sexta-feira, agosto 5

Impeachment de Lula no Le Monde

O francês Le Monde destacou hoje o pedido de impeachment do presidente Lula:
Dois advogados formularam, nesta quinta-feira, dois pedidos de impeachment contra o presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva. Eles acusam (o presidente) de ser responsável pelos supostos casos de corrupção que começaram uma crise dentro do seu governo. A Câmara dos Deputados deve decidir se um procedimento de impeachment é justificado no plano jurídico, ou se esses movimentos deverem ser rejeitados. O presidente da casa, Severino Cavalcanti, tem a última palavra em assuntos deste tipo e já declarou que não existem, do seu ponto de vista, nenhuma razão válida para aliviar Lula. "Nos próximos dias terei uma decisão", declarou, "não farei nada com pressa", sublinhou.

No francês Le Monde

Espião na China

Pequim - Na China um repórter de Hong Kong foi acusado de espionar para Taiwan. O correspondente do jornal de Singapura "Straits Times" teria trabalhado desde 2000 até este ano, passando informações numerosas ao serviço secreto de Taiwan, com uma rede de informantes em Hong Kong e o Pequim, segundo a acusação.

No alemão Die Welt

60 anos da bomba: visão árabe

No 60º aniversário dos ataques nucleares dos Estados Unidos às cidades japonesas de Hiroxima e o Nagasaki, novas perguntas estão sendo feitas sobre se foi realmente necessário usar as armas atômicas? Aproximadamente 80.000 pessoas foram mortas em um segundo em Hiroxima. Cinco meses depois, mais de 70,000 outros morreram dpor causa da radiação e danos. Três dias depois do ataque de Hiroxima, os Estados Unidos lançaram outra bomba nuclear em Nagasaki, matando mais de 70,000 pessoas antes do fim de ano.

Na árabe Al Jazeera

Submarino preso no fundo do mar

Nove unidades da Frota do Pacífico da Rússia trabalham contra o relógio para resgatar os sete tripulantes de un pequeno submarino russo que ficou preso em uma rede de pesca a 190 metros de profundidade em frente à península de Kamchatka, no oriente russo. O comandante da flota, almirante Viktor Fiodorov, informou que os marinheiros cuentan com oxigênio apenas para dois dias. Anteriormente, um porta-voz havia afirmado que a quantidade de oxigênio no sunmergível daria para quatro jornadas.

No argentino Clarín

60 anos da bomba: Versão americana

Há sessenta, neste sábado, os Estados Unidos jogaram a bomba atômica em Hiroxima. Milhares de homens da área de Chicago estiveram no teatro de guerra do Pacífico naquele dia, abrindo caminho em direção ao Japão. Muitos serviam na campanha China-Burma-Índia, tomando parte em uma operação de punição e isolamento nas montanhas, florestas e altos mares da Ásia. Eles lutaram em lugares com nomes como Tarawa e Saipan e testemunharam batalhas sangrentas onde milhares morreram.

No americano Daily Herald

60 anos da bomba: Hiroxima x Irã

Amanhã, às 8h15min, um minuto de silêncio reverberará ao redor do mundo. Os japoneses lembrarão as vítimas da primeira bomba atômica, que foi atirada por um bombardeio americano B-29 em Hiroxima no dia 6 de Agosto de 1945. Meio mundo distante, em Teerã, o novo chefe da política iraniana, presidente Mahmoud Ahmadinejad, fará o juramento de posse ante o parlamento do país. A sua presidência anuncia uma nova era de incertezas nas difíceis relações do Irã com o Ocidente por causa de suas ambições nucleares.

No britânico The Independent

quinta-feira, agosto 4

Newsnight no BlogMultimeios

Notícia do programa Newsnight da BBC desta quarta-feira revela um segredo guardado desde 1958. O Reino Unido (veja notícia postada às 10 horas) ajudou Israel a construir sua bomba atômica à revelia dos Estados Unidos. Veja o programa:








Clique ">" para ver e ouvir o programa, em Inglês.

Conversações Índia-Paquistão

Uma delegação paquistanesa de nove membros - encabeçado por Tariq Osman Hyder, Secretário do Estrangeiro - chegará nesta quinta-feira à Índia para conversações de dois dias sobre Medidas de Construção da Confiança (CBM, na sigla em inglês) nas áreas nuclear e convencional, que começa nesta sexta-feira.

No Times of India

Posse no Irã

O mandato de quatro anos como presidente do Irã de Mahmoud Ahmadinejad começou nesta quarta-feira depois que o aiatolá Líder da Revolução Islâmica, Seyyed Ali Khamenei, confirmou o decreto presidencial. Segundo a agência IRNA, autoridades iranianas, membros do exército e do corpo diplomático estrangeiro baseado em Teerã assistiram à ceremônia. A confirmação do novo presidente está de acordo com o artigo 110 da constituição iraniana.

no iraniano Iran Daily

Decisão sobre o Discovery

A Nasa está decidindo nesta quinta-feira se vai precisar de outra caminhada espacial para fazer o ônibus espacial Discovery mais seguro no seu regresso à Terra. A tripulação terminou de transferir carga entre a nava e a Estação Espacial Internacional.

No americano Herald Tribune

Reino Unido: ajuda nuclear a Israel

A Grã-Bretanha vendeu a Israel 20 toneladas de deutério ou água pesada, uma substância-chave da produção de bombas nucleares, em 1958, segundo documentos oficiais descobertos pelo programa Newsnight, da BBC, nos Arquivos Nacionais Britânicos. Robert McNamara, secretário de defesa do presidente John Kennedy, disse a Newsnight que ficou "surpreso" com a revelação de que a Grã-Bretanha escondeu este segredo dos Estados Unidos.

Na árabe Al Jazeera e na britânica BBC Newsnight

Violência étnica

Aumentaram as evidências de uma reação contra os muçulmanos e membros de minorias étnicas em seguida às explosões em Londres. As forças de polícia da Grã-Bretanha registraram um crescimento dramático de assaltos racistas e abusos no período que segue aos ataques de homens-bomba de 7 de Julho.

No britânico The Independent

Aquecimento global

Desintegração foi um evento sem precedenteA desintegração da geleira Larsen B na Antárctica foi um evento sem precedente em 10,000 anos passados da história geológica, demonstrou pesquisa feita por cientistas do Colégio Hamilton, de Nova Iorque. O estudo foi baseado no exame minucioso de seis núcleos de gelo da vizinhança da geleira e encontrou que um colapso deste tamanho não havia acontecido desde o fim da última Era do Gelo.

No britânico The Independent

Conservador enrustido?

Nomeado pelo presidente George W. Bush para a Suprema Corte americana, John G. Roberts Jr. havia trabalhado nos bastidores para ativistas de direitos homossexuais. Seus conhecimentos legais ajudaram a persuadir a Suprema Corte a emitir um ato, em 1996, para proteger cidadãos da discriminação por causa da sua orientação sexual.

No amaricano Los Angeles Times

Brasil brasileiro, pois, pois

O Brasil não está apenas diante de uma onda de denúncias de corrupção. Nos últimos tempos, os brasileiros também estão sendo apresentados a pessoas qie poderiam ser descritas, no mínimo, como "exóticas". A diretora financeira de Marcos Valério, Simone Vasconcelos, disse nesta quarta-feira na CPI que não entende de números, de valores. Antes, o todo poderoso José Dirceu afirmou, com aquele jeitão de novo-padre, que não foi arrogante quando era ministro. Pelo menos, neste caso, provocou risos da platéia. Depois negou o negócio com a Portugal Telecom (cuja marca PT é muito conhecida na terrinha), que estava em sua agenda. Tem ainda a Fernanda Karina querendo ser pin-up e o Lula da Silva, como o chama a mídia estrangeira, reunindo a claque para auto-elogios. Pois, pois.

Novo chefe na Mauritânia

O conselho militar que derrubou o presidente da Mauritânia, Maaoya Sid'Ahmed Ould Taya, quarta-feira, nomeou o chefe da força de polícia nacional, Coronel Ely Ould Mohamed Vall, como o novo líder do país. A informação foi dada pelos líderes do golpe à agência de notícias estatal.

Na árabe Al Jazeera

Muçulmanas sem véu

As mulheres muçulmanas têm sido aconselhadas a deixar de usar o hijab (lenço ou manta que lhes cobre a cabeça) por causa de um aumento preocupante de ataques desde as explosões de Londres em 7 de Julho. O xeique Zaki Badawi, um dos muçulmanos mais antigos da Grã-Bretanha, disse: “a preservação de vida tem uma prioridade muito mais alta do que a aparência".

No britânico Times

Europa expulsa muçulmanos

Os países europeus aumentaram, desde o mês passado, a expulsão de líderes muçulmanos que pregam o ódio, depois das explosões em Londres. A França expulsou dois líderes muçulmanos extremistas e planeja mandar para casa mais oito, enquanto as autoridades italianas deportaram oito imãs palestinos por não portarem os papéis de residência exigidos.

Na árabe Al Jazeera

África: Conselho de Segurança

A União Africana deve manter uma cimeira extraordinária para discutir planos que podem dar à África dois assentos permanentes no Conselho de Segurança de ONU. A reunião na capital de Etiópia, Addis Ababa, é uma tentativa de terminar o impasse internacional na questão.

Na britânica BBC

quarta-feira, agosto 3

Adidas + Reebok = Concentração

O fabricante de material esportivo alemão Adidas-Salomon anunciou hoje a aquisição da rival Reebok, num acordo de 3,1 bilhões de euros. A fusão juntará a segunda e terceira companhias de sapatos esportivos do mundo, criando um concorrente mais forte à líder de indústria Nike, baseada nos EUA.

No britânico Guardian, em Inglês

Marines mortos no Iraque

Jeff Boskovitch foi um dos marines mortosA explosão de uma bomba à margem de uma estrada matou 14 fuzileiros navais americanos e um intérprete civil nesta quarta-feira quando subiam em um veículo perto de Haditha, no Iraque, disseram funcionários militares dos Estados Unidos.

Na americana CNN

Confira na TV Nasa









Clique ">" para ver e ouvir.
TV Nasa

Missão dupla no espaço

Nada como um pouco de audácia para reapreciar o estofo dos heróis. Deslizando pela primeira vez embaixo de um ônibus espacial para um reparo inédito em órbita, nesta quarta-feira, 3 de Agosto, o astronauta americano Stephen Robinson não foi apenas responsável pelo corte de algumas fibras de cerâmica da proteção termal da Discovery. A Nasa, agência espacial americana, indubitavelmente incluiu também nesta tarefa do "costureiro do espaço", ao mesmo tempo simples e espetacular, devolver atração a uma missão que foi emperrada pela dor e confusão. A euforia do regresso da Discovery e do que recolheu na estação espacial internacional (ISS), dois anos e meio depois da catástrofe da Columbia, rapidamente esfiapou em surpresas sórdidas e informação contraditória. Ao ponto de alimentar a maioria das suposições alarmistas sobre a impossibilidade de devolver a Discovery o bom porto ou a retirada precoce das três lançadeiras ainda em atividade.

No francês Le Monde

Explosão dos blogs

Um novo blog nasce acada segundo, segundo a última pesquisa do site de rastreamento Technorati, que analisa a explosão das publicação pessoais. Dave Sifry, fundador e CEO da Technorati - motor de busca especialista em blogs - disse que 80 mil novos weblogs estão sendo criados a cada dia. A empresa seguiu a pista de mais de 14,2 milhões de blogs em julho, em comparação com os 7,8 milhões de março.

No britânico Guardian, em Inglês

Paulinho Nogueira

O mundo da música lembrou, ontem, dois anos sem Paulinho Nogueira, o brasileiro que ao longo de seus 76 anos de vida, conquistou o respeito de todos. Com uma lista de qualidades que ia de excepcional músico e compositor a professor e pintor, tinha uma capacidade rara de combinar harmonia e ritmo no violão. Em síntese, era um virtuoso, capaz de juntar com precisão melodia, harmonia e ritmo. Mas fazer o quê, se suas influências eram Bach e Garoto. Confira a letra e as cifras para violão de uma das canções mais importantes do compositor:

Simplesmente
Paulinho Nogueira

Introdução: G D/F# Dm/F C7+/9 D7/B G7M G#dim Am7 D7 G7M D7

Gm7 Dm7 Gm7
Quantas vezes eu já fracassei, quantos bons momentos
Dm7 Cm7 F7/9 A#7M
desprezei, por pensar demais, por ouvir demais
Gm7 Em7/5- A7 Am7/5- D7
por nao saber olhar a vida simplesmente
Gm7 Dm7 Gm7 Dm7
Dentro desse louco turbilhão, cada um querendo ser melhor
Cm7 F7/9 A#7M Gm7 Em7/5- A7
E muito melhor se deixar ficar, em tudo que voce sentir,
Am7/5- D7
simplesmente
G D/F# Dm/F
E logo de manhã olhar bem dentro de você
C7M/9 D7/B
Nas coisas como você vê, duvidar então do que querem
G7M G6 A7
fazer você olhar, fazer você ouvir
Am7 D7 G D/F#
fazer você pensar, e chegando a noite devagar
Dm/F C7M/9
descontrair sua razão, soltar de leve o coração
D7/B G7M G#dim
Procurar alguém, o seu bem verdadeiro tão somente,
Am7 D7 G7M D7
que vai saber simplesmente o que é bom pra você
G D/F#
E logo de manhã olhar ...

terça-feira, agosto 2

Filhos: Pai A e pai B

A incerta ladeirinha que não era suposta de acontecer com a admissão dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo está se tornando um preocupante Everest. Em Massachusetts, o governador Mitt Romney esteve dando cabeçadas com parceiros do mesmo sexo por causa das certidões de nascimento dos seus filhos. Darei-lhe um minuto para resolver em sua mente esse conceito. O problema é que as certidões de nascimento como são atualmente refletem noções arcaicas da procriação, isto é, implicando uma mãe e um pai. Assim, os gays e lésbicas pediram ao estado para substituir "mãe" e "pai" por "pai A" e "pai B".

No americano Spokesman-Review, em Inglês
As meninas australianas de 14 anos de famílias muçulmanas voaram para o exterior e forçadas a casar com homens mais velhos em uma tentativa de suas famílias para "protegê-las" de promiscuidade e influências ocidentais em casa. A embaixada australiana em Beirute foi procurada por 12 mulheres em dois anos - sete delas menores - buscando ajuda para voltar à Austrália para evitar matrimônios arranjados.

No The Australian, em Inglês

Novela brasileira

"E qual é o escândalo de hoje?" Ao saber que o passageiro é um jornalista, o taxista não se contém: quer saber qual vai ser o capítulo do día na história de suspense, drama, comédia e aventura que faz quase dois meses mantém a atenção dos brasileiros como se fosse uma de suas famosas novelas.

No chileno El Mercurio, em Espanhol

E-mail perde para mensagem instantânea

E-mail é para adultos e os adolescentes dos Estados Unidos agora preferem a transmissão de mensagens instantâneas para se comunicar online. Segundo a pesquisa da organiação não-lucrativa Projeto Banco de Internet e Vida Americana, os usuários de Internet entre 12 e 17 anos dizem que o e-mail é o melhor para falar com pais ou instituições, mas eles preferem as mensagens instantâneas. O e-mail ainda é usado por 90 por cento dos adolescentes online, mas a pesquisa encontrou maior entusiasmo na transmissão de mensagens imediatas.

No Daily Herald, em Inglês

OMC e a guerra das bananas

Produtores latino-americanos de banana estão celebrando a vitória histórica na guerra comercial com a União Européia. A Organização Mundial do Comercial (OMC), no papel do árbitro, descartou o movimento europeu para aumentar tarifas de importação de produtores latino-americanos - um movimento principalmente destinado pela UE para proteger plantadores em antigas colônias na África e Caribe. A decisão também põe em dúvida esforços de Bruxelas para proteger os mesmos exportadores de banana dando-os acesso preferencial a supermercados na UE.

No Independent, em Inglês

Voto de confiança

"Os investidores estão dando un voto de confiança ao Brasil". A frase adquiriu ontem relevância para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por vir nada menos que do secretário do Tesouro americano, John Snow. Esta á a primeira expressão pública de um funcionário dos Estados Unidos de altísimo cargo sobre a crise brasileira e expressa que o governo de George W. Bush está muito longe de pensar que deve terminar o apoio a seu colega.

No Clarín, em Espanhol

Especial Raul Seixas



Raul Seixas nasceu em 28 de junho de 1945, em Salvador. Autor de músicas como Ouro de Tolo, Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa e Maluco Beleza, marcou a música brasileira. Foi um compositor que misturou o rock'n roll ao ritmos autênticos do Brasil, os sons que ele ouvia, ainda garoto, viajando com o pai e a família pelo interior da Bahia. Morreu em 21 de agosto de 1989, mas tornou-se um mito e até hoje é cultuado por um público fiel.




Clique "play" para ouvir.

segunda-feira, agosto 1

Príncipe desordeiro

O príncipe do Qatar, de 25 anos, Tameem Bin Hamad Al-Thani, envolvido em bebedeira e desordem, foi proibido de entrar no evento G.A.Y (Good As You, Bom Como Você) em um dos maiores night clubs de Londres.
Segundo o web site Islamonline.net, baseado de Qatar, o príncipe, que foi educado no Reino Unido, passa a maior parte dos verões em Londres e esteve implicado em uma briga durante a qual socos foram trocados com jovens ingleses.

Na Al Jazeera, em Inglês

Bin Laden a salvo no Paquistão

Quando descobriu-se que os homens-bomba de Londres fizeram viagens suspeitas ao Paquistão, poucos ficaram surpresos. Desde 2001, a fronteira norte do país com o Afeganistão é suspeita de refugiar Osama bin Laden e os seus homens. Apesar de enormes esforços militares para encontrá-lo e do aumento da pressão internacional, as montanhas desérticas do Waziristão mantiveram Bin Laden a salvo. Veja a reportagem de Declan Walsh - o primeiro jornalista estrangeiro na região, no Guardian, en Inglês.

Bush impõe embaixador na ONU

O presidente dos Estados Unidos, George Bush, deu um "rolê" hoje no Senado e empossou John Bolton, um neo-conservador controvertido, como embaixador na ONU. Bush tirou proveito do seu poder para preencher vagas sem aprovação enquanto o Congresso está em recesso. Segundo a constituição, a nomeação interina de Bolton durante as férias de agosto dos senadores durará até a seguinte sessão do Congresso, que começa em janeiro de 2007.

No Guardian, em Inglês

TV Nasa direto do espaço









Clique "play" para ouvir.

www.nasa.gov