sábado, maio 13

Fotos: imagens da Bahia

Fotos: Marcos Venancio

MPB: Gabriel, o Pensador

Gabriel Contino, o Pensador da MPB, filho de Miguel Contino e de Belisa Ribeiro, nasceu no dia 4 de março de 1974, aos sete meses de gestação. Seria chamado Pablo, mas sua mãe, a futura jornalista Belisa, havia lido Cem Anos de Solidão, de Garcia Marquez, e o menino temporão virou Gabriel mesmo. Cheio de problemas ao nascer, os médicos diziam que ele ia morrer ou ~ficar com graves distúrbios mentais". Segundo, o próprio Gabriel, em seu site, diz que a primeira previsão, pelo menos, não aconteceu. Cresceu, estudou em colégios liberais ou não, transmutou-se de "Pixote" a "Pequeno", pegou muita onda no Cantão, com a galera da Rocinha, inspirou-se em Michael Jackson e no break. Conheceu o rap, com Grandmaster Flash, Kurtis Blow e Doug E Fresh, e foi virando o Pensador, ouvindo de Leão Urbaba a Chico Buarque, passando por Lobão e Camisa de Vênus, até estourar na MPB.


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/playlists/gabriel-o-pensador.rt">Clique aqui para ouvir</a>

Mais sobre o artista em Gabriel, o Pensador

sexta-feira, maio 12

Bola de Nieve: O Inigualável

Cubano, negro, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, músico. Bola de Nieve faz parte dos mitos latino-americanos do século 20, mas Ignácio Villa, seu nome verdadeiro, é louvado também na Europa, Ásia e Estados Unidos. Quem era esse homem, que com um simples piano e sua meia-voz de vagabundo, causou calafrios em Edith Piaf, Andrés Segovia, Pablo Neruda, Paul Robeson, Josephine Baker, Alejo Carpentier, Nicolás Guillén e Pedro Almodóvar?
Ouça canções de Bola:


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.home.sapo.pt/radio/bola-de-nieve.rt">Clique aqui para ouvir</a>

Mais Bola de Nieve em cubaweb.cu

quinta-feira, maio 11

MPB: Chico Buarque de Holanda

Francisco Buarque de Hollanda nasceu no dia 19 de junho, na Maternidade São Sebastião, no Largo do Machado, Rio de Janeiro, o quarto dos sete filhos do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim.
Em 1961, publica suas primeiras crônicas no jornal por ele batizado de Verbâmidas, do Colégio Santa Cruz. Sonhava um dia vê-las publicadas nas grandes revistas semanais, ao lado de cronistas consagrados.
Sua primeira aparição na imprensa, entretanto, não foi na seção cultural, como imaginava, mas nas páginas policiais do jornal Última Hora de São Paulo. Chico e um amigo "puxaram" um carro para dar umas voltas pela madrugada paulista, uma brincadeira comum na época.
A diversão acabou na cadeia. A manchete destacava: "Pivetes furtaram um carro: presos" e estampava a foto dos dois menores, com os olhos cobertos pelas tarjas pretas. Como castigo, Chico foi proibido pelos pais de sair sozinho à noite até completar 18 anos.
Em 1969, com a pressão da ditadura militar, inicia um auto-exílio na Itália. Volta ao Brasil em 1970. Nesta época lança em compacto a música Apesar de Você, que passa pela censura prévia e vende rapidamente cerca de 100 mil cópias. O regime reage, censura a música, apreende os disquinhos e fecha a gravadora.
Ouça aqui canções de Chico:


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/playlists/chico-buarque-2.rt">Clique aqui para ouvir</a>

Para saber mais sobre Chico Buarque, acesse www.chicobuarque.com.br

quarta-feira, maio 10

Reis do Blues: Johnny Winter

O guitarista de Blues Johny Winter tornou-se uma estrela no final dos anos 60 e início dos 70. Desde então, confirmou sua reputação trabalhando com Muddy Waters e continuando a tocar Blues, apesar da moda. Nascido em Beaumont, Texas, Winter formou sua primeira banda com 14 anos, junto com seu irmão Edgar, e passou a juventude em estúdios de gravação, tocando singles regionais, e em bares tocando Blues. Sua descoberta em um nível nacional veio via um artigo na revista Rolling Stones, em 1968, que o levou a contratos com o proprietário do New York Club,Steve Paul, e a gravadora Columbia. Com o Real Player, ouça Johnny Winter em clássicos como Gangster of Love.


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/playlists/johnny-winter.rt">Clique aqui para ouvir</a>

Mais Johnny Winter em mp3.com

Exemplo de Diadema em jornal americano

Uma lei corajosa e controvertida que fecha bares e restaurantes depois às 23h00 transformou Diadema, uma das cidades mais violentas do Brasil, em um modelo urbano, diz a prefeitura.
"Olhe para a cidade," afirmou Regina Miki, secretária de Serviços Sociais de Diadema, enquanto inspecionava as ruas desertas por uma janela de carro. "Está tudo tranqüilo. É como eu gosto dela.... E é todo por causa desta lei."
A lei reduziu os homicídios em quase a metade e outros crimes em cerca de 80 por cento depois de forçar quase todos os 4.800 bares da cidade e restaurantes em 2002 a deixar de vender álcool entre às 23h00 e às 6h00. Desde então, a taxa de homicídios caiu em 47 por cento, acidentes de tráfego em 30 por cento, assaltos contra mulheres em 55 por cento, e internações em hospital relacionadas ao álcool em 80 por cento, segundo Miki.

No San Francisco Chronicle

Subcomandante Marcos tenta refazer imagem

O subcomandante Marcos, líder rebelde da Frente Zapatista, pressionado pelos confrontos semana passada entre a polícia e agricultores, tenta reanimar seu movimento socialista, num momento decadente, que espera tomará o governo sem disparar um tiro.
Marcos apareceu na Televisa (México) nesta terça-feira (9/5/2006) e foi entrevistado detalhadamente pela primeira vez em muitos anos. Como sempre, apareceu com sua máscara de esqui preta e farda de serviço militar, um fone de ouvido em cima do seu gorro gasto, um cachimbo na boca. Denunciou a brutalidade da polícia na repressão aos camponeses que provocavam distúrbios, com cassetetes e bombas incendiárias, e também acusou as autoridades estatais e federais pela violência, raptando mulheres e encarcerando inocentes.
"A polícia estatal sempre foi conhecida conhecida por sua brutalidade," disse. "Chame a polícia federal e as coisas saem do controle. Introduza o governo federal e as coisas saem do controle, e cada um cria esta atmosfera da repressão."
A aparência reafirmou a posição ímpar de Marcos na política mexicana enquanto ele tenta fazer um remake de si mesmo como uma espécie de líder dos direitos civil, embora com uma visão marxista do país.

No NYT