Weblog experimental em português com o objetivo de testar ferramentas multimeios para utilização na comunicação digital
sexta-feira, dezembro 2
Iraque: imagem contra as palavras
"As crianças parecem ser os mais abertamente entusiasmados. Elas estão adquirindo uma possibilidade de futuro o que nunca teria sido possível sob o regime opressor..."
Os compradores em Norwich foram surpreendidos por um espetáculo de sangue no coração da cidade esta tarde. O mercado estava cheio de gente na hora do almoço - mas alguém mais estava atento ao seu almoço. Hazel, um falcão Harris de 10 anos, estava sendo despejado de em outro lugar na cidade quando fez um intervalo para a liberdade. descobrindo um grupo de pombos imprudentes, Hazel agarrou um em acima do mercado - antes de sossegar nas escadarias de fora para comer.
Clique para ouvirMaria Callas e a Lucrecia Borgia, de Donizetti - 8:02 m Maria Callas, filha de um casal grego emigrado, nasceu em Nova Iorque, em 2 de dezembro 1923, com o nome de Maria Kalogheropulos. Com a separação dos pais em 1937 regressa à Grécia, juntamente com a irmã e com a mãe, e entra para o Conservatório Nacional de Atenas, somente com 15 anos. A partir daí, a história dessa soprano é de um sucesso sem precendentes na música lírica. Soprano, apesar de ter uma voz grave consegue atingir registros agudos. De 1942 a 1944 cumpre um contrato na Ópera de Atenas e depois regressa aos Estados Unidos, para viver com o pai. Após um convite para cantar "A Gioconda", no anfiteatro de Verona, com o maestro Túlio Serafim, começa a consagração. Serafim a havia de acompanhar ao longo de muitos anos. Casa-se aos 23 anos, mas depois de uma viagem de duas semanas com Aristóteles Onassis, no seu iate "Christina", acabado deixando o marido para viver com o magnata grego durante 9 anos. Sua voz potente e moldável, aliada às suas interpretações, criou uma personalidade vocal e teatral que influenciou a sua geração. Abandonou os palcos em 1965. Dos muitos papéis que interpretou, destacam-se: "Norma", de Bellini; Elvira, também de Bellini, em "Os puritanos da Escócia"; a Violetta em "La Traviata", de Verdi; "Medeia", de Cherubini; "Tosca", de Puccini; "Lucia de Lammermore", de Donizetti. Morreu em Paris, em 1977, deixando como legado sua voz única.
O destino do domínio de Internet .xxx, proposto para sítios sexuais, que recebeu críticas duras de grupos conservadores dos Estados Unidos, permanece no limbo, segundo o presidente da Internet Corporation of Assigned Names and Numbers , Paul Twomey, que controla o sistema de domínio de Web. Nesta quinta-feira, ele disse que o grupo ainda está esperando as recomendações de um comitê consultivo que analisa a proposta, e não tem nenhum plano para tomar uma decisão na reunião do grupo esta semana em Vancouver.
Ive Mendes é a última razão para perdoar a superioridade do Brasil no futebol. Uma delícia que mistura Sade, Norah Jones e Bebel Gilberto. Acompanhada por suaves ritmos brasileiros, suas canções, compostas em sua maioria por ela mesma, são uma torrente de sensações a meio caminho entre o Brasil e os mais suntuosos arranjos do novo soul. Ive canta em português e em inglês, mas sua espiritualidade é invariável. Esse encanto é o que a fez conquistar a Robin Millar, produtor entre outros de Sade e de Everything But the Girl, e citar neste disco a várias das correntes do novo milênio.
Ao escrever sobre Fernando Pessoa, o poeta mexicano Octavio Paz declara que “os poetas não têm biografia. Sua obra é sua biografia”. Afirma ainda, que, no caso de Pessoa, “nada em sua vida é surpreendente -- nada, exceto seus poemas.” Homem de vida pública modesta, Fernando Pessoa dedicou-se a inventar. Através da poesia, criou outras vidas, despertando, assim, o interesse por sua própria vida tão pacata. Tornou-se, portanto, o enigma em pessoa. Nascido em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888, Fernando Pessoa perdeu o pai aos cinco anos de idade. Em 1896, a família se transfere, levada pelo segundo marido de sua mãe, para a cidade de Durban, na África do Sul. Lá, cursa o secundário, cedo revelando seu pendor para a literatura. Em 1903, ingressa na Universidade do Cabo. Fernando Pessoa, educado em inglês, adquiriu o gosto pela poesia lendo Milton, Byron, Shelley, Edgar Allan Poe e outros poetas de língua inglesa. Deixando a família em Durban, o jovem estudante, que até pensava em inglês, retorna a Portugal. Fernando Pessoa matricula-se, então, no Curso Superior de Letras, que logo abandona, e entra em contato com os grandes escritores da língua portuguesa. Impressiona-se sobremaneira com os sermões do Padre Antônio Vieira (1608-1697) e particularmente com a obra de Cesário Verde (1855-1886), Em 1908 começa a trabalhar como tradutor de cartas comerciais para empresas estrangeiras. Deste emprego modesto tirará o sustento durante toda a vida. Boêmio, encontra-se com os amigos em cafés, especialmente a "Brasileira do Chiado" para discutir literatura. Em 1912 conhece o poeta Mário de Sá-Carneiro (1890 - 1916), de quem se tornaria grande amigo. Em Paris, no dia 26 de abril de 1916, Sá-Carneiro, após escrever cartas angustiadas a Fernando Pessoa, comete o suicídio. A revista Orpheu, fundada em 1915 por Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, e outros amigos, como Almada Negreiros e Luís de Montalvor, representa o marco inicial do Modernismo em Portugal. Após a notoriedade, nem sempre positiva, adquirida com a publicação de Orpheu, Pessoa mergulha em anos de relativa obscuridade. Publica um pequeno volume de poemas em inglês, Antinuos and 35 Sonnets (1918), ensaios e poemas esporádicos em algumas revistas, funda outras, envolve-se com o ocultismo e a magia negra, dedica-se ao estudo da astrologia. Em 1934 publica, tomando dinheiro emprestado, o livro Mensagem, e com ele participa do prêmio "Antero de Quental". Recebe o prêmio de Categoria B. No dia 30 de novembro de 1935, morre de cirrose hepática. Fernando Pessoa nunca teve, em vida, o reconhecimento que merecia. Viveu modestamente, em relativa obscuridade. Em vida, teve apenas dois livros publicados: alguns poemas em inglês e Mensagem.
"E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo" Fernando Pessoa, como Álvaro de Campos
Enquanto a situação no Iraque torna-se mais sangrenta e incontrolável, quem aceitaria a tarefa de promover a idéia de alistamento à juventude da América? O ousado coronel Casey Wardynski, que está organizando possivelmente o método de recrutamento mais rentável disponível no exército dos Estados Unidos - um jogo de guerra. Ao passo que anúncios na televisão custam entre 5 dólares e 10 dólares por hora para colocar a marca do exército dos Estados Unidos à vista de cada espectador, o coronel Wardnyski está obtendo preços em média de 10 cêntimos por hora - baseado nos custos anuais de 2,5 milhões de dólares do site onde o jogo Exército da América está disponível para download.
Cambalache Caetano Veloso (Enrique Santos Discepolo) Clique para ouvir
Que el mundo fue y sera una porqueria, ya lo se... En el quinientos seis y en el dos mil también! Que siempre ha habido chorros, maquiavelos y estafaos, contentos y amargaos, valores y dublés... Pero que el siglo veinte es un despliegue de maldad insolente ya no hay quien lo niegue. Vivimos revolcaos en un merengue y en un mismo lodo todos manoseaos... Hoy resulta que es lo mismo ser derecho que traidor..! Ignorante, sabio, chorro, generoso o estafador! Todo es igual! Nada es mejor! Lo mismo un burro que un gran profesor! No hay aplazaos ni escalafon, los inmorales nos han igualao. Si uno vive en la impostura y otro roba en su ambicion, da lo mismo que sea cura, colchonero, rey de bastos, caradura o polizon...
Que falta de respeto, que atropello a la razon! Cualquiera es un señor! Cualquiera es un ladron! Mezclao con Stavisky va Don Bosco y "La Mignon," Don Chicho y Napoleon, Carnera y San Martin... Igual que en la vidriera irrespetuosa de los cambalaches se ha mezclao la vida y herida por un sable sin remache ves llorar la Biblia contra un calefon.
Siglo veinte, cambalache problematico y febril! El que no llora, no mama, y el que no afana es un gil. Dale nomas! Dale que va! Que alla en el horno nos vamo a encontrar! No pienses mas, sentate a un lao. Que a nadie importa si naciste honrao. Que es lo mismo el que labura noche y dia, como un buey que el que vive de los otros, que el que mata o el que cura o esta fuera de la ley.
Nr. Letra original de Discepolo. Na versão de Caetano, ele troca algumas palavras e nomes de personalidades, incluindo John Lennon e Ringo Star nos versos originais.
Vladimir Vysotsky (1938-1980) foi um dos bardos russos mais talentosos, um poeta tão diverso que não há provavelmente nenhum assunto que não tinha mencionado. Cantava suas canções acompanhado ao violão, e o poder da sua voz completou o poder dos seus versos líricos. Foi ator, tanto no cinema como no teatro, onde criou o seu Hamlet inesquecível. Adorado por toda o país por seus honestos, intensos e rebeldes poemas e canções, a ele foi negado reconhecimento oficial em vida - pela mesma razão - e não viveu para ver os seus trabalhos serem publicados. "Cantei em todo lugar. Nas casas das pessoas, à noite, com a vodka ou sem, cantei no aeródromo - ao mesmo tempo que os aviões de combate aterrisavam - entre técnicos vestidos como besouros negros, apenas para que as palavras fossem ouvidas. Atuei em ônibus, em estádios gigantescos, e nos menores lugares. Em outros países, em alguma casa, em alguma pequena sala..." Vladimir Vysotsky
Cientistas acham que encontraram a razão por que algumas crianças mais baixas têm performance manor na escola. Um estudo com crianças nos anos 90 pela Universidade de Bristol constatou que os níveis baixos de hormônio do crescimento estiveram ligados ao QI baixo. O estudo de Pediatria sugere que seria possível usar uma dieta para aumentar os níveis do hormônio.
Caso Você Queira Saber Cássia Eller ( Beto Guedes / Márcio Borges ) Clique para ouvir
Não quero você mais na minha casa Corpo e rosto em pedra Sei o que me fere em você Eu não quero nada Com seu riso indecente Já conheço o seu tempero Seu segredo e seu suor Mas não consigo perder mais tempo Você tem que ir embora Já começa a amanhecer Parece outro dia negro
Imagine um abraço, mas você está a quilômetros de seu amado? Bem não fique triste, porque logo você será capaz de enviar o seu abraço e carícia à parte do corpo de uma pessoa que você quer via Internet. Esta é a esperança do pesquisador de Singapura James Teh, que desenvolveu "uma roupa de abraço" para aves domésticas e quer estendê-la a seres humanos. A tecnologia envolve a ave "em casa", com uma jaqueta sem fios, aparelhada de sensor e aompanhada por uma câmera de vídeo, informou ontem o jornal Straits times de Cingapura.
Estava dando uns bordejos pelai Quando de repente a figura apareceu E dentre tantos me escolheu Mas o barulho da cidade está Tão grande que eu não pude nem ouvir Quando o pinta me rendeu Não se move aí, ô meu Mas que pinóia, eu, o rei da paranóia Que não largo a minha bóia Mesmo quando estou a pé Como é que eu dou esse azarão Eu faço parte desse medo coletivo Já não sei nem se confio na polícia ou no ladrão (a barra não ta mole não, ladrão já tem que andar Com plaqueta de identificação A dita anda dura mesmo com a abertura) O cara disse: Fica quieto vai tirando toda roupa De conforme o que está no meu direito E eu só via um defeito A que eu vestia estava toda emburacada Remendada, esfarrapada, bem puída no maltrato Vou tentar fazer um trato Pensei depressa adonde estava aquela quina Que sobrou do meu trocado que hoje Chamam de salário (Trabalhador tu é otário) E foi aí que eu notei que o pivete Tremia muito mais que eu que tava pela bola sete Olhei melhor pro salafrário Notei que a arma que o fulano segurava Era meio que chegada a um cheiro de sabão Na rapidez meti a mão O trinta e oito de partiu em mil pedaços E o coitado do palhaço ficou meio sem ação Aproveitei a confusão Mandei que ele desvestisse a roupinha Tá mais limpa que a minha inclusível a santinha Não esquece a sunginha, hein ô Ele chorava de bobeira me mostrando a carteira Que continha a exploração do seu patrão Me livra dessa meu irmão que eu não tive opção A galinha comeu pipoca em cima da minha solução Tá caro tudo no meu lado já não sei o que é feijão Mas acontece meu amigo que eu também tô a neném A concorrência oficial não tá deixando pra ninguém
Uma investigação deve ser feita sobre o chefe da Polícia Metropolitana, Ian Blair, por causa da morte no metrô do brasileiro Jean Charles de Menezes. A Comissão de Reclamações Independente da Polícia tinha solicitado ao Secretário do Interior, Charles Clarke, que aprovasse a sindicância. A família da vítima diz que Ian Blair "enganou" o público depois que Menezes foi morto a tiros no dia 22 de Julho pela polícia, que o confundiu com um terrorista suicida.
Na viagem de duas horas de Havana a Varadero, em uma via expressa onde o tráfego leve flui numa paisagem de cartazes ocasionais para perturbar a visão, você vê colinas cobertas por palmeiras, o marulhar do mar azul batendo em costas de penhascos, vales profundos cobertos de névoa e Matanzas, uma cidade rica de açúcar do passado histórica, ao longo de uma baía brilhante de sol. Ao longo do resto do caminho, há só uma zona rural quase desabitada e as visões excitantes do oceano ao norte e vales e montanhas ao sul.
Hotel Aurora, quarto 307. Banheiro na sala, chuveiro embaixo. Fendas nas paredes e suor no ar. Janis Neulans senta-se em uma pequena cama que range, falando sobre o trabalho e o tempo na Irlanda. "Eles têm invernos quentes", diz em russo, os seus olhos azuis faiscando no pensamento. Neulans nunca ouviu falar de Galway ou Guinness. Na sua pequena cidade natal - uma aldeia fria de oito pessoas no leste na fronteira russa da Letônia - ele aprendeu a dirigir caminhões, não Yeats. Ele não sabe quanto é o salário mínimo irlandês, mas ele sonha com ele. "Tive de deixar a Letônia", ele diz. "Não havia nenhuma possibilidade. Não temos nada."
Omar Ibrahim Abdullah foi caminhar para escapar da luta pesada em Fallouja há pouco mais de um ano e, explica, encontrou uma vista tão grotesca que foi incapaz de tirá-la de sua memória. Os Estados Unidos tinham montado uma ofensiva total para pacificar a cidade iraquiana controlada por rebeldes, e Abdullah disse que ficou ansioso para escapar do distrito Askari, onde vivia. Andou ao sul em direção ao Rio Eufrates e tropeçou em dúzias de corpos queimados coloridos de preto e vermelho. "Eles devem ter sido afetados por produtos químicos", disse, "porque eu nunca tinha visto nada assim antes." Os cadáveres, segundo ele, tinham sofrido queimaduras pelo uso dos militares dos Estados Unidos de um produto químico incendiário conhecido como fósforo branco.
Uma coligação política de países em desenvolvimento planeja fazer uma proposta radical esta semana na cúpula das Nações Unidas sobre alterações climáticas em Montreal: pague-nos e conservaremos as nossas florestas tropicais. O grupo de 10 países, liderados por Papua Nova Guiné e Costa Rica, argumenta que o resto do mundo se está beneficiando da prosperidade natural das florestas tropicais sem compartilhar o preço. Michael Somare, primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, disse que a madeira foi um dos poucos recursos naturais disponíveis aos países e a sua única única opção de crescimento econômico implicou na destruição das florestas.