sexta-feira, novembro 25

Pinochet faz 90 anos em prisão domiciliar

Uma agitada jornada judicial, que culminou com un novo processo, o segundo em dois dias, viveu ontem a defesa do general (r) Augusto Pinochet, que hoje completa 90 anos. O dia começou com una notícia favorável a Pinochet, quando a Quinta Sala da Corte de Apelações ratificou de forma unânime a decisión do ministro Carlos Cerda, que anteriormente concedeu liberdade provisória depois de processar-lo como autor de quatro delitos no caso Banco Riggs. Mas o auspicioso panorama mudou durante a tarde, quando o ministro Víctor Montiglio, que investiga a denominada Operação Colombo, declarou culpado o atrevido ex-presidente como co-autor dos sequestros qualificados de seis vítimas do plano executado pela Dina em 1975.

No chileno El Mercurio

NR. O Mercúrio apresenta um texto que mal consegue esconder respeito e simpatia pelo ditador.

George Best morre em Londres

George Best, ex-jogador do Manchester United, morreu nesta sexta-feira, em Londres, aos 59 anos, depois de uma longa batalha contra o álcool, segundo comunicado emitido pela equipe médica que acompanhava o jogador há quase dois meses. "O senhor Best morreu após longo e corajoso combate", declarou o Hospital Cromwell em comunicado.

No UOL

Game: beijoca no pinguim



Mais em Edelweiss

quinta-feira, novembro 24

Jornalistas gregos estão parados

O dia de hoje (24/11) é de paralisação para os jornalistas gregos. O ato visa exigir os pagamentos atrasados de alguns profissionais da mídia do país, além da proteção dos empregos dos jornalistas – que reclamam das más condições de trabalho oferecidas pelas empresas de comunicação.

No Portal Imprensa

Rio de benzeno chega a cidade chinesa

Um rio de toxinas fluiu por uma cidade chinesa nesta quinta-feira depois da explosão de uma fábrica de produtos químicos enquanto o governo cavava poços depois de interditar o sistema de água para proteger os moradores da poluição. A mancha de 80 quilômetros de comprimento de água com benzeno tóxico começou a entrar em Harbin, uma cidade de 3,8 milhões de pessoas no nordeste de China, aproximadamente às 3 horas da madrugada (19 horas da quarta-feira de Greenwich), informou o governo.

Na americana CNN

Blog de Josias: indústria financiou o "não"

Vitoriosa no referendo do último dia 23 de outubro, a campanha do “Não”, que se opôs à proibição do comércio de armas no país, foi financiada por dois gigantes do comércio nacional de armamentos e munições: Taurus e a CBC (Cia Brasileira de Cartuchos). Juntas, as duas empresas doaram à "Frente do Não” mais de R$ 5 milhões.

No blog de Josias de Souza

Diamantes raros reriam roubados em Londres

Detetives do Esquadrão Voador descobriram uma tentativa de roubar centenas de milhões de libras em diamantes raros do Museu de História Natural em Londres. O museu tomou a decisão dramática de fechar sua exposição de diamantes três meses depois de receber um aviso da polícia de um planejado assalto violento. Seus funcionários estavam em perigo, informou a polícia.

No britânico Times

terça-feira, novembro 22

Aids: drama brasileiro em Portugal

"Me ajuda ”, implorou nos últimos catorze dias da sua existência a brasileira Verli Vitória Casonatto, internada no Hospital de São Teotónio, em Viseu, ao homem que a legalizou em Portugal, dono de uma agência funerária e sua única visita diária na unidade hospitalar. A voz morreu-lhe com o corpo no dia 25 de Outubro. Na certidão de óbito, a causa da morte ficou sombriamente impressa: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

No português Correio da Manhã

TV árabe começa a mostrar atentados

Edifícios explodindo, carros-bomba e vítimas sangrentas começaram a aparecer na televisão por satélite árabe recentemente, em dramas atrevidos que falam diretamente com a militância islâmica nas principais áreas de recrutamento da al Qaeda. Os produtores dos programas dizem que eles estão criando outro campo de batalha na guerra contra o fanatismo religioso em casa, que muitos governos de Oriente Médio estão enfrentando com campanhas nos meios de comunicação e repressão.

No americano Washington Times

Blog do Moreno: Palocci vai sair mesmo

Antônio Palocci vai ao Congresso já na condição de ministro demissionário. Ele alega que o novo discurso do presidente Lula enfraquece o ministro da Fazenda e não ele pessoalmente. Palocci já comunicou a Lula que realmente vai deixar o governo.

No Globo Online

Mais de seis mil ainda desaparecidos nos EUA

O paradeiro de 6.644 pessoas desaparecidas depois do furacão Katrina ainda não foi determinado, elevantando a perspectiva que o número de mortes pode ser mais alto do que os 1,306 registrados por enquanto na Louisiana e Mississippi, segundo os dois grupos que trabalham com o governo federal para prestar contas de vítimas. A maior parte daqueles que permanecem desaparecidos 12 semanas depois da tempestade provavelmente estão vivos e bem, diz Kym Pasqualini, oficial executivo principal do Centro Nacional de Adultos Desaparecidos. Segndo ela, eles são dados como desaparecidos porque os registros de dados do governo não os localizaram.

No americano USA Today

Melhores blogs, segundo Deutsche Welle

O blog em português Tupiniquim venceu a categoria "Melhor Weblog" do concurso internacional The BOBs (The Best Of The Blogs), segundo a escolha dos internautas --29% de 13.018 votos. Esta é a segunda edição da competição organizada pela Deutsche Welle.
Confira a lista completa de vencedores:

Melhor Weblog
Más respeto, que soy tu madre (júri)
Tupiniquim (público)

Melhor blog multimídia
Blog à la ciboulette (júri e público)

Melhor podcasting
Antiwave (júri e público)

Prêmio especial Repórteres sem Fronteiras
Manal and Alaa's Bit Bucket (júri)
Chronique déplaisante d'une dictature ordinaire (público)

Melhor weblog jornalístico em português
No Mínimo (júri)
Kibe Loco (público)

Melhor weblog jornalístico em árabe
Hawleyat Al Ashjar (júri)
Nisrine coeur de lion (público)

Melhor weblog jornalístico em chinês
Massage Cream (júri)

Melhor weblog jornalístico em inglês
Global Voices (júri)
Body and Soul (público)

Melhor weblog jornalístico em francês
AgoraVox, le journal media citoyen (júri)
Lire est un plaisir (público)

Melhor weblog jornalístico em alemão
Lyssa's Lounge (júri)
Riesenmaschine - das brandneue Universum (público)

Melhor weblog jornalístico em persa
Zan Nevesht (júri)
Iran Paparazzi (público)

Melhor weblog jornalístico em russo
Planet Afghanistan (júri e público)

Melhor weblog jornalístico em espanhol
Jabalí Digital (júri)
Caspa TV (público)

Na Folha Online

GM anuncia corte de 30 mil empregos

A General Motors, atingida por vendas declinantes e preços de planos de saúde crescentes, disse nesta segunda-feira que cortará mais de um quarto dos seus empregos nos EUA e fechará 12 unidades até 2008. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Automotiva tachou o plano como "devastador" e avisou que ele fará as negociações mais difíceis, mas alguns analistas de Wall Street disseram que as medidas da General Motors podem não ir muito longe.

No americano San Francisco Chronicle

HIV infecta 40 milhões no mundo

A pandemia de Aids continua sua propagação mortal através do globo, infectando mais cinco milhões de pessoas no ano passado e elevando o total dos que vivem com o vírus HIV a mais de 40 milhões, informou a ONU nesta segunda-feira. A UNAids, na última atualização dos números, tentou iluminar a escuridão apontando para Quênia, Zimbabwe e alguns países do Caribe, onde há alguma evidência limitada que as taxas de infecção podem estar caindo ligeiramente. Mas nas regiões mais atingidas, principalmente na África sub-sahariana, a tendência é de crescimento e na Índia há indícios de que a escala da infecção possa ser pior do que indicam os números oficiais.

No britânico Guardian

segunda-feira, novembro 21

Diretor diz que CIA usa métodos "únicos"

Os interrogadores da CIA usam "uma variedade de métodos únicos e inovadores" para reunir informação "vital" de presos, mas estritamente obedece às leis contra a tortura, disse o diretor da agência, Porter Goss. Na sua primeira entrevista desde as divergências este mês entre a administração Bush e o Senado controlado pelos republicano sobre a restrição dos interrogatórios, Goss disse que a CIA permanece oficialmente neutra sobre a proposta do senador John McCain, Arizona, para banir "tratamento cruel, inumano ou degradante de detentos pela agência ou oficiais militares". Mas Goss esclareceu que as técnicas que seriam restringidas pela proposta de McCain já produziram informações valiosas.

No americano USA Today