencadear o movimento de direitos civil dos anos 1950 e os anos 1960, morreu ontem na sua casa na Detroit. Ícone dos direitos civis no mundo, tinha 92 anos.

No americano New York Times e na britânica BBC

Peru: americano mantém mina com polícia

O Reverendo Marco Arana dirigiu sua pickup bege por curvas de uma estrada suja a 13 mil pés de altitude nos Andes. Logo abaixo está a mina de ouro de Yanacocha, uma operação dirigida por americanos de enormes poços abertos e montões muito altos de minério de cianeto. Adiante apareciam as verdes prístinas de colinas intocadas. Então, um sinal inconfundível que esta terra, também, pode ser logo devorada: policiais com máscaras pretas e rifles automáticos guardam trabalhadores que exploram o terreno que o proprietário da mina, a empresa Newmont Corporação de Mineração, vem considerando a seguinte melhor esperança. "Isto é a paz romana que a companhia impõe às pessoas: Eles põem um exército e dizem que temos a paz," disse o padre Arana enquanto inspecionava a terra onde o ouro está abaixo da superfície como contas muito pequenas em uma corrente.

No americano New York Times

Indonésia registra 4ª morte pela gripe aviária

A Indonésia anunciou hoje a quarta morte no país em decorrência da gripe aviária e a Tailândia detectou novos focos da doença, enquanto Taiwan trabalha contra o tempo para poder começar a produzir seu próprio antiviral ainda este ano.

No UOL

Raul Seixas: um canceriano genial

“Nasci baiano mesmo, na av. 7 de setembro, número 108, que é a avenida principal de Salvador. Hoje estão comendo bacalhau”, brincaria Raul, mais tarde, referindo-se ao restaurante português que funciona hoje na casa em que nasceu. Filho de Maria Eugênia Pereira dos Santos e de Raul Varella Seixas, a vasta biblioteca de seu pai era seu brinquedo favorito. E foi daí que veio o gosto pela palavra e a miopia precoce. Um dia a família Seixas mudou-se para uma casa que ficava próxima ao consulado americano e ali Raul conheceu os garotos do consulado, que lhe emprestaram alguns discos de Elvis Presley, Little Richard, Fats Domino e Chuck Berry. Foi seu primeiro contato com o Rock and Roll. Aos poucos a escola foi ficando de lado. O bom era ficar na loja Cantinho da Música, curtindo rock and roll ou marcando ponto no Elvis Rock Club, fã-clube de Elvis Presley, fundado por Raulzito e o amigo Waldir Serrão. Corria o ano de 1962 e a necessidade de fazer rock levou Raul a fundar, ao lado dos irmãos Délcio e Thildo Gama, o grupo Os Relâmpagos do Rock. Chegaram a se apresentar na TV Itapoan, onde foram chamados de cantores de "música de cowboy". Em 1964, Os Relâmpagos do Rock, com nova formação, passam a se chamar The Panthers. Foi também o ano da profissionalização definitiva e da descoberta dos Beatles. Em seguida o grupo passou a se chamar Raulzito e Os Panteras e passou a tocar em boates e em shows em que, muitas vezes, brilhavam astros da Jovem Guarda como Roberto Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani e, Rosemary, entre outros. Seus maiores rivais são os grupos de samba e bossa nova, aquartelados no Teatro Vila Velha de um lado e do outro o Cinema Roma, que era o templo do rock and roll, organizado por Waldir Serrão, O Big Ben. Atendendo a um pedido de Jerry Adriani, Raul, Edith e Os Panteras partiram para o Rio, realizando um velho sonho. Conseguiram gravar, para a Odeon, o LP Raulzito e Os Panteras. Lançado em 1968, o disco foi ignorado tanto pela crítica quanto pelo público. Em 1970, conheceu, em Salvador, Evandro Ribeiro, diretor da CBS, hoje Sony Music, que o convidou para trabalhar como produtor de discos. Mas, inquieto, Raul aproveita-se da viagem do presidente da gravadora e grava o LP Sociedade da Grã-Ordem Kavernista – apresenta – Sessão das 10, com participações do próprio Raul, com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada, Edy Star. O presidente da empresa volta e demite Raulzito. A partir daí vem o sucesso de "Let me Sing, Let me Sing", "Ouro de Tolo" e muitos mais.
Confira a história inteira no especial Raulzito, o Canceriano sem Lar:






loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.do.sapo.pt/especiais/raul-seixas/raul-seixas.rt">Clique para ouvir</a>

Mais no site oficial de Raul Seixas

segunda-feira, outubro 24

Referendo: opinião da mídia estrangeira

O jornal britânico Financial Times traz uma reportagem neste sábado acerca do referendo de domingo sobre a proibição do comércio de armas de fogo no Brasil. A notícia é entitulada "Referendo sobre proibição de armas erra o seu alvo", e afirma que a consulta está 'salpicada' de erros. Segundo o FT, um dos diários financeiros de maior reputação no mundo, "o desarmamento virou uma causa popular", mas o repórter cita o confuso sistema de voto – o "Sim" é a opção para quem não quer o comércio de armas de fogo e é o número dois nas urnas, o que seria "duplamente contra-intuitivo" – do referendo como um dos motivos para a queda da popularidade do "Sim".
Nota do redator: Como analisou um garoto brasileiro de seis anos, chamado Francisco, numa daquelas tiradas de criança que valem mais que qualquer análise de "doutor", o "sim" era "não".

Leia as matérias citadas pelo Financial Times no Times, Guardian e New York Times (alguns sites requerem cadastramento)

No UOL e o original no Financial Times

Homens e mulheres têm doenças diferentes

Cientistas dizem que eles têm a prova que o sexo do cérebro faz homens e mulheres mais propensos a doenças diferentes. Segundo eles, as mulheres mais provavelmente do que os homens vão ter depressão, ansiedade ou uma desordem alimentar, enquanto os homens têm maior risco de ter a doença de Parkinson.

Na britânica BBC

No Zimbabwe, AIDS é sentença de morte

Quanto menos melhor nesses dias para Gladys Mataruse. Andar a deixa cansada. Falar dói. E nas longas noites de insônia e tosse, ela necessita até do conforto de seu marido, que a declarou "inútil" e se afastou. Mas nada, ela explicou em um sussurro rouco, é mais doloroso do que o seu medo que ela morrerá logo de uma doença misteriosa, efetivamente deixando órfãos as suas duas filhas em idade escolar. Mataruse, 29, tem os braços finos, rosto murcho e carrancudo de alguém muito doente. Ela disse que tinha ouvido da AIDS. Tudo que ela sabe sobre a doença é que muitas vezes causa os sintomas que está experimentando - perda de peso, diarréia, tossidela, febre - e que aqui no Zimbabwe rural isso é invariavelmente fatal.

No Washington Post Africa

Blog diz que todos perdem com o "não"

Essa expressiva vitória do “não” foi uma derrota para todos os presidenciáveis que já apareceram para 2006: Lula, Serra, Alckmin, Aécio, FHC e Garotinho. Todos defenderam o “sim”. Perderam feio.

No Blog do Fernando Rodrigues, no Uol

Wilma chega à costa da Flórida

Vírus H5N1 já chegou à Inglaterra

O primeiro caso da variedade H5N1 da gripe aviária, que já matou 61 pessoas no Extremo Oriente, foi identificado na Grã-Bretanha. Cientistas confirmaram na noite passada que um papagaio, importado do Suriname na América do Sul, contraiu e morreu da doença em uma unidade de quarentena no Sul da Inglaterra. O papagaio, que morreu no dia 16 de outubro, era parte de uma consignação de 148 pássaros importados do Suriname que tinha sido alojado em uma unidade de quarentena junto com 216 pássaros exóticos de Taiwan, onde o vírus foi encontrado.

No britânico Independent