sexta-feira, setembro 9

Morte e vida, Severino!

Mortes em Moçambique

Políticos de Moçambique condenaram o conflito recente entre sustentadores dos principais partidos políticos do país por causa das eleições municipais. Doze pessoas foram mortas e 47 feridas esta semana depois que brigas estouraram entre adeptos do partido governista, FRELIMO, e da oposição, RENAMO, em Mocimboa da Praia, na província de Cabo Delgado.

No Irin News, da ONU

Powell começa a falar

Em 35 anos do serviço como soldado, Colin Powell ganhou uma reputação de guerreiro disciplinado. Como secretário de Estado no primeiro mandato do presidente Bush, Powell foi largamente visto como uma disciplinada, moderada — e leal — voz da administração. Agora fora do governo, Powell está expressando abertamente as suas decepções e a frustração, da invasão do Iraque à resposta federal ao furacão Katrina. Powell, 68, que recentemente visitou sobreviventes da tempestade na área de reunião em Dallas, disse que ficou "profundamente comovido" pelas famílias deslocadas pela tempestade devastadora e criticou as medidas preparadas para o furacão.

Exclusivo na americana ABC News

Yahoo! ajudou a prender dissidente!!!

Há quarenta jornalistas "ciberdissidentes" nas prisões da China continental, e o desafortunado Shi Tao é o último en ir para o xadrez. Shi cometeu o "pecado" de escrever um e-mail em que recordava o décimo-quinto aniversário da repressão na Praça de Tianamenn, quando as forças de seguridade oficiais avançarão sem pruritos e com tanques contra os estudiantes que reclamavam maior abertura e liberdade. A identificação de Shi Tao foi obtida com a ajuda do Yahoo!!!

N.r. neste caso, os pontos de exclamação ao final da marca e do texto têm sentidos diferentes!!!

No argentino Clarín

Insulina sem injeção

Apesar das prolongadas preocupações com a segurança, um painel consultivo da Agência Federal de Drogas (FDA) americana decidiu recomendar nesta quinta-feira a aprovação de uma droga que pode fazer a vida mais fácil para milhões de diabéticos. O Exubera, uma forma inalada da insulina, pode reduzir ou eliminar a necessidade de injeções de insulina para controlar níveis de açúcar de sangue, um ritual cansativo para muitos com a doença. A nova droga é um pó que os pacientes inspiram por um inalador de 6 polegadas.

No americano Los Angeles Times

Plano de vacinação

Um plano para salvar as vidas de 10 milhões de crianças em países em desenvolvimento foi lançado pelo chanceler britânico Gordon Brown e seus colegas europeus. Levantando 4 bilhões de dólares durante 10 anos, eles esperam cortar o número de mortes por doenças como sarampo, poliomielite, hepatite B, tétano, e difteria. Essas doenças matam milhões a cada ano. Os críticos temem que o esquema, primeiro patrocinado pelo chanceler em 2003, seja um projeto do tipo "compre agora, pague depois".

Na britânica BBC

quinta-feira, setembro 8

Nomes e sucesso

Anos atrás, un amigo me disse: “Aseguro-te que Segundo Mercado jamiss chegará longe no boxe”. Por que então esse esporte me interessava e Mercado era meu boxeador favorito. Nesses dias estava previsto que o esportista equatoriano disputaria com o norte-americano Vinny Pazienza um título internacional dos pesos médios e acreditava que Mercado pudesse ganhar. “E por que você está tão seguro disso?”, preguntei a meu amigo, num tom meio brusco e ofuscado. “Porque se chama Segundo”, me respondeu sorridente. Resultou que meu amigo teve razão. Depois de perder aquela luta con Pazienza, a carreira pugilística de Mercado se acabou.

No equatoriano El Comercio

Habilitação para ilegais dirigirem

Depois de um debate noturno numa questão politicamente sensível da imigração, a Assembléia da Califórnia criou nesta quarta-feira uma lei para estender carteiras de motorista a imigrantes ilegais. A medida abriria caminho para o estado criar uma carteira de motorista distinta, com um desenho único e cor, para pessoas que não podem comprovar cidadania legal nos Estados Unidos. A licença poderia ser usada apenas para dirigir e não seria identificação válida para outros objetivos, como abertura de conta bancária ou compra de passagens de avião.

No americano Los Angeles Times

Demissões na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, reagiu aos casos crescentes de corrupção e demitiu, nesta quinta-feira, Yulia Tymoshenko, a magnata de negócios que esteve junto dele durante a Revolução Laranja do ano passado e foi então nomeada primeira-ministra. A decisão de Yushchenko de sacar Tymoshenko, seu gabine e aceitar a renúncia de Petro Poroshenko, aliado próximo que encabeçava o Conselho de Defesa e Segurança, deixou isolado o presidente ucraniano.

No britânico Times

Castigo de Deus?

O furacão Katrina é a punição de Deus aos Estados Unidos por apoiar a retirada de Gaza, disse o rabino de Israel, Ovadia Yosef, em comentários publicados nesta quarta-feira no Ynetnews. Em seu sermão semanal, o rabino disse: “Houve um tsunami e há catástrofes naturais terríveis, porque não há bastante estudo do Torá... Pessoas negras residem lá (em Nova Orleans). Os negros estudarão o Torá? (Deus disse) vamos trazer um tsunami e afogá-los.”

Na arábe Al Jazeera

Leis contra terrorismo na Austrália

Suspeitos de terrorismo podem ser vigiados com o dispositivos de rastreamento e qualquer pessoa que incite à violência pode ser preso sob as leis anti-terroristas, revelou o Governo Howard nesta-quarta-feira. As leis, que precisam do apoio dos estados, também significarão mais câmeras de segurança no serviço de transporte da Austrália. Qualquer viajante que deixar uma bolsa desacompanhada em um aeroporto pode ser multado ou até preso se o motivo for considerado malicioso.

No The Australian

Embrião de duas mães

Cientistas britânicos obtiveram permissão para criar um embrião humano que terá material genético de duas mães. Um equipe da Universidade de Newcastle transferirá o material, criado quando um óvulo e um espermatozóide se fundem, no óvulo de outra mulher. O trabalho pretende impedir mães de transmitir certas doenças genéticas aos seus futuros bebês. Tais doenças resultam do DNA encontrado fora do núcleo, e assim herdado separadamente.

Na britânica BBC

Conflitos em Angola

Enquanto Angola prepara-se para organizar a sua primeira eleição do pós-guerra, cresce a inquietação por causa dos incidentes de violência, motivados pela política, entre sustentadores dos principais partidos do país. Os últimos conflitos ocorreram mês passado, quando funcionários locais alinhados ao MPLA, segundo notícias, impediram a opositora UNITA de montar escritórios na municipalidade de Balombo, na província de Benguela. Pelo menos duas pessoas foram seriamente feridas em conseqüência da luta entre os lados opostos.

No Irin News, da ONU

No mesmo saco

Tufão Nabi

O poderoso tufão Nabi, com uma velocidade de 65 quilômetros por hora, precipita-se agora através do Mar de Okhotsk em direção às Kurilas do Norte, saindo do Japão, onde deixou 27 pessoas mortas e desaparecidas. Mais de 110 pessoas foram feridas. O Nabi está perdendo gradualmente a sua força, e deve converter-se em uma área da pressão baixa durante o dia.

Na russa Itar-Tass (em inglês)

Exterminador veta casamento gay

Logo após o Legislativo da Califórnia ter se tornado o primeiro do país a aprovar projeto do casamento gay (ver nota abaixo), a realidade naufraga: o governador Arnold Schwarzenegger disse na nesta quarta-feira que vetará o projeto.

No americano USA Today

Portugal: duração dos telejornais

No País em que a duração dos principais jornais televisivos é superior ao dos seus congéneres europeus, há indícios de que algo está a mudar. Segundo um estudo da Marktest, divulgado em Agosto, a duração total das notícias nos noticiários regulares das quatro estações que emitem em sinal aberto decresceu 12,7% entre Janeiro e Junho. E a respectiva audiência média caiu, no mesmo período, de 822.900 espectadores para 709.400, o que representa uma quebra de 16,2%. Nesta descida, apenas a 2: constitui excepção. Será que os telespectadores se mostram desinteressados da informação televisiva que lhes é servida?

No português Correio da Manhã

IDH: Queda da Venezuela

A perda de receitas e as quedas na esperança de vida e na alfabetização fizeram com que a Venezuela cedesse sete postos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2005, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), segundo o qual o país pasou do 68º posto para o 75º, informou a agência Efe.

No venezuelano El Universal

Casamento homossexual

O Legislativo da Califórnia tornou-se nesta quarta-feira o primeiro corpo legislativo no país a aprovar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, depois que defensores dos direitos homossexuais superaram duas derrotas na Assembléia. A votação por 41 votos favoráveis e 35 contrários envia o projeto ao governador Arnold Schwarzenegger, que não fez comentários sobre a questão quando chegou ao Senado na semana passada, no que foi largamente visto como um voto simbólico na ocasião por causa das rejeições adiantadas na câmara baixa. O gabinete do governador não respondeu a um pedido de comentário feito na noite passada.

No americano Washington Times

Morte de Arafat

Dez meses depois da morte do líder palestino Yasser Arafat, as causas que a provocaram são objeto de polêmica quando a análise, por parte especialistas diferentes, de hipotéticos informes médicos ultra-confidenciais chega a conclusões practicamente opostas. Por um lado, o diário israelense Haaretz afirma que médicos daquele país e estrangeiros que analizaram os relatórios médicos confidenciais concluíram que Arafat morreu como consequência da Aids, por causa de um envenenamento ou de uma infecção.

No argentino Clarín

Política nua

Justamente quando os alemães começavam a sentir-se entediados pela campanha eleitoral, um partido anarquista pouco conhecido ultrajou espectadores de televisão com uma transmissão política não-censurada que apresentava mulheres com os seios nus, partidários roucos e vandalismo incendiado pelo álcool. O Partido Alemão Anarquista Pogo (APPD), cuja proclamação desafiadora "Arbeit ist Scheisse" ("Trabalho é merda") contrasta agudamente com as promessas de Angela Merkel de reduzir o desemprego e o programa de reforma do mercado de trabalho de Gerhard Schröder, lançou o seu vídeo de campanha nesta segunda-feira para as eleições do dia 18 de setembro.

No britânico The Independent

terça-feira, setembro 6

Você já foi à Bahia?

Então venha!Veja o especial da TVE sobre a Baía de Todos os Santos:







Vitaminas B e coração

Tomar vitaminas B para prevenir ataques do coração e derrames não faz bem e pode até ser perigoso, dizem peritos. Os cientistas pensavam que essas drogas poderiam ser úteis, baixando os níveis de homocisteína, uma substância do sangue associada ao risco de doenças do coração. Contudo, um grande estudo não encontrou benefícios, embora a homocisteína baixasse com essas pílulas de suplemento. O trabalho foi revelado em Estocolmo numa reunião da Sociedade Européia de Cardiologia.

Na britânica BBC

Chirac: epitáfio político

O presidente francês Jacques Chirac está no hospital, recuperando-se do que os médicos descrevem como uma condição menor que afeta a sua vista, mas o francês já está escrevendo o seu epitáfio político. Embora ainda tenha dois anos de seu mandato atual e tenha deixado aberta a possibilidade que poderia governar novamente, meios de comunicação, oponentes políticos e até os seus aliados mais leais estão atuando como se ele já tivesse morrido.

No americano International Herald Tribune

Festa: 30 anos no front

Lá se vão 50 anos desde que o programa da BBC "Do Nosso Próprio Correspondente" começou a ser transmitido - e mais de 30 desde que John Simpson começou a fazer suas reportagens. Aqui ele reflete sobre a estranha, alegre e muitas vezes perigosa vida do correspondente estrangeiro:
"Entrei no elevador e pressionei o número 3. Então ajustei minha gravata no espelho. Todos os homens usavam gravatas na BBC em 1966, especialmente se eles tivessem 22 anos e acabavam de ser contatados. Era o meu segundo dia como funcionário. A porta do elevador abriu-se e deparei-me com alguém da minha própria idade, alguém que eu conhecia da universidade: John Rutter, atualmente o famoso compositor, mas então trabalhando num breve emprego de Verão na BBC. "Boa área para estar, o noticiário," disse ele sabiamente. "Você deveria ser um correspondente estrangeiro; é o melhor emprego há."

Leia o artigo do correspondente no Guardian

Radio Manduca: Especial Music AZ







loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">


Clique ">" para ouvir o melhor da música internacional de A a Z

segunda-feira, setembro 5

Plano sensacionalista

O plano antiterrorista de 212 milhões de dólares da Autoridade de Transporte Metropolitano está pesadamente baseado em um sistema de vigilância "inteligente" que foi rejeitado por funcionários que dirigem o sistema de metrô de Londres. Depois de ser testado na cidade, os funcionários de trânsito constataram que o equipamento, tido como de vanguarda, não reconheceu atividades suspeitas tão rápidamente como câmeras de TV padrão e observação humana, disse Stu Art Ross, porta-voz do metrô.

No americano New York Post

Alemanha: Duelo na TV

A oposicionista conservadora Angela Merkel marcou na noite passada uma vitória decisiva sobre o chanceler Gerhard Schröder no único debate ao vivo da campanha eleitoral alemã. Em um duelo na televisão de 90 minutos, Merkel repetidamente mostrou-se melhor que Schröder - dizendo aos alemães que o único modo de tirar o país das desordens seria votar no seu partido Democrata Cristão. "Você não pode estar satisfeito com a situação neste país," ela disse duramente ao chanceler. "Não vejo nada no seu programa para corrigir isto."

No britânico Guardian

Cai mais um avião

Um Boeing 737-200 espatifou-se numa área residencial de Medan, terceira maior cidade da Indonésia, pouco depois da decolagem nesta segunda-feira, matando mais de 100 pessoas a bordo e 30 em terra. Um porta-voz da local Mandala Airlines disse que vários passageiros tinham sobrevivido ao choque, contradizendo o chefe do resgate da cidade, que havia informado a morte de todas as 117 pessoas a bordo.

Na Reuters

"Refundação democrática"

O Partido dos Trabalhadores está num caminho de dividir-se em grandes blocos. As lutas internas são cada dia mais ferozes e envolvem o presidente brasileiro. Em Brasília, Lula da Silva deu luz verde no sábado para constituir uma corrente batizada "refundação democrática": sua missão será tomar o controle do aparato partidário das mãos do ex-ministro José Dirceu, que no entanto domina a atual direção do PT.

No argentino Clarín

Crise entre cientistas

Lord Winston, um dos principais cientistas da área de fertilidade na Grã-Bretanha, atacou cientistas importantes, inclusive dois premiados com o Nobel, por fazer reclamações exageradas sobre supostos benefícios dados à pesquisa científica, avisando que eles podem provocar uma reação pública. Falando na véspera de seu discurso presidencial na reunião anual da Associação Britânica do Avanço da Ciência no Colégio Trinity, em Dublin, o ex-chefe de fertilidade do Hospital Hammersmith, em Londres, também criticou "o falatório" sobre células tronco. Ele disse que as células tronco provavelmente não terão muito uso por muitos anos.

No britânico The Independent

Vídeo: Cazuza, Exagerado









Clique ">" para ver e ouvir
No Vida Longa ao Rock Nacional