terça-feira, dezembro 13

Stanley Williams executado nos EUA

Stanley Tookie Williams, fundador da gangue de rua Crips, grupo acusado por mais de 100 mortes, foi executado na prisão de San Quentin, informa a rede de televisão CNN. Ele recebeu uma injeção letal. Preso há mais de 20 anos, Williams tornou-se, há mais de uma década, um ativista contra a violência, escrevendo livros e gravando palestras para estimular a paz nas ruas. Ele chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

No Estadão

segunda-feira, dezembro 12

Bach: beleza da irresistível glória humana

A minha pilha de CDs recentes de Bach mostra algumas fotos que são, à primeira vista, bastante surpreendentes. Em vez da feição tradicional do compositor de peruca, manuscritos, tubos de órgão e cruzes, encontro duas peças de cantatas com crianças com aparência oriental distante; o outro com uma representação de um rochedo íngreme e uma cachoeira que cai, e - o mais peculiar de todos - os Concertos de Brandenburg ilustrados por um cervo em um estacionamento de carros. Não é difícil adivinhar os motivos por trás dessas produções. Eles estão usando uma tradição que começou com o redescobrimento de Bach no pico do Romantismo musical no século 19: aqui está um compositor que é universal para todos os tempos e pessoas; cuja música personifica não somente a beleza, mas também o sublime da irresistível glória humana.

No britânico Guardian

Futebol: sociedade Ronaldinho-Eto'o


A "sociedade" Ronaldinho-Eto'o

No espanhol Mundo Deportivo

Pena de morte em discussão na California

Institutos de pesquisa regularmente medem a opinião do público sobre a pena de morte, mas há pesquisas escassas sobre o exame de consciência que emcobre o caso de Stanley Tookie Williams, o assassino quádruplo e líder de quadrilha que deve ser executado nesta terça-feira na prisão de San Quentin: Você acredita que os presos têm a capacidade para mudar? Os advogados ds dois lados da questão sobre a pena de morte acreditam que os habitantes da Califórnia estão tendo a sua discussão pública mais introspectiva em décadas sobre se o estado deve executar pessoas.

No americano San Francisco Chronicle

Cinema: Sarah Jessica Parker

Sarah Jessica Parker está tentando persuadir-me que a vida não é tão fabulosa como aparece. Não estou convencido. A atriz glamurosa que se senta à mesa, discutindo as dificuldades de ser uma mãe que trabalha, foi a estrela de uma das produções de televisão mais populares da história recente, Sex and the City (Sexo e a Cidade). Ela ganhou 38 milhões de dólares, lançou seu próprio perfume e tem vários novos filmes na bica para estrear. Está casada com o ator Matthew Broderick e eles têm um filho. Seguramente Sarah Jessica Parker está por cima.

No britânico Guardian