sexta-feira, agosto 26

Perdidos no Espaço

HEIGHT=360
WIDTH=400
NAME=LostinSpace
ID=LostinSpace>








Clique ">" para rever a série Perdidos no Espaço

quarta-feira, agosto 24

Acusações criminais

Os policiais que mataram Jean Charles de Menezes a tiros podem responder a acusações criminais por causa do erro fatal, foi informado a um juiz de casos de morte suspeita. A investigação da morte do eletricista brasileiro foi prorrogada por seis meses para permitir que a Comissão Independente de Reclamações da Polícia (IPCC) concluísse a sua interrogação.

No britânico The Independent

Violações no Iraque

Médicos iraquianos estão pedindo uma investigação independente das sérias violações da Convenção de Genebra, após a suposta matança de civis e obstrução de trabalho dos médicos em três cidades. Haditha, Rawa e Parwana estiveram sob ataque durante as últimas três semanas, com atividades militares conjuntas de tropas iraquianas e dos Estados Unidos intensificando-se nos últimos dias. Os principais hospitais da área estão informando a falta de oxigênio medicinal, kits cirúrgicos, antibióticos e outros medicamentos básicos.

No Information Clearing House

terça-feira, agosto 23

China quer a Lua

Centro aberto nesta segunda-feira pelo governo chinês pode supervisionar o lançamento de três veículos, sendo um orbital lunar em 2007, um a alunisar em 2012 e um terceiro projetado para chegar à Lua e recolher amostras de solo para pesquisa, em 2017, afirmou o jornal China Daily: "O centro também recrutou uma plêiade de promissores e empreendedores cientistas para trabalhar nas missões lunares."

Na americana CNN

Mais pobres na África

Como o próximo relatório 2005 da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África revela, a proporção de pobres - que vivem com menos de um dólar por dia - foi reduzida à metade em todo o mundo entre 1980 e 2003, caindo de 40% para 20%. Mas na África, a proporção de pobres aumentou ligeiramente, de 45% a 46%. A taxa de pobreza da África em 2003 excede aquela da seguinte região mais pobre, o sul da Ásia, por 17 pontos porcentuais.

No africano The Namibian

Gasolina: especulação americana

Numa manhã anterior, um posto de gasolina da Shell em Sugar Land vendia um galão de gasolina por 2,63 dólares. Aproximadamente a uma milha de distância, na auto-estrada sudoeste, outra estação da Shell vendia o mesmo combustível por 2,66 dólares. Aproximadamente meia milha mais longe, um terceiro posto da rede vendia o galão por 2,59 dólares. Para consumidores que mantêm seus olhos à procura de preços de bomba mais baixos, a pequena discrepância iguala economias. Mas por que a diferença?
"Admiro-me por que é assim," disse Gayle West, um vendedor que roda aproximadamente mil milhas por semana e está sempre à procura da gasolina mais barata. "Eles devem estar pagando todos o mesmo preço pelo combustível."

No americano Houston Chronicle

Fundo Global

Três anos depois da sua criação, o Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária está conseguindo impacto na luta contra as três pandemias que matam milhões no mundo inteiro anualmente, especialmente na África. Em nota distribuída nesta Terça-feira, o Fundo, baseado na Genebra, informa que seus 300 programas atendiam 220 mil pessoas em tratamento de AIDS, forneciam tratamento para
600 mil pacientes com tuberculose e para 1,1 milhão de portadores de malária.

Na senegalesa Panapress

Pais homossexuais

A Suprema Corte da Califórnia quebrou nova barreira legal para parceiros do mesmo sexo, na segunda-feira, determinando que parceiros gays ou lésbicas que planejam uma família e criam uma criança em conjunto devem ser considerados pais legais depois de uma separação, com os mesmos direitos e responsabilidades de pais heterossexuais.

No americano San Francisco Chronicle

Sem final feliz

Depois que quatro meses da especulação febril sobre a verdadeira identidade do homem encontrado "devolvido pelas ondas" em uma praia de Kent, tivemos a resposta que não desejávamos. Um sentimento coletivo do anticlímax, talvez até de ser enganado, prevalece enquanto o mistério se deslinda em volta do estrangeiro com cara de fantasma que repentinamente apareceu em nosso meio. Ele não é o torturado gênio que achávamos que era; ele poderia falar desde o início; não era pianista de habilidade pelo menos mediana. E, dizem-nos, não era autista. Em vez disso, é oriundo da Bavária, tem 20 anos e já voltou à Alemanha. Com ele foi embora o final feliz de Hollywood e também a possibilidade mágica de que algo permaneceria não solucionado em um mundo que gosta de explicar tudo.

Na britânica BBC

Saúde: parceria Brasil-Argentina

O ministro da Saúde do Brasil, José Saraiva Felipe, advertiu que, em caso de necessidade, esse país fabricará medicamentos contra a Aids ainda que sob a proteção de patente. Seu colega argentino, Ginés González García, concordou que "quaisquer que sejamas regras do jogo, em primeiro lugar estão os interesses dos cidadãos". Os ministros conversaram ontem com o Clarín, depois de firmarem um protocolo de intenção sobre cooperação na área de saúde e medicamentos. Trata-se de um acordo histórico, que aponta para um maior aproveitamento dos recursos e das capacidades científicas e tecnológicas.

No argentino Clarín

Guerra da gasolina

O caso de um proprietário de posto de gasolina de Alabama, perseguido e morto por um motorista que policiais acreditam escapava com o valor de 52 dólares do combustível, não surpreende peritos da indústria. "Enquanto o preço da gasolina sobe, declinam os valores humanos," disse Jeff Lenard, porta-voz da Associação Nacional de Lojas de Conveniência. Lenard disse que a morte de "Tony" Caddi Husain, 54, chamou a atenção dos meios de comunicação nacional por duas razões: Ela mostra que os preços dos combustíveis sobem e fazem as pessoas irritarem-se ao ponto de roubar, e os varejistas estão cansados de arcar com a alta.

Na americana ABC

Sem imagens?

Nenhuma das câmeras na cena da morte de Jean Charles de Menezes na estação de metrô de Stockwell, no dia 22 de Julho, estava funcionando, revela um documento da polícia. As câmeras na plataforma e no trem não estavam operacionais, disseram os oficiais à Comissão de Reclamações Independente da Polícia (IPCC). A admissão, obtida pela rede ITV News, põe a polícia em desacordo com afirmação da companhia que opera a estação.

No britânico The Independent

segunda-feira, agosto 22

"Democracia" cubana

Ainda que só exista um partido político, um único sindicato, não existam meios de comunicação independentes e em torno de 70 jornalistas e dissidentes políticos permaneçam detidos por expressarem-se contra o governo de Fidel Castro, o presidente venezuelano Hugo Chávez negou que em Cuba haja uma ditadura. Pelo contrário, afirmou que na ilha "existe uma democracia revolucionária que vem de baixo".

No venezuelano El Universal

Homem Piano

Um jornal britânico informou nesta segunda-feira que o Homem Piano finalmente quebrou seu silêncio, afirmou ser alemão e voltou para casa. O Hospital de West Kent NHS e a Organização de Cuidado Social disseram não poder comentar o assunto por causa do sigilo do paciente. O homem, que foi tido como um excelente pianista, foi encontrado vagando em Sheppey em abril e esteve sob cuidados psiquiátricos desde então.

Na britânica BBC

Pedra suíça

Uma pedra pesando 83,5 quilogramas, que tem sido lançada durante um século numa celebração da herança popular e nacional suíça, foi roubada por separatistas falando francês que desejam separar-se do cantão de Berna. O Unspunnenstein, assim chamado por causa do local do torneio mais honrado de lançamento da pedra no país, foi roubado na manhã de sábado de um hotel na cidade central suíça de Interlaken, onde estava em exposição antes da competição nos dias 2 e 3 de Setembro.

No britânico The Independent

Carta de Saddam

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein escreveu uma carta, publicada neste domingo, em que afirma estar preparado para sacrificar-se pela causa árabe e convidou outros árabes a seguir o seu exemplo. "Na nossa nação gloriosa, a minha alma e o que sou desde que nasci deve ser-lhe sacrificada," diz a carta.

Na americana CNN

Pressão brasileira

A Scotland Yard enfrentará perguntas nesta segunda-feira de dois legisladores brasileiros que chegaram a Londres para investigar o assassianto pela polícia de Jean Charles de Menezes, o cidadão brasileiro confundido com um terrorista suicida. Os legisladores encontrarão o comissário assistente da Polícia Metropolitana, John Yates, que visitou a família de Jean Charles no Brasil no mês passado.

No britânico Guardian