sexta-feira, novembro 4

Mídia: cuidado com as traduções literais

Uma artigo do britânico Times criou polêmica ontem no Brasil por causa do título "Bush heads into bandit country", algo como "Bush chega ao país do bandido", um jogo de palavras irônico que opõe o "mocinho" presidente americano aos "bandidos" latino-americanos. Um manchete infeliz e malfeita, mas que não merecia a polêmica gerada por aqui. Inclusive porque a reportagem em nenhum momento afirma qual dos irmãos latinos é o tal "país bandido" e nem se refere a isso, reportando apenas o descontentamento que reina por aqui com a política externa americana. Veja o artigo:

Quando George W. Bush chegou a Washington há cinco anos — antes do 11 de setembro, a guerra de Iraque e o seu plano corajoso para refazer o Oriente Médio — ele tinha um único interesse de política externa: América Latina. Como governador do Texas, tinha aproveitado relações fortes com governos mexicanos. Falava espanhol (de certo modo) e tinha feito campanha na eleição de 2000 em parte na melhoria das relações dos Estados Unidos dentro do hemisfério, onde muitos governos tinham ficado desapontados com a negligência da administração Clinton.

No Times

Protestos continuam em Paris

Jovens amotinados colocaram fogo em pelo menos 150 veículos na oitava noite de protestos nos subúrbios empobrecidos de Paris, enquanto funcionários locais exasperados criticaram a politicagem dos líderes nacionais. Os protestos reiniciaram com novo ímpeto nesta quinta-feira, apesar de esperanças que as festividades que encerraram o mês do Ramadã poderia acalmar os ânimos dos amotinados, muitos deles de origem muçulmana do norte da África que protestam contra o racismo que os coloca como cidadãos de segunda classe.

Na Reuters

Dinheiro do PT veio do Banco do Brasil

A CPI dos Correios chegou à conclusão de que R$ 10 milhões destinados pelo Banco do Brasil à publicidade da Visanet, empresa da qual o BB tem 33% do capital, foram parar no valerioduto. O relator e o sub-relator da CPI, os deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Eduardo Paes (PSDB-RJ), afirmam ter documentos que comprovam que o BB adiantou os recursos à agência de publicidade DNA, que tinha a conta do Visanet, e que este dinheiro foi depositado inicialmente numa conta da agência no BB. Dias depois foi transferido para o BMG e em seguida teria sido repassado por Marcos Valério ao PT em forma de empréstimos.

No Globo Online

quinta-feira, novembro 3

Charge: Sinfrônio e o estilo bateu-levou

Cúpula: mídia americana ignora evento

Os principais jornais americanos na internet dão pouco destaque nesta quinta-feira à Cúpula das Américas que se realiza em Mar del Plata, na Argentina. O Washington Post e o New York Times não têm, às 9h30 (hora de Brasília), nem uma chamada para o noticiário sobre o evento. O diário novaiorquino inclui na edição uma matéria da Associated Press sobre a exclusão de Fidel Castro do encontro. Mas os brasileiros não ficam atrás. O UOL não inclui sequer uma chamada e o Globo Online vem com uma matéria com a opinião de Bush sobre Lula e a "defesa da democracia".

Cúpula: Bush, Chávez, Lula e a democracia

O presidente americano George W. Bush disse na terça-feira à noite, antes de viajar para a Cúpula das Américas, que tem uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que as afinidades do líder brasileiro com o governo de Cuba e da Venezuela não prejudicam essa relação. Em entrevista publicada pelo jornal argentino "La Nación", Bush faz diversos elogios a Lula, dizendo contar com seu apoio para consolidar a democracia na América do Sul. O presidente americano diz que o Brasil é muito importante no cenário mundial e afirma compartilhar as preocupações de Lula com o combate à fome.

No Globo Online

Cúpula: trem leva opositores de George Bush

O trem partirá quando a noite já se sinta segura de si mesma, depois das 23. É um comboio de cinco vagões fabricados no início do peronismo, que tem Diego Maradona como convidado especial e bagageiros adaptados para transportar gritos e palavras de ordem contra o presidente George Bush. O chamaram o "Expresso de Alba", porque chegará a uma hora desta sexta a Mar del Plata e descarregará seus 160 passageiros na marcha opositora à Cúpula das Américas que terminará no estádio mundialista, con canções de Silvio Rodríguez e proclamas do presidente venezuelano Hugo Chávez.

No argentino Clarín

Cúpula: Fidel é excluído mas cubanos vão

O líder cubano Fidel Castro foi o único excluído da Cúpula das Américas na cidade argentina de Mar del Plata, mas isto não impediu uma delegação cubana de fazer a viagem. Nesta quarta-feira, aproximadamente 300 cubanos chegaram a um complexo de esportes a várias milhas de distância do luxuoso hotel onde a cimeira se realizará nesta sexta-feira e no sábado.

No americano New York Times

Argentina quer conseguir apoio de Bush

As declarações amistosas sobre a Argentina que formulou o presidente George W. Bush antes de pisar pela primeira vez no país inspiraram nesta quarta-feira o otimismo entre os primeiros delegados de Néstor Kirchner a chegar em Mar del Plata para participar da Cúpula das Américas. Há grande expectativa no governo pelo resultado da reunião bilateral que amanhã manterão os dois presidentes, sobretudo pela esperança de conseguir uma promessa de respaldo nas futuras negociações da Argentina com o Fondo Monetário Internacional (FMI).

No argentino La Nacion

Estagiárias obrigadas a favores sexuais

Estagiárias estão sendo obrigadas, por intermédio de chantagem, a aceitarem fazer favores sexuais a advogados em troca de vagas de empregos, constatou um relatório sobre práticas de emprego em firmas de advogacia. Num dos casos, disseram a uma advogada de 24 anos que a menos que aceitasse um encontro com seu supervisor, ela não teria um contrato de emprego. A outra, obrigaram-na a sentar-se no regaço do parceiro sênior ou não teria o treinamento que necessitava.

No britânico Independent

quarta-feira, novembro 2

Especial: Natal com grandes estrelas








controls="ImageWindow" console="EspecialNatal" center="true" autostart="false"
loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/smil/especial-natal.smil">Clique para ouvir</a>







controls="ControlPanel,TACCtrl" console="EspecialNatal" center="true" autostart="false"
loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/smil/especial-natal.smil">Clique para ouvir</a>

Abusos de padres investigados na Irlanda

O inquérito na arquidiocese de Dublin deve ser extendido para executar um exame independente em cada uma das dioceses, para estabelecer se há proteção às crianças que atuam com os padres. A auditoria deve correr como um módulo paralelo ao inquérito, que estará investigando principalmente a resposta das autoridades da igreja às alegações de abusos sexuais contra mais de 70 sacerdotes na área de Dublin.

No irlandês Irish Times

Galinho computadorizado na briga do Oscar

"Noiva Cadáver", "Wallace & Gromit" ou "O galinho Chicken Little"? Quem deve ganhar o Oscar 2006? Por enquanto é cedo para responder à pergunta, já que o último desenho animado citado só chega aos cinemas dos EUA esta sexta-feira (e no Brasil no dia 11). Mas a imprensa começou a especular sobre o filme de animação que levará a estatueta em março do ano que vem.

No Globo Online

Anistia condena plano anti-terror de Blair

Os planos de Tony Blair para a nova legislação anti-terror foram condenados pela Anistia Internacional, enquanto os membros do parlamento preparam-se para discutir as medidas nesta quarta-feira. Em um documento enviado a membros do parlamento, a Anistia Internacional denunciou as propostas por aumentar os poderes de dentenção da polícia e fazer a glorificação do terrorismo.

No britânico Independent

Bush elogia Kirchner e a Argentina

Mais que disposto se mostrou o presidente George W. Bush a cooperar com a Argentina diante do Fundo Monetário Internacional (FMI) se seus serviços forem requeridos por “um amigo como o presidente Néstor Kirchner”. Assinalou que o governo argentino fez um bom trabalho nesse âmbito e que está em condições de negociar diretamente “sem necessidade de contar com os Estados Unidos como intermediário”. Às vésperas de viajar a Mar del Plata, onde manterá sexta-feira pela manhã uma reunão bilateral com Kirchner e participará até sábado da Cúpula das Américas, Bush disse na entrevista a La Nacion: “Eu fui mais que feliz e meu governo foi maiss que feliz em ajudar a Argentina durante a crise com o FMI”.

No argentino La Nacion

Furacões elevam preços do suco de laranja

Os preços de sucos de frutas devem subir depois das condições extremas do clima recentes no planeta. A Associação Britânica de Bebidas Leves disse que os preços podem aumentar até 25% devido aos furacões que castigam as plantações de laranja nos EUA e caribe, onde o preço por atacado já aumentou 50%. Por essa razão, produtores de suco de laranja do Brasil e de maçãs da China e Alemanha tinham aumentado preços depois de uma baixa dos estoques. Os consumidores britânicos bebem litros de aproximadamente 1,2 milhão de litros de suco de frutas por ano, com o suco de laranja compondo 70% do mercado e o suco de maçã 13%.

No britânico Guardian

Incêndio destrói loja de moda na Inglaterra

A rede de lojas Primark está avaliando os prejuízos deixados pelo incêndio que destruiu completamente um depósito e escritórios em Lutterworth, Leicestershire. Ninguém parece ter se ferido com o incêndio, mas o depósito de um piso, construído em aço e que estocava roupas e um bloco de escritório de dois andares está em ruínas. Aproximadamente 15 carros dos bombeiros atuaram no local.

No inglês Guardian

FDA ainda analisa pílula do dia seguinte

Um período de avaliação de dois meses do chamado Plano B da "pílula do dia seguinte" disponível sem prescrição médica terminou nesta terça-feira com não menos que 10 mil análises submetidas mas nenhuma indicação de quando ou como a Administração de Drogas e Alimentos (FDA, em inglês) prosseguirá com a aplicação controvertida. O passo seguinte da agência "dependerá do que encontramos nos comentários," disse a porta-voz da FDA, Julie Zawisza. "Leremos todos eles e decidiremos como proceder." Ela disse que 2.300 registros foram feitos até agora, mas um funcionário FDA disse que espera 10 mil quando todos forem contados.

No americano Washington Post

terça-feira, novembro 1

Especial: música junina em novembro







controls="ImageWindow,ControlPanel" center="true" autostart="false"
loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/smil/especial-forro2.smil">Clique para ouvir</a>

Polícia argentina retoma controle de estação

A polícia recuperou o controle da estação de Haedo depois de 5 horas de incidentes. Antes, um grupo saqueou lojas, incendiou vagões e instalações e enfrentó os efetivos policiais. Fontes do Ministério do Interior disseram que havia integrantes do grupo radical chamado Quebracho. Tudo começou com um protesto pelo cancelamento de um trem.

No argentino Clarín

Casal real inglês chega aos EUA

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e sua esposa, Camilla, duquesa da Cornuália, chegaram aos Estados Unidos nesta terça-feira em sua primeira viagem oficial ao exterior desde seu casamento, em abril. Sua visita de oito dias a Nova York, Washington e San Francisco, começou com uma visita ao marco zero de Manhattan, onde se erguiam as torres-gêmeas do World Trade Center, destruídas nos atentados de 11 de setembro de 2001.

No UOL

Pizza quente: Conselho de Ética livra Mabel

O relatório do deputado Benedito de Lira (PP-AL), recomendando o arquivamento do processo por quebra de decoro parlamentar contra o líder do PL, Sandro Mabel (PL-GO), foi aprovado por unanimidade no Conselho de Ética da Câmara. Foram 14 votos a favor do parcer e nenhum contra. Apenas o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), não declarou voto porque só é obrigado a votar quando há empate.

No Globo Online

Indústria americana cresce mais lentamente

O setor industrial americano cresceu em passo ligeiramente mais lento durante outubro, empurrado pelo aumento das encomendas, mas sentindo a tensão de uma subida continuada dos preços das matérias-primas. Outro relatório mostrou que os gastos de construção estabelecem outro recorde em setembro enquanto o setor imobiliário continuou uma fase de boom.

No americano USA Today

Charge: Sinfrônio e as enguias escorregadias

Hubble descobre segunda lua de Plutão

Cientistas descobriram com o Telescópio Hubble o que eles dizem são duas luas muito pequenas orbitando o planeta Plutão, primeira evidência de que que um objeto no sistema solar, além do Netuno, tem mais de um satélite. Plutão tem uma grande lua - Charon, descoberta em 1978 - em órbita a aproximadamente 12.000 milhas do planeta, mas até o anúncio desta segunda-feira nem Plutão nem qualquer outro objeto no Cinturão de Kuiper, uma região de objetos frios, rochosos orbitando nos vazios distantes do sistema solar, tinham múltiplos companheiros.

No americano San Francisco Chronicle

Bush nomeia conservador para a Corte

George Bush começou nesta segunda-feira a tarefa de reunir o partido Republicano fiel em torno de sua presidência sitiada escolhendo um juiz conservador, Samuel Alito, como o novo nomeado para a Suprema Corte. Os grupos de pressão conservadores entusiasticamente abraçaram a nomeação, em contraste com sua oposição amarga à nomeada anteriormente pelo presidente Bush, Harriet Miers, a quem o conselho da Casa Branca conseguiu retirar o nome na quinta-feira.

No britânico Guardian

segunda-feira, outubro 31

Charge: Sinfrônio e os bons compañeros

Britânicos entre vaca louca e gripe das aves

A Grã-Bretanha será incapaz de usar tratamentos contra a gripe das aves que podem ser críticos na luta contra uma pandemia por causa das regras rígidas projetadas para prevenir a transmissão da forma humana da doença da vaca louca. Cientistas acreditam que os anticorpos retirados do sangue de pacientes recuperados da gripe podem ser usados para tratar outros antes que desenvolvam a doença, fornecendo uma terceira linha da defesa contra a pandemia depois das vacinas e das drogas antivirais, como o Tamiflu. A técnica, contudo, não pode ser usada no Reino Unido por causa de uma proibição britânica de produtos de sangue na terapia médica.

No britânico Times