sexta-feira, outubro 21

Chico Science: revolução na música

Francisco de Assis França foi um dos inventores do Manguebit (Mangue Beat, para uma parcela da mídia brasileira), movimento cultural que alterou o panorama da música brasileira na década de 1990. Com o nome de batismo quase ninguém o conhece, mas como Chico Science e seu grupo Nação Zumbi (CSNZ) as informações sobre sua carreira e a importância de sua música estão por toda parte na web. Tem página em inglês, francês e alemão destacando o som dos pernambucanos.Chico morreu em um acidente de carro em 2 de fevereiro de 1997, aos 30 anos de idade, mas sua música ficou por aqui. O garoto que vendia caranguejos que ele mesmo pegava tornou-se o líder de uma banda cuja força motriz criativa forjou toda uma geração. Influenciado por músicos como James Brown, Grandmaster Flash e Kurtis Blow, a sua música inteligentemente fundiu rock, funk, hip hop e rap, maracatu e outros ritmos tradicionais do Nordeste de Brasil. Chico, hoje um pouco esquecido no Brasil, teve uma presença tão poderosa na música que lá fora alguns comparam sua criatividade à de Jimi Hendrix.
Confira o especial Chico Science e o Manguebit


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.do.sapo.pt/especiais/manguebit/chico-science.rt">Clique para ouvir</a>

Mais Chico Science e Nação Zumbi na página do ou na Wikipedia

Curiosidade: nascidos a 21 de outubro

Alfred Nobel
"Segundo a agricultura, a fraude é a maior indústria da nossa era"
Dizzy Gillespie
"Não me preocupo demasiado com a música. O que eu gosto é do som"
Leo Burnett
"Aprendi que qualquer tolo pode escrever um mau anúncio, mas uma verdadeira pessoa genial sabe tirar suas mãos de um bom"
Samuel Taylor Coleridge

"Os cisnes cantam antes de morrer — por outro lado nada pode fazer certas pessoas morrerem antes de cantar"


Mais nascimentos em Born Today

Advogado de defesa de Saddam é morto

Um advogado de defesa do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein foi encontrado morto um dia depois de raptado por pistoleiros, segundo a polícia de Bagdá e um membro da união dos advogados iraquianos. A polícia de emergência disse que o corpo dw Sadoon al-Janabi foi encontrado perto da Mesquita Firdous, na vizinhança de Banook. O advogado morreu com um tiro na cabeça.

Na americana CNN

Disputa eleitoral argentina tem clima quente

O presidente Néstor Kirchner e a candidata de oposição Elisa Carrió trocaram duras acusações através das radios nas últimas horas da campanha eleitoral. Kirchner questionou de onde Carió tira seus recursos pessoais e ela respondeu que essa suspeita era "maluquice". O enfrentamento pela cidade terminou ofuscando os anunciados comícios de encerramento na Provincia. A disputa terminou com termos duros, inclusive de desqualificação pessoal, nas horas finais. O presidente não participou mais de atividades públicas, limitando-se à estratégia de dar entrevistas por telefone a três rádios de Buenos Aires junto a seu candidato, Rafael Bielsa.

No argentino Clarín

Charge: Sinfônio e o pântano de Zé Dirceu

Menina atacada a faca na escola na Inglaterra

Uma menina de 12 anos quase ficou cega depois de ser cortada no rosto com uma faca por outro aluno em um ataque na sala de aula. Shanni Naylor precisou de 30 pontos na face depois do ataque durante uma aula de inglês na Escola Myrtle Springs, em Sheffield, na tarde desta quarta-feira. Acredita-se que ela tinha defendido um colega atacado um dia antes. Uma menina de 12 anos foi detida e estará sob a a guarda da polícia até dezembro.

Na inglesa BBC News

ONU começa a desvendar morte de Hariri

A investigação das Nações Unidas sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri está concentrando-se no cunhado poderoso do presidente Bashar al-Assad, da Síria, como o principal suspeito, informou um diplomata com conhecimento íntimo do inquérito nesta quinta-feira. O diplomata explicou como o esperado relatório da ONU sobre o assassinato, tornado público ontem, esclarece que o ato terrorista foi cuidadosamente planejado e organizado por oficiais de inteligência sírios e libaneses.

No americano New York Times

quinta-feira, outubro 20

Bob Marley: um mito do século 20

Bob Marley foi uma figura heróica para os que acreditam na religião Rastafari e para muita gente espalhada pela Terra. Sua história continua sendo contada na Jamaica, sua terra natal, aos mais jovens, como a de um homem que lutou contra a repressão política, o racismo e a escravização do homem pelo homem. Usando a música e as letras de suas canções, Marley propôs ao Planeta sua visão de "um mundo, um amor". As audiências cresceram ao ponto de na turnê de 1980, a última, ter conseguido os maiores públicos da época. Nos dias de hoje, sua influência política e musical estende-se pelo planeta. Os jovens do Maranhão, que têm no reggae sua força inspiradora, rendem-lhe tributos. Os índios Hopi do Novo México, os maoris da Nova Zelândia e diversas povos na África têm-no como um redentor. Nem precisava ter revolucionado a música ocidental com o som visceral dos negros jamaicanos, mas ele o fez. A música das américas, inclusive a brasileira, devem muito a Bob Marley e têm pago com a influência cada vez maior do reggae em sua cultura sonora. Confira o especial Bob Marley, um mito do século 20:


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://bmultimeios.do.sapo.pt/especiais/bob-marley.rt">Clique para ouvir</a>

Página oficial de Bob Marley

Jornalista inglês raptado em Bagdá

O correspondente no Iraque do Guardian, Rory Carroll, desapareceu na noite desta quarta-feira depois de ser raptado por pistoleiros em Bagdá. Carroll, 33, um correspondente estrangeiro experimentado, tinha feito uma entrevista na cidade com uma vítima do regime de Saddam Hussein. Ele vinha preparando um artigo para o jornal desta quinta-feira sobre a abertura do julgamento do ex-ditador.

No inglês Guardian

Memória da TV: Kung-Fu

No Brasil, o seriado foi exibido a partir de 1973 pela Rede Globo. Durante quase toda a década de setenta, Kung-Fu era uma coqueluche no país. A abertura, com Kwai Chang Caine, interpretado pelo ator David Carradine, caminhando por dunas de areia, ainda está na memória de muita gente. O monge Shaolin provocou muita curiosidade pela filosofia oriental e terminou gerando clones na mídia, como a música Kung-Fu Fighting, com Carl Douglas, que


loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://www.deutschrock.de/rodhtms/discograf/audio/kungfufighting.ram">Clique para ouvir</a>
descrevia na letra a mania decorrente da série.

Mais em Kung-Fu Guide

Teste de DNA contra o cidadão?

Parecem mundos à parte, mas o ex-ala do Chigago Bulls, Eddy Curry, e a avó do sul do estado, Carolyn Dean, têm algo em comum. Ambos lutaram para manter confidenciais informações sobre sua genética. Curry recusou o pedido dos Bulls para fazer um exame de DNA para diagnosticar uma possível doença do coração. A equipe o vendeu para o New York Knicks. Dean é uma sobrevivente de câncer ovariano que provocou uma lei de Illinois proibindo discriminação com base na genética.

No americano Daily Herald

Acusado de apartheid livra-se de processo

O Congresso Nacional Africano (ANC, em inglês) ficou chocado na decisão de não reabertura do processo contra Wouter Basson, supostamente no centro dos planos do governo de apartheid para assassinar no passado ativistas da liberdade usando guerra biológica. O porta-voz da ANC, Smuts Ngonyama, disse nesta quarta-feira que a decisão da Autoridade Nacional de Promotoria foi "uma surpresa muito grande e um choque".

No sul-africano Independent

Deputado chegou atrasado para renunciar

A "coragem" do deputado federal baiano Josias Gomes não foi bem como ele contou à imprensa, de que resolveu enfrentar o processo de cassação. Josias tentou mesmo renunciar ao mandato e, na tarde da segunda-feira, seu advogado, Márcio Silva, disse a jornalistas que o deputado estava indo entregar o documento. O problema é que Josias Gomes (PT-BA) chegou na Secretaria Geral da Mesa da Câmara com sua renúncia às 18h25, quase meia hora depois de encerrado o prazo.

No baiano A Região

Espanha ordena prisão de soldados americanos

Em uma decisão que já começa a gerar controvérsia, a justiça espanhola ordenou nesta quarta-feira a busca, captura e detenção internacional de três militares americanos -o que pode gerar um pedido de extradição - supostamente implicados na muerte do jornalista espanhol José Couso, no dia 8 de abril de 2003, no Hotel Palestina, em Bagdá.

No argentino La Nacion

Charge: Sinfrônio e a Pizzaria Brasil

Brasil: o dia 20 de outubro na História

CPI do Orçamento – Em 20 de outubro de 1993 o ex-diretor do Departamento de Orçamento da União, José Carlos Alves dos Santos, denuncia o esquema de corrupçãoexistente na Comissão de Orçamento do Congresso. Acusa 23 parlamentares, seis ministros e ex-ministros e três governadores de Estado de tráfico de influências na distribuição das dotações orçamentárias. Também confessa ter recebido US$ 3 milhões do deputado João Alves (PPR-BA), ex-presidente da Comissão de Orçamento.

Em Conhecimentos Gerais

Guerra: tática cruel invalida argumento

Nenhuma responsabilidade deve ser imputada a qualquer líder que está cuidando do benefício nacional ou da prosperidade. Mas aplicar táticas injustas, cruéis, imperialistas para atacar um alvo é que é a dúvida. De fato, Bush é um de esses. O presidente americano lançou duas guerras devastadoras contra Afeganistão e Iraque, clamando que está lutando contra o terrorismo e, desse modo, defendendo a prosperidade dos cidadãos americanos.

Na árabe Al Jazeera

Conflito entre Indonésia e Timor Leste

Uma multidão apoiada por tropas indonésias entrou no Timor do Leste, atacou uma patrulha de fronteira e colocou fogo em edifícios, ameaçando à frágil paz entre as duas nações. O incidente sábado, no enclave Oecussi, detalhado em um telegrama da ONU a que o Australian teve acesso expõe um cenário de pesadelo para Canberra.

No Australian

Wilma diminui mas pode voltar a crescer

No final da noite de quarta-feira, o Wilma se enfraqueceu ligeiramente e agora é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, mas pode voltar nesta quinta-feira à categoria máxima de 5, advertiu o Centro Nacional de Furacões em seu mais recente boletim, divulgado às 23h (1h de quinta-feira em Brasília).

No Globo Online

EUA investigam abusos contra Talibã

O Pentágono anunciou nesta quarta-feira à noite que o Exército começou uma investigação criminal sobre a cusação de que soldados americanos no Afeganistão tinham queimado os corpos de dois rebeldes do Talibã mortos e teriam usado os cadáveres chamuscados em uma campanha de propaganda contra os insurgentes.

No americano New York Times

Curiosidade: nascidos a 20 de outubro

John Dewey
"Alguém que tenha começado a pensar colocou alguma porção do mundo em perigo"
Arthur Rimbaud
"A vida é uma farsa em que todo mundo tem de atuar"
Snoop Dogg
"E daí se eu estiver fumando um baseado no palco e fazendo o que tenho de fazer? Não estou atirando em ninguém, apunhalando ninguém, matando ninguém. É um gesto pacífico e eles têm de respeitar e apreciar isto"
Art Buchwald

"Eu sempre quis entrar na política, mas nunca fui leviano o suficiente para começar"


Mais nascimentos em Born Today

Kofi Annan alerta para "onda de mortes"

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, alertou que uma segunda "onda maciça de mortes" pode atingir áreas paquistanesas muito afetadas pelo terremoto, a menos que a comunidade internacional aumente o esforço humanitário imediatamente. Com o Inverno aproximando-se rápido e as dificuldades do terreno na área afetada, de aproximadamente 11 mil milhas quadradas, o esforço humanitário foi um dos mais desafiantes empreendidos, disse.

No inglês Independent

quarta-feira, outubro 19

Curiosidade: nascidos a 19 de outubro

Lewis Mumford
"Um homem da coragem nunca precisa de armas, mas pode precisar de garantias"
John LeCarre
"Ter seu livro convertido em um filme parece-se com seus bois convertidos em cubos de caldo"
John Lithgow
"Levo uma vida bastante maçante. Uma vez encontrei um editor do National Enquirer que me disse, quase apologeticamente, 'sinto, mas realmente não estamos interessados em você.' Temo que isto seja verdadeiro"
Johnnetta Betsch Cole
"Se as pessoas puderam aprender a ser racistas, então podem aprender a ser contra o racismo. Se ser sexista não é genético, então, heureka, a gente pode aprender sobre a igualdade de gênero"


Mais nascimentos em Born Today

Austrália mandará tropas às Filipinas

A Austrália está abrindo uma terceira frente na guerra contra o terror enquanto o governo Howard prepara-se para enviar tropas, barcos de patrulha e avião de vigilância às Filipinas.

No The Australian

Palestinos pressionados a barrar extremistas

A administração Bush, preocupada que militantes palestinos ganharão cadeiras no Parlamento Palestino nas eleições legislativas de Janeiro, está pressionando Mahmoud Abbas a exigir que os candidatos renunciem à violência e "métodos ilegais ou não-democráticos", informaram administradores e representantes palestinos.

No americano New York Times

Preconceito: bonita, apesar de liberiana

Robertha Budy ouvia o insulto quando era uma menina pequena e agora, mesmo na Universidade do estado de Geórgia em Atlanta, ela ainda o ouve. "Você é liberiana? Isto não é na África? Você não parece liberiana. Você é bonita." Ela jogou fora o pensamento negativo de sua mente quando ganhou o concurso Miss Liberia dos EUA no ano passado, acalmando-se para os jurados da mesma maneira que fazia enfrentando os colegas.

No americano Washington Post

Charge: Sinfrônio ainda invocado com boi

Um em cada cinco e-mails não chega

Uma pesquisa da empresa americana Return Path com os principais provedores de correio eletrônico do mundo mostrou que 21% dos e-mails legítimos enviados no primeiro semestre deste ano não chegaram a seus destinatários. O levantamento desconsidera mensagens indevidas, como vírus e publicidade. Isso significa que um em cada cinco e-mails se perde na rede ou é barrado por filtros, caindo indevidamente na lixeira eletrônica junto com spams.

No Globo Online

Chilenos vivem febre do ouro de Crusoé

Deslumbrado pelo ouro. Assim vive o Chile, o país de três milhões de pobres. Robinson Crusoe, la Isla del Tesoro, despierta el apetito. O descubridor "Arturito" acendeu a chama e começaram os cálculos sobre os 10 bilhões de dólares que significaria a descoberta. 800 toneladas, a 8 metros de profundidade. O mundo inteiro tornou-se presa da lenda e dos quilates. Pouco importou se tratava-se ou não de um descobrimento arqueológico.

No chileno El Mercurio

Salários caem 11% no Brasil segundo IBGE

Os salários pagos por empresa registraram queda de 11% entre 1996 e 2003, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da pesquisa Cadastro Central de Empresas 2003.

Na Folha Online

Gripe aviária chega ao sul de Moscou

A gripe aviária chegou à região de Tula, situada a 300 Km ao sul de Moscou, confirmando a progressão do vírus até a zona européia da Rússia, indicou nesta quarta-feira o Ministério russo da Agricultura, que teme se trate da linhagem asiática do vírus, potencialmente mortal para o ser humano.

No venezuelano El Universal

Seca na Amazônia: efeito do aquecimento?

Desmatamento e mudanças climáticas podem transformar a Bacia Amazônica em um ecossistema muito mais seco, resultando num processo irreversível de perda de biodiversidade. A forte seca que afeta a Amazônia pode ser o aviso que o País e o mundo precisavam para enfrentar de vez as causas que podem condenar a maior floresta tropical do planeta ao desastre: o desmatamento descontrolado e o aquecimento global. Estaríamos já às portas de um triste futuro ou trata-se de um fenômeno conjuntural?

No Greenpeace Brasil

Jack Ma: o rei da Internet chinesa

O mais conhecido guru da Internet na China é Jack Ma (na foto, com a repórter da CNN), fundador da Alibaba.com, um sítio de leilão de comércio eletrônico que vende mercadorias feitas na China para o mercado global. Este ano, Yahoo pagou 1 bilhão de dólares e entregaram a sua unidade chinesa a Jack em troca de de 40 por cento na sua companhia, convertendo Jack em um milionário pontocom em pouco tempo - e Alibaba na maior operação de Internet da China.

Na americana CNN

Pobreza e desnutrição também na Argentina

Um bebê de dois meses que apresentava um quadro agudo de desnutrição morreu na província de Paraná, na Argentina, depois de permanecer internado durante três dias no Hospital Infantil San Roque. Sua mãe, uma mulher de 38 anos que tem outros cinco filhos, o levou ao serviço de Dermatología para que ser tratado de sarna. Em Paraná, 49% das crianças abaixo dos 14 anos são pobres.

No argentino Clarín

Saddam desafia tribunal em Bagdá

Saddam Hussein tomou uma posição desafiadora hoje quando apareceu em um tribunal de Bagdá sob a acusação de crimes contra a humanidade, discutindo com o juiz e repetidamente recusando-se confirmar o seu nome. O antigo ditador iraquiano declarou-se inocente das acusações que se relacionam com as mortes de 143 homens e meninos em uma aldeia muçulmana xiíta em 1982.

No britânico Guardian

China comanda destruição do mundo

Políticos ocidentais fazem fila para cantar os seus louvores. Economistas consideram-na terror e prazer. Outros países estão desesperados para imitá-la. Há ainda outro lado da explosão chinesa, milagre de economia que cresce dois dígitos - ela está se convertendo em uma das maiores ameaças ambientais que a Terra já enfrentou. Um sinal agourento do perigo é dado em um relatório de destruição ambiental do Greenpeace, publicado hoje, que confirma ser a China agora o maior motorista do mundo da destruição de floresta tropical.

No britânico Independent

Bush quer expulsar "cada estrangeiro ilegal"

O presidente Bush disse ontem que o seu objetivo é expelir "cada estrangeiro ilegal" dos Estados Unidos enquanto sua administração pressiona o Congresso a aprovar um programa de trabalhadores visitantes. Admitindo que a administração não pode deportar imediatamente aproximadamente 11 milhões de estrangeiros ilegais que estão nos EUA, o Secretário de Segurança da Pátria, Michael Chertoff, e a Secretária do Trabalho, Elaine L. Chao, contaram ao congresso que um programa de trabalhadores temporários daria a estrangeiros um estímulo para sair da ilegalidade e deixá-los trabalhar legalmente durante seis anos antes de serem forçados a voltar para casa.

No americano Washington Times

terça-feira, outubro 18

Maysa terá biografia inédita

O diretor global Jayme Monjardim, 49, deu o aval para a publicação da biografia de sua mãe, a cantora Maysa (1936-1977) - considerada a "rainha da fossa" por cantar a tristeza e a melancolia em clássicos da MPB como "Meu Mundo Caiu" e "Se Todos Fossem Iguais a Você".







loop="false" pluginspage="http://www.real.com/">
<a href="http://jovempan.uol.com.br/real/memoria/maysa.ram">Clique para ouvir</a>
06/06/2000: Jovem Pan lembra aniversário de Maysa
Intérprete de músicas românticas, Maysa gravou seu primeiro disco "Convite para Ouvir - Maysa" para ajudar o Hospital do Câncer. Falando à JP em 1976, ela contou um pouco do início de sua carreira e cantou "Ouça" e "Meu Mundo Caiu". Ouça trechos da entrevista.

Na Folha Online e na Memória do Rádio da Jovem Pan

Ba Jin, a morte de um anarquista

Ba Jin, um gigante da literatura chinesa do século 20 e anarquista convicto cujos escritos inspiraram uma geração de jovens a juntar-se à Revolução Comunista, morreu nesta segunda-feira de câncer em Xangai, informou a Agência de Notícias Xinhua. Ele tinha 100 anos. Ba fez de sua vida objetivo para exprimir sua consciência, mas a saúde ruim deixou-o incapaz de falar ou escrever nos últimos anos. Suas convicções anarquistas fizeram dele um maldito depois da vitória comunista em 1949.

No americano Los Angeles Times

Opinião: mídia brasileira trabalha pelo "não"

Às vésperas do referendo do desarmamento, a mídia brasileira age sorrateiramente em favor de um dos lados, o "não". O Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta segunda-feira, é um exemplo de manipulação da informação a favor da rejeição à proibição da venda de armas. Usou uma reportagem sobre o assunto, antes do bloco da propaganda gratuita, com a intenção de induzir o telespectador à opção pelo não. Semanas atrás, a Veja também havia manipulado a reportagem sobre o assunto. Até o domingo, 23, dia da votação, muita água ainda vai rolar.

Repórteres sem Fronteiras condena cúpula

A organização Repórteres sem Fronteiras manifesta sua decepção com o resultado da Cúpula Iberoamericana de Salamanca (Espanha), ocorrida nos días 14 e 15 de outubro de 2005. Duas resoluções favoráveis a Cuba não foram acompanhadas de nenhuma contrapartida em matéria de dereitos humanos.

Em Repórteres sem Fronteiras, em espanhol

Jornalista cubano mutila-se por liberdade

Em Cuba, o jornalista Mario Henrique Mayo, condenado a vinte anos de prisão em 2003, tentou suicidar-se duas vezes. Nesta quarta-feira, 12, sua mulher e sua mãe puderam visitá-lo. "Ele escreveu 'Inocente' e 'Liberdade' em letras grandes no corpo, com a ajuda de uma lâmina de barbear ou um prego", disse sua esposa, Maidelin Guerra, aos Repórteres Sem Fronteiras. "Ele disse-nos que continuaria escrevendo até que não exista mais espaço e depois iria se suicidar".

No francês Le Monde

UE considera gripe aviária ameaça global

Os ministros das relações exteriores da União Européia declararam nesta terça-feira que a propagação da gripe aviária da Ásia na Europa é "uma ameaça global" e requer ação internacional. A reunião emitiu uma afirmação que diz que a influenza originária de aves trouxe uma ameaça de saúde séria global caso tenha se deslocado das aves para os seres humanos e necessita "uma reação internacional coordenada."

Na americana CNN

McDavid contra David, de Michelangelo

Vegetais como alternativa à carne

McDavid: Michelangelo ficaria ultrajado.











Mais sobre vegeterianismo em www.vegetarianismo.com.br/

Dois renunciam, 11 enfrentam processo

Ao contrário da expectativa, apenas os deputados Paulo Rocha (PT-PA) e José Borba (PMDB-PR) renunciaram aos mandatos para evitar o risco de cassação. Com o fim do prazo para apresentação dos pedidos de renúncia, o Conselho de Ética da Câmara abriu processo contra os outros 11 parlamentares cujos nomes constam no relatório conjunto das CPIs dos Correios e do Mensalão. O sorteio dos relatores será feita nesta terça-feira, às 10h.

No Globo Online

MEMÓRIA
Desde os anos 90, 11 parlamentares já renunciaram

No Estadão

Gripe aviária pode ter chegado à Grécia

A Grécia realizou testes, nesta segunda-feira, num peru descoberto com a gripe aviária em uma ilha no Mar Egeu para estabelecer se foi infeccionado com a versão mortal do vírus já encontrado na Turquia e Romênia. Se confirmada a presença do vírus H5N1, que matou mais de 60 pessoas na Ásia, este seria o primeiro caso de um pássaro com o vírus na União Européia.

Na Reuters

Capa com Lennon escolhida em concurso

Uma imagem de John Lennon nu, tirada no último dia de vida do ex-Beatle, foi declarada a maior capa de revista dos Estados Unidos nos últimos 40 anos. A capa da revista Rolling Stone, tirada por Annie Leibovitz e mostrando Lennon enrolado em volta de Yoko Ono, foi escolhida por editores, artistas e desenhistas.

Na inglesa BBC

Fórum Econômico Mundial em Moscou

O Fórum Econômico Mundial (WEF) envolvendo mais de 300 homens de negócios estrangeiros e regionais será aberto em Moscou na próxima segunda-feira. O desenvolvimento do setor financeiro russo, a competitividade de mercadorias russas, encorajamento de investimento e a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio estão na agenda do fórum.

Na russa Itar-Tass (em inglês)

Augusto Nunes agradece inação do STF

No físico e nos modos, o deputado que virou celebridade neste inverno medonho não exibe nenhum parentesco com as duas versões anteriores de Roberto Jefferson. A primeira existiu nos anos 70, enquanto o jovem nascido em Petrópolis apresentou o programa ''O Povo na TV''. Desenvolto, loquaz, cabeleira de zagueiro argentino aprisionada no rabo-de-cavalo, podia ser pesado em arrobas. Os óculos antiquados contrastavam com os camisões coloridos. Em segundos, passava da brandura à brutalidade. Milhares de espectadores apreciavam o estilo. E o artista decidiu mudar de palco.

Augusto Nunes no JB Online

Rocky Balboa está de volta

Rocky está planejando outra volta. Quinze anos depois de estrelar "Rocky V", Sylvester Stallone está retomando o papel do campeão de boxe no sexto filme da série "Rocky", informou o agente publicitário Michelle Bega nesta segunda-feira. O ator de 59 anos escreverá e dirigirá "Rocky Balboa," que começará a ser filmado na Filadélfia e Las Vegas no próximo ano.

Na americana ABC News

Charge: Sinfrônio e a tourada de Lula

Promotor aponta tensão Cheney-CIA

Enquanto a investigação sobre a revelação do nome de um agente da Agência Central de Inteligência (CIA) caminha rapidamente para uma conclusão, o promotor especial Patrick J. Fitzgerald tem concentrado atenção no papel do escritório do vice-presidente Dick Cheney, segundo advogados familiares com o caso e funcionários do governo. O promotor reuniu evidência que sugere que a tensão existente há muito tempo entre Cheney e a CIA contribuiu para desmascar o agente Valerie Plame.

No americano Washington Post

FBI aponta NY cidade mais segura do mundo

Entre as 25 maiores cidades dos EUA, Nova York desponta como a metrópole mais segura do país, com taxas de criminalidade decrescentes, segundo revela o Informe sobre Crime sobre 2004 de FBI (polícia federal americana) divulgado nesta segunda-feira.

No Globo Online

Mugabe compara Bush e Blair a Hitler

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, usou a reunião das Nações Unidas em Roma para comparar George Bush e Tony Blair a Hitler e Mussolini. Mugabe disse que eles eram "terroristas internacionais" com inclinações para a dominação mundial.

No britânico Independent

segunda-feira, outubro 17

Ataques aéreos matam no Iraque

Militares dos Estados Unidos disseram nesta segunda-feira que as forças da coalizão lançaram ataques aéreos no domingo em Ramadi, a oeste de Bagdá, matando "aproximadamente 70 terroristas." Mas um médico iraquiano, que reportou 20 pessoas mortas - inclusive seis crianças - e 25 feridos, disse todos que todos eram civis.

Na americana CNN

Documento: imagens do presidente operário

Lula e Fidel Castro

Documento: imagens do presidente operário

Fernando Henrique Cardoso e Lula

Documento: imagens do presidente operário

Lula e Leonel Brizola

Documento: imagens do presidente operário


José Sarney, Lula e José Dirceu

Vídeo: Joe Cocker

With A Little Help From My Friends







type="audio/x-pn-realaudio-plugin" plugispage="http://www.real.com/player/" console="JoeCocker" controls="ImageWindow,ControlPanel"
height=260 width=320 autostart=false nologo=true nojava=true maintainaspect=true align="top">



Em Joe Cocker Ultimate Collection

Vídeo: John Lennon

Imagine







type="audio/x-pn-realaudio-plugin" plugispage="http://www.real.com/player/" console="JLImagine" controls="ImageWindow,ControlPanel"
height=260 width=320 autostart=false nologo=true nojava=true maintainaspect=true align="top">



Em Beatles9

Autos: evento secreto apresenta novidades

Imagine um carro que só funcionará com um exame da impressão digital do seu proprietário. Ou um veículo que se esquenta imediatamente, mesmo no frio do Inverno. Os fornecedores de peças de automóveis estão além da imaginação. Neste mês, eles apresentaram esses futuros dispositivos — e mais de 200 outros — à General Motors. em uma demonstração secreta chamada TechWorld.

No americano Daily Herald

Referendo: igrejas unem-se pelo "sim"

Em nome da paz e da vida, as diferentes religiões do país vêm defendendo o voto pelo "sim" à proibição do comércio de armas e munições, no referendo do dia 23, e muitas chegaram a abrir suas portas para receber armas da população.

No UOL

Chefe de polícia de Londres pode renunciar

O chefe da polícia de Londres, Ian Blair, reconheceu, segundo reportagem publicada no jornal 'The Sunday Times', neste domingo, que pode ter de se demitir devido a sua conduta no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto na estação de metrô de Stockwell, sul da capital britânica, ao ser erroneamente confundido com um terrorista, no dia 22 de julho passado.

No Globo Online

Israel suspende contatos com palestinos

Israel decidiu suspender todos os contatos com a Autoridade Palestina depois de um ataque que matou três assentados judeus, informaram fontes de segurança israelenses nesta segunda-feira. "Decidimos suspender todos os contatos com os palestinos," disseram.

No sul-africano Independent

Venezuela será quinto membro do Mercosul

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou neste domingo que o Mercosul já aprovou o ingresso de seu país como quinto membro pleno do bloco regional fundado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que tem Chile, Bolívia e Peru como associados. Visivelmente satisfeito porque a Venezuela fará parte do gigante sul-americano, Chávez declarou em uma entrevista coletiva ao finalizar a cúpula ibero-americana de Salamanca: "Isto é algo histórico para nós".

No argentino Clarín

Rebelião causa 32 mortes na Agentina

Pelo menos 32 presos morreram em um incêndio durante revolta em uma prisão na Argentina, disseram autoridades. A estação de televisão argentina TN disse os presos começaram a rebelião depois que um pedido por horas de visita mais longas no domingo, durante o Dia de Mães, foi rejeitado.

Na britânica BBC

Revolta pode crescer no Iraque

Durante a maior parte dos 30 meses desde que as forças americanas desalojaram Saddam Hussein, a administração Bush argumentou que a nova democracia iraquiana faria a revolta perder força porque a Al Qaeda e os oponentes do governo provisório do país não teriam nada para oferecer aos iraquianos ou às populações do Oriente Médio. O presidente chegou a dizer às tropas, em Forte Bragg, na Carolina do Norte, nesta Primavera, que "os terroristas perderiam seus patrocinadores, seus recrutas e esperanças para converter aquela região em uma base de ataques à América e aliados ao redor do mundo". Mas na administração, essa crença cada vez tem menos adeptos. Funcionários importantes dizem que os relatórios de inteligência que chegam às suas escrivaninhas nos últimos meses revelam que mesmo se as instituições democráticas pegarem, a revolta pode fortalecer-se.

No americano New York Times

Nova técnica para criar células-tronco

Cientistas aperfeiçoaram um modo de criar células-tronco embrionárias sem destruir os embriões dos quais elas derivam, uma ruptura das linhas inimigas que desafiará a oposição de George Bush à pesquisa. A descoberta de uma técnica para extrair células de tronco sem prejudicar os embriões pode retirar a principal barreira que os cientistas enfrentam para desenvolver tratamentos de doenças como diabetes e paralisias motoras.

No britânico Guardian