sexta-feira, outubro 14

Retrato de uma guerra cruel

Nebras Khalid Nasser compreendeu que os insurgentes muitas vezes matavam pessoas em Beiji, uma cidade iraquiana do norte onde ele vivia com sua esposa grávida e o seu filho de um ano. Ele tinha de mudar sua família para Tikrit, uma cidade mais segura aproximadamente 40 milhas ao sul. Ele ajudou sua esposa, Zahoya, no sedan Toyota de seu cunhado. Eles começaram a dirigir ao sul. Eles viram uma escolta militar dos Estados Unidos. Um tiro soou fora. O sangue fluiu da cabeça de Zahoyae ela então morreu. Em pé no chão de concreto azul do complexo de seu irmão nesta quinta-feira, Nasser esfregou as lágrimas com o colarinho cinzento de sua camisa dishdasha. Um oficial dos Estados Unidos sentou-se em frente dele em uma cadeira de plástico de bege, pedindo desculpas por sua perda. Nasser acenou com cabeça, apenas compreendendo o que acontecia. Tudo que ele pôde repetir foi, "Ela estava grávida e morreu imediatamente".
(Zahoya foi morta por tropas americanas do 2º Batalhão, Regimento da 7ª Infantaria, 1ª Brigada, 3ª Divisão de Infantaria, e seu comandante, tenente-coronel Todd Wood, evitou encarar Nasser. Desde janeiro, sua tropa também perdeu oito soldados)

Daniel Craig é o novo James Bond

Ao fim de mais de um ano de especulação, o ator Daniel Craig foi finalmente confirmado como o sexto James Bond do cinema nesta sexta-feira, num barco veloz da Marinha Real, no Rio Tâmisa, prometendo trazer um pouco de requinte fino ao papel que já é um ícone do cinema.

No britânico Guardian

Slideshow: Bahia de todas as imagens

Foto:Marcos Venancio

quinta-feira, outubro 13

General sírio encontrado morto

O general sírio que, de fato, governou o Líbano durante 20 anos foi encontrado morto em Damasco nesta terça-feira, nove dias antes do lançamento de um relatório das Nações Unidas potencialmente explosivo que pode implicar funcionários sírios superiores no assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri.

No britânico Times

Harold Pinter: breve biografia

Harold Pinter, prêmio Nobel de Literatura 2005, nasceu em hackney, Londres, estudou na escola de Gramática Colinas de Hackney e, rapidamente, na Academia Real de Arte Dramática (RADA). Quando jovem, escrevia poesias e começou a trabalhar no teatro como ator, sob o pseudônimo de David Baron. Sua primeira peça, The Room (A Sala), foi primeiro encenada por estudantes da Universidade de Bristol em 1957. The Birthday Party (Festa de Aniversário, de 1958) foi inicialmente um fracasso, apesar de uma resenha favorável no Sunday Times, pelo principal crítico de teatro, Harold Hobson, mas em seguida o êxito de The Caretaker (O Zelador), em 1960, que o promoveu, foi reanimador e bem recebido. Essas peças, e outros trabalhos iniciais, como The Homecoming (O Regresso para Casa, de 1964), foram às vezes rotulados de "comédia da ameaça". Elas muitas vezes tomam uma situação que parece inocente, e convertem-na em uma ameaça e absurdo por meio de personagens que atuam de maneiras que parecem inexplicáveis tanto ao público como, às vezes, a outros personagens. O trabalho de Pinter foi marcado pela influência de Samuel Beckett desde os primeiros trabalhos até os últimos, e os dois se tornaram amigos. Há pouco tempo, anunciou que não escreveria mais para o teatro e passaria a outros gêneros literários.

Harold Pinter, na Wikipedia e matéria sobre o abandono do teatro no UOL

Crise dos jornais em discussão

Já enfrentando uma circulação que se encolhe e um mercado publicitário achatado, a indústria do jornal também foi golpeada com preços de papel de jornais bastante altos para forçar as maiores e mais conhecidas empresas americanas a modificar o modo como se olham e se sentem. Em um artigo hoje, o repórter de meios de comunicação e indústria de entretenimento, Frank Ahrens, do Washington Post, discute a questão.

No americano Washington Post
(pode exigir cadastramento para ler)

Vírus de aves turcas pode virar pandemia

O vírus influenza descoberto em aves domésticas turcas é o altamente patogênico H5N1 que os cientistas acreditam pode sofrer uma mutação em vírus humano e desencadear uma pandemia mundial de influenza, provavelmente matando milhões, confirmaram autoridades da União Européia nesta quarta-feira. "Recebemos agora a confirmação que o vírus encontrado na Turquia é uma influenza aviária do tipo H5N1," disse o comissário de saúde da UE, Markos Kyprianou. "Há uma relação direta com vírus encontrados na Rússia, Mongólia e China."

No britânico Guardian

Apple lança nova linha de produtos

Enquanto a Apple Computer revelava com estardalhaço uma linha de novos produtos nesta quarta-feira, a maior parte dos olhos estavam no vídeo iPod. Mas outro dos últimos lançamentos da firma pode explicar mais diretamente futuras intenções da Apple. É um simples controle remoto estilo iPod, de seis botões, destinado a um pequeno computador de mesa iMac orientado para entretenimento, e simboliza a esperança da firma de tornar-se uma influente força na área de entretenimento digital.

No americano San Francisco Chronicle

Charge: Eleições no PT



A charge de Sinfrônio no Diário do Nordeste

Dirceu acha que pode se livrar

O deputado federal José Dirceu acredita que o Supremo Tribunal Federal irá suspender o processo de cassação de seu mandato antes do julgamento no conselho de ética. Em entrevista exclusiva à Rádio Eldorado o petista justifica que as acusações de irregularidades aconteceram quando ele era ministro e não fazia parte da Câmara dos Deputados.

Com áudio, na Agência Estado

Plano britânico contra terror sob críticas

A detenção de suspeitos de terrorismo sem culpa por até três meses pode romper a lei de direitos humanos, alertou o procurador do governo na área de terror, Lord Carlile of Berriew. Num golpe que atinge os planos controversos do governo - já sob fogo de membros de todos os partidos do parlamento, juizes e grupos de direitos humanos - Berriew levanta novas dúvidas sobre a legalidade dos planos.

No britânico Independent

Encontrado morto legista de Celso Daniel

O médico-legista Carlos Delmonte Printes, que participou da perícia sobre a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi encontrado nesta quarta-feira morto em seu escritório, na Zona Sul de São Paulo. O registro feito pela polícia foi de "morte suspeita", já que foi encontrado no local uma carta com várias páginas em que o perito deixava instruções para a família sobre questões bancárias e falava até sobre como gostaria que seu enterro fosse conduzido.

No Globo Online

Refugiados do Kastrina custam US$ 11 mi por dia

Num esforço para chegar ao prazo final, dado pelo presidente George W. Bush, em meados de outubro, com os abrigos temporários encerrados, o governo federal transferiu centenas de milhares de refugiados do furacão Katrina para quartos de hotel, a um preço de aproximadamente 11 milhões de dólares por uma noite, uma estratégia que funcionários locais e alguns membros do Congresso criticam como incoerente e desperdiçadora.

No americano New Tork Times

quarta-feira, outubro 12

Jazz: Louis Armstrong Orchestra

Louis Armstrong e sua Orquestra formaram uma das bandas mais populares na história do Jazz e uma das forças motrizes do estilo Swing, que veio para dominar a música popular dos anos 1930 a 1940. Em 1928, Armstrong começou a concorrer com a Orquestra de Carroll Dickerson e mudou de Chicago para Nova York. A banda ficou conhecida então como Louis Armstrong Orchestra, com Dickerson atuando como diretor musical. Em 1929, Louis Armstrong foi contratado para tocar na banda da popular revista musical de negros Hot Chocolates, que tocava músicas de Andy Razaf e Fats Waller. O show foi um grande sucesso e Armstrong roubou a cena cantando Ain't Misbehavin', que foi um de seus maiores sucessos de venda até agora. Com o Real Player, uma coletânea, abaixo, de 167 canções, de A a Z, do período de 1929 a 1942. É biscoito fino:



Mais sobre a Louis Armstrong Orquestra em Red Hot Jazz

Reis do Blues: Lonnie Johnson

A guitarra do Blues simplesmente não se teria desenvolvido da maneira que fez se não fosse o brilho prolífico de Lonnie Johnson, que estava lá para ajudar a definir o futuro do instrumento dentro do gênero e o próprio futuro do gênero no começo. Seu conceito melódico era muito mais avançado que a maior parte dos seus pares antes da guerra que podia encher um avião sozinho. Durante mais de 40 anos, Johnson tocou Blues, jazz, e baladas no seu caminho; foi um verdadeiro criador do Blues cuja influência é marcante em imortais subseqüentes do gênero.

Confira na Rádio Manduca o melhor do Blues de Lonnie Jonhson:


Mais sobre Lonnie Johnson em mp3.com

terça-feira, outubro 11

Japão aprova privatização postal

Os projetos de privatização dos serviços postais japoneses foi aprovado na Câmara Baixa nesta terça-feira, abrindo o caminho para o primeiro-ministro Junichiro Koizumi prosseguir sua agenda de reformas. Os seis projetos passaram com uma larga margem por causa da maioria absoluta da coalizão governista na câmara depois da eleição de 11 de setembro. Os votos favoráveis somaram 338 contra 138.

No japonês Asahi Shimbun

Jornalistas indígenas criam rede de ação

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de seus povos através do uso de tecnologias e da mídia, jornalistas e comunicadores indígenas decidiram criar uma nova rede. A criação da RED Agência Internacional de Imprensa Índia (RED AIPIN, em espanhol) foi realizada dia 4 de outubro em Tenochtitlán, México, quando os jornalistas participaram de um seminário internacional convocado pela AIPIN. Na ocasião, foi assinada a “Declaração do México-Tenochtitlán de Comunicadores Indígenas”, que explica os deveres e funções que o novo grupo terá.

Na Rede de Jornalistas Internacionais

Pizza com status de celebridade

O que faria alguém gastar 100 libras esterlinas em uma pizza? É, no fim de tudo, apenas massa de farinha de trigo, queijo e alguma coisa por cima. Se você ficou surpreso quando o Guia de Restaurantes de Harden anunciou, em agosto, que gastar 100 libras por dois pratos, vinho e serviço eram a norma em restaurantes finos de Londres, você ficará arrasado com o mais recente apogeu do consumo conspícuo. Mas mesmo em uma época em que as contas de três dígitos não são notáveis, a pizza de 100 libras esterlinas de Gordon Ramsay causou grande movimentação nas salas de jantar nacionais. O prato de especialidade, agora disponível no novo restaurante de Ramsay, Maze, é uma pizza honesta, assada no forno a lenha, coberta com purê de cebola, queijo fontina, mozzarella, funghi porcini, pancetta, folha de alface selvagem japonesa mizuna, e - aqui está a ferroada - raspas de trufa branca da Umbria de 1.400 libras.

No inglês Independent

Internet: a versão americana

Estocolmo - Além das manchetes, uma batalha criticamente importante pelo controle da Internet está sendo travada. De um lado, os Estados Unidos, que querem conservar a supervisão da Internet e conseguiram adquirir-se o suporte da maior parte da comunidade relutante da Internet global, que vê a América como os menos maus dos últimos guardiões possíveis do sistema. Do outro lado, está um grupo de estados que desejam a obtenção de quanto controle possível para reduzir o poder da Internet para minar os seus regimes. Com a teocracia do Irã como o guia, este grupo reconcilia Arábia Saudita, China, Cuba e Venezuela. A Coréia do Norte está desejando provavelmente participar também do grupo.

No americano International Herald Tribune

Terremoto na Ásia extinguiu uma geração


Enquanto o mundo apressava a ajuda ao Paquistão noite passada, o pedágio de morte através de três países excedeu 22 mil pessoas. O governo paquistanês diz que o terremoto mortal de sábado extinguiu uma geração inteira.

Esta é a cidade que deixou de existir. Onde Balakot uma vez esteve, hoje há uma pilha do pedras. Tudo se foi: casas, lojas, negócios e todas as escolas. Para chegar às ruínas é preciso subir com dificuldade grandes montes do concreto e passar os tijolos azuis que alguém alguma vez escolheu para sua cozinha. Um homem encontrou o livro de exercício de uma criança entre o pedregulho e sentou silenciosamente folheando rapidamente as páginas. Embaixo do entulho estão os corpos.

Especial: Bola de Nieve

Cubano, negro, místico, homossexual, pró-revolucionário e, acima de tudo, músico. Bola de Nieve faz parte dos mitos latino-americanos do século 20, mas Ignácio Villa foi sucesso também na Europa, Ásia e Estados Unidos. Quem era esse homem, que com um simples piano e sua meia-voz de vagabundo, causou calafrios em Edith Piaf, Andrés Segovia, Pablo Neruda, Paul Robeson, Josephine Baker, Alejo Carpentier, Nicolás Guillén e Pedro Almodóvar?






loop="true" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.home.sapo.pt/radio/bola-de-nieve.rt">Clique para ouvir</a>

Mais Bola de Nieve em cubaweb.cu

Descoberta quadrilha que traficava pessoas


Um homem não identificado é conduzido para fora de um endereço pela polícia em Welling, sudeste de Londres. Fotografia: Johnny Green/PA
Sete líderes suspeitos de pertencer a uma quadrilha de tráfico de pessoas, num esquema de muitos milhões de libras, foram detidos nesta terça-feira em ações da polícia em 10 endereços de Londres, dois em Kent e um em Lincolnshire. A polícia acredita que a rede pan-européia pode ser responsável por contrabandear dezenas de milhares de pessoas - curdos turcos, principalmente - ilegalmente para a Grã-Bretanha nos últimos anos.

No britânico Guardian

Internet: EUA não cedem controle

As conversações sobre a regulação do tráfico digital do seclo 21 terminaram sem acordo, em Genebra, ainda que com um dado contundente: os Estados Unidos rechaçaram ceder seu controle exclusivo a um organismo internacional composto por grupos que representam usuários comuns e correntes da Internet. A muitos usuários não agrada o controle que os EUA exercem sobre a rede através da supervisão do sistema de gestão de endereços eletrônicos, mas poucos dos grupos que participaram desta Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação respaldam a intervenção das Nações Unidas, o que, segundo prevêem, poderia levar à politização da Internet.

No argentino La Nacion

Roberto Jefferson aposenta-se

Depois de ter o mandato cassado e perder seus direitos políticos por oito anos, o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ) teve seu pedido de aposentadoria proporcional aprovado pela Câmara dos Deputados. De acordo com o ato assinado pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, Jefferson receberá 52% dos vencimentos de um deputado (R$ 12.870), acrescidos de 6/35 do salário dos parlamentares, o que corresponde a um salário final de R$ 8.898.

No Globo Online

Corrupção em universidade americana

O conselho de curadores da Universidade Americana votou nesta segunda-feira para retirar seu presidente, Ben Ladner, depois de quase nove horas da deliberação, informou o vice-presidente do conselho Thomas A. Gottschalk. O conselho também decidiu que Ladner deve reembolsar à universidade 125 mil dólares de despesas não autorizadas e explicar quase 400 mil dólares no rendimento tributável não enumerados por ele entre 2002-05.

No americano Washington Examiner

segunda-feira, outubro 10

Fifa quer limitar fotos da Copa

A FIFA quer limitar o direito dos jornais de publicarem em seu sites fotos da próxima Copa do Mundo, que acontecerá ano que vem na Alemanha. Por isso, uma delegação da Associação Mundial de Jornais – WAN esteve reunida em setembro com representantes da federação internacional de futebol para negociar regras sobre a cobertura fotográfica do evento e o direito de publicação de fotos.

No site da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Rádio Manduca: Zeca Pagodinho


2002 - Show em Copacabana






loop="true" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/playlists/zeca-pagodinho.rt">Clique para ouvir</a>

Página oficial de Zeca Pagodinho

Incêndios destróem em Fortaleza


Três grandes incêndios na Reserva Ecológica de Sapiranga em Fortaleza.

No Diário do Nordeste

Calota polar derrete e gera lucros

Parece rude dizer que más notícias para os ursos polares são boas para Pat Broe. Broe, um empresário de Denver, não é culpado, mais do que ninguém, pelo derretimento no topo do mundo que ameaça mamíferos árticos e tradições antigas e empresta credibilidade às visões negativas do aquecimento global. Entretanto, o mais novo estudo da capa de gelo do ártico - descobrindo que ela caiu neste Verão ao menor tamanho já registrado - está começando a fazer Broe parecer um advinho ao comprar uma área na Baía de Hudson do governo canadense em 1997. Especialmente pelo preço que ele pagou: aproximadamente 7 dólares.

No americano New Tork Times

Angela Merkel vai governar Alemanha

Sociais-democratas e cristão-democratas teriam chegado finalmente a um acordo que confirmará Angela Merkel como primeira-ministra da Alemanha, Segundo a agência alemã DPA. A direção do SPD aprovou este acordo, nesta segunda-feira, declarou um porta-voz do partido. Esta decisão teria sido tomada na tarde deste domingo no decorrer da reunião cimeira entre o Partido Democrata Social e a União Cristã Democrata, segundo os meios de comunicação alemães.

No francês Le Monde e no alemão Die Welt

Nova Iorque convive com o medo

Moradores de Nova Iorque saíram de casa sob rígido esquema de segurança neste domingo, dia em que funcionários federais disseram o metrô poderia ser atacado, enquanto investigadores buscavam um possível plano terrorista nos Estados Unidos. Os americanos têm um feriado nacional nesta segunda-feira.

Na Reuters

Terremoto na Ásia: destruição total


Cidade devastada de Balakot, no Nordeste do Paquistão. Reuters

Venezuela quer reator nuclear argentino

O chanceler Rafael Bielsa confirmou neste domingo o interesse da Venezuela em comprar um reator nuclear da Argentina — como informou o Clarín — e, antecipando-se à polâmica, afirmou que o governo encara as exportações deste material sensível com "responsabilidade" e os devidos controles dos organismos internacionais especializados.

No argentino Clarín

Weah reúne 100 mil na Libéria

Mais de 100 mil liberianos cansados da guerra tomaram às ruas em apoio ao ex-jogador de futebol e candidato presidencial George Weah no último dia anterior campanha. Dançando pela capital, Monrovia, eles tremularam folhas de palma e cartazes - um deles dizendo "George Weah é o Messias".

No britânico Independent

Rádio Manduca: Márcio Mello

O cantor e compositor Márcio Mello tornou-se um sucesso do circuito independente de Salvador.Durante uma temporada de nove meses, nomes como Daniela Mercury, Nando Reis e Caetano Veloso disputavam um lugar para assistir ao show de Márcio.






loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/playlists/marcio-mello.rt">Clique para ouvir</a>

Márcio Mello no imusica