quinta-feira, maio 11

MPB: Chico Buarque de Holanda

Francisco Buarque de Hollanda nasceu no dia 19 de junho, na Maternidade São Sebastião, no Largo do Machado, Rio de Janeiro, o quarto dos sete filhos do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim.
Em 1961, publica suas primeiras crônicas no jornal por ele batizado de Verbâmidas, do Colégio Santa Cruz. Sonhava um dia vê-las publicadas nas grandes revistas semanais, ao lado de cronistas consagrados.
Sua primeira aparição na imprensa, entretanto, não foi na seção cultural, como imaginava, mas nas páginas policiais do jornal Última Hora de São Paulo. Chico e um amigo "puxaram" um carro para dar umas voltas pela madrugada paulista, uma brincadeira comum na época.
A diversão acabou na cadeia. A manchete destacava: "Pivetes furtaram um carro: presos" e estampava a foto dos dois menores, com os olhos cobertos pelas tarjas pretas. Como castigo, Chico foi proibido pelos pais de sair sozinho à noite até completar 18 anos.
Em 1969, com a pressão da ditadura militar, inicia um auto-exílio na Itália. Volta ao Brasil em 1970. Nesta época lança em compacto a música Apesar de Você, que passa pela censura prévia e vende rapidamente cerca de 100 mil cópias. O regime reage, censura a música, apreende os disquinhos e fecha a gravadora.
Ouça aqui canções de Chico:


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.paginas.sapo.pt/radio/playlists/chico-buarque-2.rt">Clique aqui para ouvir</a>

Para saber mais sobre Chico Buarque, acesse www.chicobuarque.com.br